Junta das Avenidas Novas vai assinalar o Dia da Mulher

A Junta de Freguesia das Avenidas Novas (JFAN) vai celebrar, o Dia Internacional da da Mulher, no dia 8 de março, sexta-feira. A iniciativa tem entrada livre e está marcada para as 17h30, na sede da Ordem dos Contabilistas Certificados. Esta cerimónia vai distinguir sete mulheres, que se destacaram em diversas áreas profissionais.

A sede da Ordem dos Contabilistas Certificados, na Avenida Defensores de Chaves, 85-B, vai receber, no dia 8 de março, sexta-feira, a cerimónia de celebração do Dia da Mulhe. Esta iniciativa é promovida anualmente pela Junta de Freguesia das Avenidas (JFAN). Em 2024, vai homenagear sete mulheres. Uma das agraciadas será Ana Paula Martins (ex-Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos e ex-Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte). Igualmente, a cerimónia vai ainda reconhecer o trabalho de Hélia Pereira, Reitora da Universidade Europeia).

Contudo, também serão distinguidas Luiza Cadaval de Sousa, Presidente da Associação de Moradores do Bairro do Alto do Parque, e a diretora da Proteção Civil da Câmara de Lisboa, Margarida Castro Martins. Por outro lado, outras mulheres agraciadas serão ainda Paula Franco, Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Ana Carvalho, Comissária da Policia de Segurança Publica, e Marta Pereira, Gestora do Núcleo da Refood de São Sebastião da Pedreira.

Todas estas homenageadas, “têm uma intervenção muito importante naquilo que é a afirmação do papel da mulher na sociedade. O que queremos é celebrar esta data e a afirmação da mulher nas últimas décadas na sociedade portuguesa”, afirma Cláudio Masi, do Departamento de Cultura da JFAN, ao Olhares de Lisboa.

Longo caminho a percorrer

Ao mesmo tempo, a JFAN quer, com esta iniciativa, fazer com que “estas mulheres sejam uma inspiração” para outras. “Nós, apesar de tudo, achamos que ainda há um longo caminho a percorrer” na igualdade entre homens e mulheres, acrescentou. Todos os anos, prossegue, esta junta de freguesia homenageia mulheres “que se destacaram em diversas áreas e que servem de inspiração”, independentemente de residir ou não na freguesia. O evento começa às 17h30, com a recepção aos convidados. Às 18h00, dá-se início à entrega das distinções. Esta iniciativa terá ainda um Porto de Honra, e um momento cultural. Este será assegurado pelo espetáculo ‘Quatro Mulheres em Movimento Ascendente’, que vai levar a Dança Contemporânea ao auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Nesta iniciativa, vai-se promover a dança como libertação do corpo irreal, perfeito e a ascenção dos corpos como simbolo da ascenção das mulheres. É ainda uma homenagem às coreógrafas que libertaram o corpo do gesto clássico, em especial Martha Graham. Esta opôs os padrões tradicionais do ballet e à sua estética, pois enfatizava uma figura irreal do corpo feminino. ‘Quatro Mulheres em Movimento Ascendente’ é dirigido por Jorge Salgueiro e ensaiado por lolanda Rodrigues.

Os figurinos e a comunicação são de Maria Madalena. Por fim, este espetáculo é interpretado por Mariana Chaves, Sara Brites, Inês Constantino e Ana Filipa Leitão. Em paralelo a estas iniciativas, a JFAN irá ainda distribuir flores às mulheres da freguesia, como forma de assinalar esta data. Em 2023, a JFAN distinguiu Ana Cristina Santos, comandante dos Bombeiros de Cascais, bem como Conceição Monteiro, fundadora do PSD e histórica secretária de Francisco Sá Carneiro. Por outro lado, também agraciou Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do ISCTE ex-Ministra da Educação, as atrizes Manuela Maria e Marina Mota, e ainda a APAV.


Quer comentar a notícia que leu?