TML LANÇA CAMPANHA DE INCENTIVO AO USO DO TRANSPORTE PÚBLICO

Nova plataforma online

‘Elogio ao carro’ é a nova campanha de incentivo à utilização dos transportes públicos lançada esta semana pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML). A ideia é incentivar os cidadãos a deixarem o carro em casa.

O seu grande objetivo é potenciar a mudança de comportamentos e percepções em relação aos transportes públicos. Desta forma, a TML, através da sua campanha de incentivo ao uso dos transportes públicos pretende apelar a escolhas racionais em detrimento da utilização exaustiva do transporte individual. Ou seja, pretende-se reduzir a saturação dos acessos rodoviários na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e proteger o meio ambiente.

A nova campanha reveste-se de um tom irónico e vai ser divulgada no espaço público e em diferentes meios de comunicação social. Ao mesmo tempo, recorre ao humor para elencar os benefícios do autocarro, barco, comboio, metro ou elétrico face às filas de trânsito, ao preço dos combustíveis, multas de trânsito e parquímetros.

Neste sentido, o público alvo da campanha são os utilizadores de transporte individual. São estes cidadãos que a TML pretende converter em futuros utilizadores de transportes coletivos. Assim, consegue-se promover uma mobilidade urbana cada vez mais sustentável na AML.

Nova plataforma online

Em paralelo, para melhorar o serviço prestado ao cidadão, o Navegante lançou uma nova plataforma online. Assim, este site partilha notícias, avisos e alertas de circulação e ainda um glossário sobre o título de transporte Navegante.

Desta forma, a mobilidade urbana da AML pode ser consultada em navegante.pt. Para breve, este portal irá estar conectado aos diferentes operadores que circulam na AML. A marca Navegante engloba todos os operadores de transporte da AML, promovendo a  intermodalidade e interoperabilidade do sistema de transportes da região.

Por fim, esta designação foi introduzida em 2019, com a entrada em vigor do passe Navegante, que liga os 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. Mais recentemente, em 2022, a TML dá mais um passo com a introdução da Carris Metropolitana.

Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures e Mafra são alguns dos concelhos que fazem parte da AML. Ao mesmo tempo, integram também esta região os concelhos de: Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Quer comentar a notícia que leu?