TUDO VAI FICAR BEM

Para muitos, este ano ficará marcado pela tristeza: alguns choram a perda de um ente querido, amigos e familiares sentem falta uns dos outros num Natal em que gostariam de um simples abraço ou aperto de mão. Mas, infelizmente, o aumento do surto pandémico aconselha ao cumprimento das medidas de saúde pública no Natal e Ano Novo, nomeadamente o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.

Portugal conheceu, ao longo da sua história recente, Natais em guerra, em crise financeira e económica e, recorrentemente, social. Mas, esperamos que este Natal seja um exemplo para todos nós da importância das nossas famílias, dos nossos amigos, dos nossos parceiros, do nosso trabalho. Do respeito pela vida e pelo nosso próximo. Temos de realizar, regularmente, testes para detetar a covid-19 e, nesta época festiva, é necessário faze-los na data mais próxima possível dos convívios familiares.

O Natal de 2021, assim como a passagem de Ano são realidades substancialmente diferentes. São passados em pandemia, que nos atingiu há 22 meses. Apesar da esperança nas vacinas, ela está para ficar semanas e meses, ninguém sabendo ou podendo prever quando termina.

Claro que o mais urgente é olhar para o Natal de 2021 com uma visão de esperança, evitando-se que ele crie condições objetivas para um arranque negativo ou muito negativo de 2022. E tudo o que pudermos fazer para acautelar as semanas e os meses mais próximos, deve ser feito.

Desde março de 2019, os portugueses têm demonstrado estar à altura de tal exigência. Não iremos esmorecer, nestes dias, por entre a alegria responsável do reencontro e a redescoberta do valor da esperança na resistência às dificuldades. Já percorremos tanto caminho e com inabalável determinação, que nada poderá levar-nos a deitar a perder o realizado.

Vamos acreditar num amanhã melhor e, sobretudo, vamos fazer o que está ao nosso alcance para que isso aconteça. E ainda que com limitações e condicionamentos, o Natal será sempre a festa da família! Um motivo de união comunitária, de partilha e de valorização do que nos está próximo.





Um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo com saúde, paz e felicidade, são os desejos da equipa de Olhares de Lisboa para todos os nossos leitores e patrocinadores.

Quer comentar a notícia que leu?