UNIVERSIDADE SÉNIOR DE OEIRAS JÁ TEM NOVAS INSTALAÇÕES

1

A partir de hoje, sábado, a Universidade Sénior de Oeiras, vulgo USO, tem novas instalações que foram inauguradas pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na Alameda Conde de Oeiras.

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras inaugurou as novas instalações da USO – Universidade Sénior de Oeiras, neste sábado, dia 17 de abril, às 11H00, na Alameda Conde de Oeiras. Localizadas no edifício anteriormente ocupado pelo Centro de Juventude de Oeiras, foram renovadas e ampliadas para receber este equipamento, com uma intervenção que teve um investimento municipal de cerca de 52 mil euros.

Os trabalhos neste novo equipamento de Oeiras, vocacionado para incluir uma melhor qualidade de vida aos seniores, implicaram a requalificação de todas as salas, a criação de uma copa, de uma nova zona de receção e a beneficiação do espaço exterior. Mas, tendo em conta o número de alunos da USO, 600 alunos, em 2015, foram cedidos espaços nas instalações que agora se cedem na totalidade. Contudo, devido ao contexto pandémico, foi necessário introduzir – refere a a edilidade –  algumas alterações, atendendo ao momento atual que existe um total ativo de 300 alunos e com um  corpo docente de 111 professores que lecionam 160 disciplinas.

Mas, perante o facto de as frequência destas estruturas terem grande impacto na alteração dos modos de vida, proporcionando benefícios a vários níveis, designadamente em termos aumento dos conhecimentos adquiridos, nomeadamente através do aumento da cultura geral e da perceção da melhoria contínua das capacidades de aprendizagem, assim como da promoção de estilos de vida saudáveis, a autarquia decidiu que esta é uma das formas de se criar melhores condições de vida a alguns seniores do concelho.

Aliás, como salienta a autarquia, e USO – Universidade Sénior de Oeiras é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 1989, com intervenção no território de Oeiras, em instalações cedidas pelo município. Da mesma forma que as restantes universidades seniores existentes no Concelho, tem como propósito a promoção do envelhecimento ativo e bem-sucedido, quer no reforço das perspetivas de inserção e participação social, quer na melhoria das condições e qualidade de vida das pessoas que as frequentam.

A USO, além de proporcionar aos utentes e sócios uma série de vantagens que tornam a sua vida mais cheia e mais rica, fundamenta-se num conceito de instituição com níveis diferenciados de objetivos dos quais salientamos a vertente académica e as ações sociais e lúdicas.

Baseada neste princípio, a USO traduz a sua ação no apoio incondicional à população do concelho de Oeiras e arredores, oferecendo mais de 160 disciplinas diferentes, nas áreas da Cultura, Artes, Formação pessoal, Desporto, Informática e Lazer. No que respeita à dimensão lúdica ou de lazer, pretendemos criar outros momentos/espaços para combater a solidão e desenvolver em sã camaradagem, as relações interpessoais.

No domínio meramente académico, esta universidade sénior pretende proporcionar conhecimentos e saberes de acordo com os interesses de cada um.

1 COMENTÁRIO

Quer comentar a notícia que leu?