A tradicional Festa das Vindimas, realiza-se na próxima sexta-feira, dia 8 de setembro, na Quinta de Cima, em Oeiras. O objetivo do evento, que começa ás 09h30, é assinalar o encerramento da vindima do Vinho de Carcavelos ‘Villa Oeiras’.
O programa desta Festa das Vindimas começa com as boas-vindas aos participantes e recepção dos mesmos, pelas 09h30. Meia hora depois, terá início uma vindima tradicional, com a apanha manual da uva. Por sua vez, esta antecede um almoço convívio, com animação musical, marcado para as 12h30.
Desta forma, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o processo da vindima. Durante a manhã, poderão apanhar as uvas e acompanhar o transporte das mesmas para a Adega do Casal da Manteiga. Ou seja, aqui será possível assistir aos trabalhos de descarga da uva e da sua prensagem.
A Festa das Vindimas é organizada pela Câmara Municipal de Oeiras, e é aberta à população. Ao mesmo tempo, decorre no ambiente único das vinhas onde são cultivadas as uvas utilizadas na produção do ‘Villa Oeiras‘. Este é um vinho generoso, com vários séculos de história. Em simultâneo, tem vindo a ser premiado com diversas distinções nos últimos anos.
Neste sentido, recebeu, em maio, três medalhas no XXI ‘Concorso Enologico Internazionale Città del Vino’, que se realizou em Itália. Contudo, ainda no mesmo mês, foi também premiado na terceira edição do Concurso Cidades do Vinho. Este certame teve lugar no Museu do Vinho de São João da Pesqueira.
Ou seja, o ‘Villa Oeiras’ ganhou três Grandes Medalha de Ouro, atribuídas ao ‘Villa Oeiras 7 Anos’, ao ‘Villa Oeiras Superior’ e o ‘Villa Oeiras Colheita 2012’. Por fim, este vinho é um produto exclusivo da região, produzido pelo Munícipio na antiga Quinta do Marquês de Pombal. Ao mesmo tempo, a sua produção está integrada na região Demarcada (DOC) de Carcavelos, considerada a mais pequena do país.