Munícipes de Oeiras têm qualidade de vida

O concelho de Oeiras é a “casa” de mais de 24 mil empresas de referência nacional e internacional, com uma qualidade de vida que dificilmente outros concelhos terão, pela sua localização, pela importância estratégica dos investimentos que ali foram feitos e pelas pessoas que lá vivem. Para manter essa “harmonia”, a Câmara tem desenvolvido vários programas, tanto de atração de investimento como na criação de condições de vida para os munícipes.

A inovação, a tecnologia, a educação, a habitação, a saúde e a segurança, tem sido as grandes linhas mestras da Câmara Municipal de Oeiras que, como se pode ler no Olhar Oeiras impresso, tem contribuído para uma significativa melhoria da qualidade de vida dos oeirenses. Por exemplo, Oeiras é o único concelho do país em que, se um aluno terminar o Ensino Secundário e a família não tiver dinheiro para lhe pagar os estudos universitários, o Município paga os estudos universitários, o que é uma coisa extraordinária, a nível nacional, dando muita importância à qualidade de vida através da educação, do ensino e, obviamente, da inovação e da tecnologia.

A Proteção Civil, como se pode ler na edição impressa já disponível para download , é um dos “pilares” das políticas desenvolvidas pela autarquia para melhorar, ainda mais, a qualidade de vida dos habitantes do território.

Num curto espaço de um mês, a autarquia realizou dois simulacros com todos os agentes de Proteção Civil do concelho para dar a conhecer à população os meios e recursos existentes, exercitar e testar a sua capacidade de resposta e sensibilizar para a área da proteção civil, contribuindo para uma cultura de segurança, no âmbito da Semana da Proteção Civil, organizada pelo Câmara de Oeiras.

Todas as semanas, Isaltino Morais, presidente da autarquia, realiza visitas de trabalho às freguesias de Porto Salvo e Algés, para se inteirar das obras realizadas ou em curso e, paralelamente, interagir com os munícipes, permitindo ouvir e discutir as suas preocupações.

Em maio, Isaltino visitou, em Carnaxide, o empreendimento do Alto da Montanha, esteve em Porto Salvo a ver como estavam a decorrer as obras no Atlético Clube de Porto Salvo que vão permitir a criação de mais Habitação Jovem e informou-se sobre os trabalhos na Bacia de retenção de águas pluviais que vão “travar” as cheias na Baixa de Algés.

A habitação continua a ser uma das grandes preocupações da autarquia, designadamente para professores e policias deslocados em serviço.

No âmbito do programa de apoio aos professores deslocados, a Câmara Municipal de Oeiras inaugurou, recentemente, um novo alojamento destinado a professores, localizado na Rua da Fundição de Oeiras.


A “Casa do General” vem juntar-se aos alojamentos temporários já existentes na Rua da Figueirinha e na Rua Marquês de Pombal. O novo alojamento agora inaugurado é constituído por oito quartos e implicou um investimento municipal de cerca de 120 mil euros.

Para além dos professores, a CMO está apostada na implantação de habitação acessível para jovens, para médicos e polícias. Por exemplo, a esquadra da polícia, em Carnaxide, vai ser transformada em apartamentos para polícias, sendo que aquela zona irá receber uma esquadra nova, na Outurela.

Descarregue, leia e partilhe Olhar Oeiras | Edição impressa - junho 2024 no seu computador ou equipamento móvel

Quer comentar a notícia que leu?