Metro de Lisboa volta a promover visitas guiadas a algumas das mais emblemáticas estações da sua rede. Por outro lado, o Metropolitano disponibilizou postos de atendimento temporários para solicitação de cartões Navegante (antigos Lisboa Viva) urgentes.
O Metropolitano de Lisboa volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património através da realização de visitas guiadas a algumas das mais emblemáticas estações da sua rede, com o objetivo de dar a conhecer a história, a arte e a arquitetura presente em locais-chave da história da arte no Metro, consideradas verdadeiras galerias de arte contemporânea, nomeadamente as estações Parque, Baixa-Chiado, Cais do Sodré, Oriente, Olaias e Saldanha.
As visitas guiadas vão ocorrer nos dias 29 de setembro e 01 de outubro, com sessões às 11h00 e às 15h30. O circuito das visitas da manhã vai percorrer as estações Parque, Baixa-Chiado e Cais do Sodré. Já na parte da tarde o circuito será realizado nas estações Oriente, Olaias e Saldanha.
Cada visita é constituída por um número máximo de 20 pessoas, mediante inscrição prévia. A entrada é gratuita, mas está sujeita a inscrição com número de vagas limitadas. Os interessados devem preencher o formulário disponível para esse efeito no site do Metro de Lisboa.
Em exploração há quase 62 anos, a excelência das intervenções de arte, das renovações de engenharia e arquitetura efetuadas ao longo das décadas fizeram do Metro de Lisboa o museu mais visitado de Lisboa, pelos milhares de passageiros que transporta diariamente.
O Metropolitano de Lisboa, reconhecido pela valorização artística que faz dos seus espaços públicos, volta a associar-se a mais uma edição das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. O objetivo é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural.
Novos postos de atendimento
Por outro lado, o Metropolitano de Lisboa está a reforçar, à semelhança de anos anteriores, o atendimento ao público com a abertura de mais dois postos temporários, a somar aos dois permanentes já existentes, para quem pretenda solicitar o cartão Navegante (antigo Lisboa viva) com urgência.
Estes dois novos postos temporários reabriram nas estações Entre Campos e São Sebastião (linha Vermelha), com o horário de funcionamento igual ao dos postos já existentes nas estações Campo Grande (linhas Verde a Amarela) e Marquês de Pombal (linha Azul), a saber: dias úteis das 07h45 às 19h45.
A adoção desta medida pretende contribuir para a redução de filas de espera nos postos de atendimento, enquadrando-se nos objetivos definidos pelo Metropolitano de Lisboa de aumento da capacidade produtiva dos cartões Navegante (antigos Lisboa VIVA), reduzindo o tempo de espera e prestando, assim, um serviço mais rápido e eficaz aos seus clientes.
O Cartão Lisboa VIVA mantém-se em vigor, continuando a ser válido para viajar até à sua data de expiração. Informações adicionais sobre o novo cartão Navegante aqui.