Nesta quinta-feira, 05 de dezembro, o Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras, recebe Ricardo Araújo Pereira, António Brito Guterres e Carlos Nuno, para debater as questões da censura. O encontro tem entrada livre e começa pelas 21h00, com transmissão no Facebook da Câmara Municipal de Oeiras.
O historiador José Pacheco Pereira vai moderar o debate ‘Preto, monhé, gordo/a, branquela – Há Novas Formas de Censura nos Dias de Hoje?’, que acontece esta quinta-feira, 5 de dezembro, às 21h00, no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras. O encontro tem entrada livre e será transmitido em direto na página de facebook da Câmara Municipal de Oeiras (CMO). O debate contará com a presença de Ricardo Araújo Pereira, António Brito Guterres e Carlos Nuno, e versa sobre as novas formas de censura, 50 anos após a extinção oficial da Censura e do Estado Novo.
Será que, atualmente, existem hoje novas formas de censura? Como se relacionam com os movimentos racistas, xenófobos e homófobos dos nossos dias? E com as tendências do “politicamente correto” e da cultura woke? Estas são algumas questões que se vão evidenciar neste encontro. Como cenário, estará a exposição ‘Censura A Defesa do Respeitinho’, lançada no passado mês de abril, no âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
Esta exposição revela, através de documentos originais do Arquivo Ephemera, a face oculta da Censura, convidando ao debate sobre a defesa dos valores da Liberdade e da Democracia. A exposição estará patente até ao dia 28 de dezembro, de terça a sábado das 11h às 17h, encerrando aos domingos, segundas e feriados.