Últimas

CONCERTO DE HOMENAGEM AO PARQUE MAYER ENCERRA FESTAS DE LISBOA

O concerto de encerramento das Festas de Lisboa vai ter um cheirinho a história. Na Praça do Comércio, a Orquestra Metropolitana de Lisboa irá interpretar grandes êxitos do nosso repertório popular, relembrando artistas como Anita Guerreiro, António Calvário ou José Viana e temas como “Cheira a Lisboa”, “Mocidade” ou “Zé Cacilheiro”, interpretados por Anabela, FF, Katia Guerreiro, Luís Trigacheiro, Lura e Marco Rodrigues num espetáculo de homenagem aos 100 anos do Parque Mayer.

CONFERÊNCIA DOS OCEANOS TRAZ LÍDERES MUNDIAIS A LISBOA

Chefes de Estado, chefes de Governo, ministros e altos representantes de mais de 140 países reúnem-se em Lisboa, no Altice Arena, na II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. O Presidente da República de Angola, João Lourenço, já se encontra em Lisboa para participar na Cimeira dos Oceanos vai abordar a saúde dos mares numa perspetiva global. Assim, a partir de hoje, 27 de junho e até 1 de julho, Lisboa acolhe a 2.ª Conferência Internacional dos Oceanos, numa iniciativa denominada “One Sustainable Ocean”.

CÂMARA DE LISBOA VAI DISPONIBILIZAR TERRENOS PARA COOPERATIVAS

A vereadora da Habitação da Câmara de Lisboa, Filipa Roseta, participou na terceira edição do Festival Internacional de Habitação Social (ISHF), em Helsínquia, tendo aproveitado esta sua deslocação para visitar, em Bruxelas, o modelo de habitação Community Land Trust Brussels (CLTB), no âmbito da pesquisa de modelos colaborativos de produção de habitação acessível que possam ajudar a reinventar o movimento cooperativo em Lisboa

PCP QUER REABRIR ESQUADRAS EM LISBOA

O PCP apresentou, na última reunião de Câmara, uma moção sobre contra o encerramento de esquadras na cidade de Lisboa, tendo sido aprovados os pontos que exigiam ao governo o reforço de meios humanos e investimento em instalações adequadas bem como que as obras na Esquadra de Carnide se façam com a maior rapidez e que os agentes desta esquadra se mantenham a desenvolver o mesmo trabalho de proximidade na Freguesia.

EGEAC CONVIDA LISBOETAS PARA UM FIM-DE-SEMANA DIFERENTE

A EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, E.M., no âmbito das festas de Lisboa, lança vários convites aos alfacinhas. Desde um festival para todos, passando por um encontro cultural regionalista, até um convite para dançar na Alameda D. Afonso Henriques, são as «propostas da EGEAC para este fim de semana.

ENTRADA EM VIGOR DA CARRIS METROPOLITANA A NORTE DE LISBOA ADIADA PARA JANEIRO

O início do funcionamento da Carris Metropolitana nos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras, Sintra, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira foi adiado para o dia 1 de janeiro de 2023. No entanto, na Margem Sul do Tejo, o início do serviço continua marcado para 1 de julho.

A FORÇA DO CINEMA DE RUA NO BAIRRO DE ALVALADE

Salão Lisboa é uma mostra itinerante de cinema português que devolve o cinema aos bairros de Lisboa. Em conjunto com algumas das mais emblemáticas coletividades de Lisboa, abrem-se as portas dos salões da cidade para que se volte a sentir o Cinema no Bairro. Nesta 2ª edição, o Alvalade Cineclube e a Junta de Freguesia de Alvalade prometem reavivar a memória dos cinemas de rua no «bairro do cinema».

ARRAIAIS POPULARES DE LISBOA

Vestígio de remotas festas pagãs, que o Cristianismo adaptou ao seu calendário, os festejos dos Santos Populares não seriam os mesmos sem os típicos arraiais. Música e bailaricos, caldo-verde e sardinhas assadas são alguns dos ingredientes que explicam o seu imperecível sucesso. 

LISBOA

700 CRIANÇAS DESFILAM NAS MARCHAS INFANTIS DE LISBOA

Passados 90 anos sobre o primeiro desfile das marchas populares, lisboetas dos 8 aos 80 continuam determinados a reivindicar o seu bairrismo numa acesa competição. Para além da habitual e histórica Marcha Infantil d'A Voz do Operário, este ano, pela primeira vez, a Câmara Municipal de Lisboa apresentou a Marcha das Escolas de Lisboa no desfile da Avenida. Desde meados de 1990 que, paralelamente, às marchas populares, a Câmara organiza, em articulação com as escolas e as juntas de freguesia, as Marchas Infantis.

BERNARDO SOUSA E SAMI PAJARI VENCEM RALLY DE LISBOA

Bernardo Sousa (Citroen C3 R5) e a dupla finlandesa Sami Pajari/Enni Malkonen (Mitsubishi Lancer Evo IX), foram os grandes vencedores da segunda edição do Rally de Lisboa neste domingo, após a dupla João Rodrigues/Manuel Santos (Peugeot 106) ter triunfado na competição pontuável para o Campeonato Start Sul de Ralis, neste sábado, dia 18 de junho.

JOÃO RODRIGUES E MANUEL SANTOS VENCEM RALLY DE LISBOA

A dupla João Rodrigues e Manuel Santos (Peugeot 106) são os primeiros vencedores da segunda edição do Rally de Lisboa. Os dois pilotos triunfaram no primeiro dia da competição,  que passou pelos concelhos de Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço e terminou com uma prova super especial na Alta de Lisboa.

ROCK IN RIO JÁ FAZ PARTE DA IDENTIDADE DE LISBOA

Depois de quatro anos fechadas devido à pandemia, o maior festival de música da cidade, o Rock in Rio, voltou a abrir «as suas portas». O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, acompanhado pela produtora do evento, Roberta Medina, esteve hoje de manhã na «abertura» e posteriormente visitou o stand da Câmara Municipal de Lisboa – anfitrião do espaço e principal parceiro do festival. Segundo Carlos Moedas, o Rock in Rio é algo que «é parte da identidade da cidade - aberta, ligada à diversidade e com ligação ao futuro».

RALLY DE LISBOA ARRANCA ESTA SEXTA-FEIRA

O Rally de Lisboa arranca esta sexta-feira, dia 17 de junho, no Parque das Nações. O evento está de regresso à capital e à Região Oeste após o sucesso da primeira edição, que se realizou em 2021. No total, serão oito provas especiais de classificação, divididas em duas etapas. 

CAMPEÃO MUNDIAL DE EQUITAÇÃO DE TRABALHO APRESENTA-SE HOJE NA GALA DA ESCOLA DE ARTE EQUESTRE

O campeão do Mundo de Equitação de trabalho, o cavaleiro tauromáquico Gilberto Filipe, participa hoje à noite, 16 de junho, no Picadeiro Henrique Calado, em Belém, na Gala de Abertura do Festival Internacional do Cavalo Lusitano, organizado pela Escola Portuguesa de Arte Equestre, que recebe convidados especiais da Equitação de Trabalho em espetáculo único.

LISBOA, OEIRAS E CASCAIS UNIDAS NA DEFESA DA ZONA COSTEIRA

Lisboa, Oeiras e Cascais querem agilizar plano para zona costeira e ribeirinha. Os presidentes das Câmaras Municipais de Lisboa, Carlos Moedas, Oeiras, Isaltino Morais, e Cascais, Carlos Carreiras, estiveram esta hoje reunidos «para avaliar estratégias para dar respostas a problemas comuns aos três municípios».

SEXTA E SÁBADO HÁ FADO NO CASTELO DE SÃO JORGE

Nos dias 17 e 18 de junho, o Castelo de São Jorge volta a receber a iniciativa 'Fado no Castelo', integrada na programação das Festas de Lisboa. Para além do fado, este fim de semana pode também encontrar outras sugestões culturais na cidade.

CONTINUA A POLÉMICA EM TORNO DA CICLOVIA DA ALMIRANTE REIS

Carlos Moedas apresentou proposta alternativa à do BE, do Livre e da vereadora Paula Marques, que queriam ouvir a população e realizar estudos. Esta é uma polémica que se arrasta há dois anos: mas afinal qual será o destino da ciclovia da Almirante Reis? No último dia de maio, a Câmara Municipal de Lisboa divulgou o novo projeto pensado para a avenida. Contudo, as decisões continuam a gerar descontentamento.

MUSEU DE LISBOA – SANTO ANTÓNIO

Fica ao lado da igreja de Santo António, erguida no lugar onde Fernando de Bulhões terá nascido, e foi criado em 1962 para albergar duas coleções doadas à Câmara Municipal de Lisboa. É hoje um dos núcleos do Museu de Lisboa e a sua exposição de longa duração engloba pintura, escultura, gravura e outra iconografia de Santo António, de origens e épocas muito variadas. O Museu organiza todos os anos uma programação especial em honra de Santo António

MADRAGOA É A GRANDE VENCEDORA DAS MARCHAS POPULARES DE LISBOA 2022

A Marcha da Madragoa venceu a 88ª edição das Marchas Populares de Lisboa, que voltaram à capital este domingo, dia 12 de junho, após a paragem forçada de dois anos provocada pela pandemia da Covid-19.

FESTAS POPULARES CONDICIONAM TRÂNSITO, MAS CARRIS REFORÇA CARREIRAS

Festejos dos Santos Populares vão provocar alterações no trânsito no centro de Lisboa. Avenida da Liberdade, Marquês de Pombal, Restauradores e Rossio com trânsito condicionado na noite de 12 para 13 junho. O acesso ao centro da cidade de Lisboa e aos espaços dos arraiais também será condicionado, de forma a «permitir a circulação de pessoas nos diversos locais de festividades e diversão». Contudo, a Carris vai reforçar a rede da madrugada.

BAIRROS LISBOETAS VOLTAM A DESCER A AVENIDA DA LIBERDADE NA NOITE DE SANTO ANTÓNIO

No próximo domingo, dia 12 de junho, a Avenida da Liberdade volta a receber as Marchas Populares de Lisboa, dois anos depois da interrupção forçada devido à pandemia.

PAULO DE CARVALHO E ENA PÁ 2000 NOS SANTOS POPULARES EM ALVALADE

Paulo de Carvalho, os Ena Pá 2000, Rui Pregal da Cunha, Francisco Rebelo de Andrade, um tributo a Amy Winehouse, atuações de DJs, ranchos folclóricos, tunas e, como é apanágio nesta altura festiva, até marchas populares, são alguns «ingredientes» dos festejos dos Santos Populares que regressam a Alvalade nos dias 9,10,11,12 e 17 e 18 de junho.

CÂMARA DE LISBOA LAMENTA A MORTE DE PAULA REGO

Paula Rego faleceu esta quarta-feira, dia 8 de junho, aos 87 anos, em Londres. A Câmara Municipal de Lisboa lamenta a morte da pintora e envia à família e amigos as mais sentidas condolências.

JÁ ESTÁ DISPONÍVEL A EDIÇÃO 16 DO OLHARES DE LISBOA – FESTAS DE LISBOA 2022

No mês que marca o regresso das Festas de Lisboa, a nova edição do Olhares de Lisboa conta-lhe tudo aquilo que vai poder assistir durante este mês, com destaque para as Marchas Populares de Lisboa e os Casamentos de Santo António.

Outras Notícias