POPULAÇÃO “VIBRA” COM MAIS ESTAÇÕES DE METRO EM ODIVELAS

A população de Odivelas mostra-se satisfeita e entusiasmada com a nova linha violeta do Metropolitano de Lisboa. O projeto, no âmbito do PRR, está previsto para o segundo trimestre de 2026 e encontra-se em consulta pública até dia 28 de fevereiro.

O Metro de Lisboa vai aumentar. A nova linha violeta, que liga Loures a Odivelas, será maioritariamente à superfície e conta no total com 19 estações, entre o Hospital Beatriz Ângelo e a Quinta de São Roque, e vai permitir uma melhor mobilidade para a população de Odivelas e Loures.

Contudo, três das estações serão subterrâneas, duas em trincheira e 14 à superfície. Esta nova linha, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai servir o concelho de Loures em 11 estações. Já no concelho de Odivelas serão implementadas oito estações no total.

Recorde-se que esta informação foi divulgada durante a cerimónia dos 75 anos do Metropolitano de Lisboa, no dia 27 de janeiro. Anteriormente, o projeto estava em consulta pública até ao dia 14 de fevereiro. No entanto, o prazo alargou até ao próximo dia 28 de fevereiro.

No concelho de Odivelas, a população demonstra-se satisfeita com o novo projeto. Neste sentido, Carlos Bento, 69 anos, utiliza o metro todos os dias e afirma que a linha violeta vai dar “muito jeito” para se continuar a deslocar de forma mais rápida.

“Utilizo sempre o metro quando vou trabalhar, por isso com a criação da nova linha vou passar andar muito mais. É ótimo ter o metro aqui mais perto, facilita muito mais”, explicou este habitante, que trabalha com empregado de armazém.

Linha Violeta vai facilitar deslocações até Lisboa, consideram moradores

Também Daniel Cruz e Maria Gonçalves partilham da mesma opinião. O jovem de 20 anos vive na Ramada e desloca-se de autocarro e metro até ao centro de Lisboa para trabalhar, assim como Maria Gonçalves de 63 anos, que vive na Póvoa de Santo Adrião.

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Com a nova linha violeta, os dois confirmam que vão passar a usufruir mais do metro e, que provavelmente, vão deixar de andar de autocarro. “O metro é um transporte muito mais rápido”, diz Maria Gonçalves, “além disso, uma das estações (Póvoa de Santo Adrião) vai ficar perto da minha casa, por isso posso apanhar logo o metro”, acrescentou.

Para Daniel Cruz a situação é semelhante, o jovem vê este projeto como uma vantagem para o concelho e acrescentou, ainda, que é uma maneira de poupar tempo nas suas deslocações até Lisboa, onde trabalha como empregado de balcão numa conhecida cadeia de fast-food. “Em vez de ter de esperar tanto tempo por um autocarro, posso apanhar logo o metro que é muito mais rápido. O tempo de espera é menor”, explicou.

Já para Ilídia Cristóvão,33 anos, a linha violeta já devia de existir há mais tempo. Para esta contabilista, o metro “é essencial e faz muita falta. É um meio de transporte muito mais rápido”. Ilídia explica ainda que costuma andar de táxi, devido ao tempo de espera pelos autocarros, mas com a nova linha garante que o metro vai passar a ser o seu meio de transporte, até porque “dá para economizar muito mais”, afirmou.

População de Odivelas considera que nova linha poderá ajudar a reduzir as deslocações de carro

Por outro lado, nem toda a população de Odivelas utiliza o metro. É o caso de João Xistra e Júlio Neves, residentes no centro de Odivelas. Os dois últimos, ambos reformados, com 66 e 80 anos, respetivamente, deslocam-se em veículo próprio. Contudo, com a chegada da Linha Violeta, ponderam utilizar este transporte pontualmente, mas sem deixar o carro de lado.

Por sua vez, também Francisco Drago e Sandra Rosa, moradores na Póvoa de Santo Adrião e Ramada, respetivamente, também não são utilizadores habituais do metro. No caso da última, de 50 anos, a Linha Violeta não vai fazer com deixe de andar de carro, até porque trabalha por conta própria e necessita de se deslocar pelos seus próprios meios. Porém, considera que será “muito útil” para o filho, por exemplo.

Por outro lado, Francisco Drago, de 73 anos, explicou ao Olhar Odivelas que se um dia tiver de ir até ao centro de Lisboa, “vou aproveitar a nova linha e vou de metro. Assim, não gasto nem combustível, nem tenho de pagar estacionamento. Com o metro torna-se mais prático e fica mais barato”, concluiu este morador na Póvoa de Santo Adrião, e que se encontra reformado.

 

Nova linha irá “valorizar” o concelho de Odivelas, consideram moradores

No entanto, e apesar de não serem utilizadores frequentes do Metropolitano, todos estes moradores acreditam que o projeto vai ser “muito vantajoso”, tanto para os cidadãos que andam frequentemente de metro, como para o comércio local. Acrescentam, ainda, que este projeto “vai valorizar muito mais Odivelas”.

Esta opinião é também sustentada por Teresa Oliveira, de 50 anos, administrativa e residente na Póvoa de Santo Adrião. “A nova linha vai-nos aproximar ainda mais de Lisboa”, considera. Ao mesmo tempo, esta considera utilizar a nova Linha Violeta, até porque esta localidade apenas é servida pela Carris Metropolitana.

Neste sentido, Teresa explica que vai no seu veículo próprio até à estação de Odivelas, onde apanha o metro para seguir para Lisboa. Desta forma, e com a nova linha, conseguirá utilizar menos vezes o carro e poupar no combustível.

Estima-se que as obras estejam concluídas no segundo trimestre de 2026. O investimento, previsto no âmbito do PRR, é de 25 milhões de euros. Contudo, a este valor acrescenta-se 80 milhões do município de Loures e 70 milhões de Odivelas.

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