CÂMARA DE LOURES REFORÇA EQUIPAS DE PREVENÇÃO PERMANENTE

A Câmara Municipal de Loures, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e as corporações de bombeiros voluntários do concelho, assinaram, esta quarta-feira, dia 28 de dezembro, um acordo para a criação de mais sete equipas de intervenção permanente (EIP), passando para um total de 14 equipas.

De acordo com a Câmara de Loures, estas novas equipas contam com bombeiros profissionalizados e surgem na sequência de uma proposta das associações de bombeiros voluntários do concelho e da Câmara Municipal de Loures, e que teve a autorização do Ministério da Administração Interna.

De acordo com o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, ao Olhar Loures, o reforço do número de EIP’s no concelho vai ao encontro da necessidade em “melhorar a capacidade das nossas equipas de intervenção”, de forma a dar uma melhor resposta no caso de acidentes, catástrofes, fogos, entre outros.

“As cheias dos últimos dias revelaram a necessidade de melhorar a capacidade de resposta das nossas equipas”, acrescentou o autarca, acrescentando ainda que, em 2021, “existiam três equipas de intervenção permanente”. “Durante um ano e dois meses, já aumentamos o número de equipas para 14”, disse Ricardo Leão, reiterando ainda que, “em 2021, o orçamento transferido para os Bombeiros era de dois milhões de euros e em 2023, será de três milhões e 100 mil euros”, o que, na sua perspetiva, “mostra a importância dos corpos de Bombeiros”.

Desta forma, o concelho de Loures passa a contar, em 2023, com 14 equipas no total, sendo duas em cada corporação de bombeiros. Cada equipa terá cinco bombeiros e as mesmas ficarão instaladas nos quartéis de Bucelas, Camarate, Fanhões, Loures, Portela/Moscavide, Sacavém e Zambujal. Já os custos decorrentes deste reforço de meios serão suportados, de igual forma (50%), pela autarquia de Loures e pela ANEPC.

“Neste momento, já somos o concelho com mais equipas de prevenção permanente no país”, salientou ainda o presidente da Câmara de Loures, que considera que este aumento de equipas vai trazer benefícios para o concelho, uma vez que estas corporações de Bombeiros Voluntários passam a contar com equipas permanentes, “melhor preparadas e, desta forma, conseguem dar uma resposta mais eficaz no socorro às populações”.

O protocolo foi assinado no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sacavém, e a cerimónia contou com a presença de José Manuel Duarte da Costa, presidente da ANEPC, Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures, e Patrícia Gaspar, Secretária de Estado da Proteção Civil.


Quer comentar a notícia que leu?