Últimas

NOVA DIREÇÃO DA UACS VAI CRIAR GABINETE DE DEFESA DO COMERCIANTE

São vários os objetivos para o comércio da cidade de Lisboa, incluindo a criação de um Gabinete de Defesa/Apoio do Comerciante, da nova direção da União de Associações de Comércio e Serviços que quarta-feira, 12 de janeiro, foi empossada, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado do Comércio, Mestre João Torres, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

LIXO EM LISBOA VOLTOU AO NORMAL

A partir de hoje, 17de janeiro, a retoma de lixo vai retomar o normal funcionamento da recolha de lixo, pedindo que todos os municies cumpram as regras e, inclusivamente, explicam as regras de recolha dos monos

CNPD MULTA CÂMARA DE LISBOA EM 1,2 MILHÕES

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) multou a Câmara de Lisboa em 1,2 milhões de euros. Em causa está a divulgação de dados pessoais dos organizadores de uma manifestação contra Vladimir Putin junto à embaixada da Rússia. Entretanto, Carlos Moedas já veio a público afirmar que este «é uma herança pesada», que vai condicionar medidas sociais previstas no orçamento. Situação que é desmentida pelo PS, PCP E BE.

JUNTAS DE FREGUESIA DE LISBOA UNIDAS CONTRA SUSPENSÃO DE CARREIRAS DE BAIRRO

Mais duas Juntas de Freguesia de Lisboa, a da Ajuda e da Misericórdia, estão indignadas com a atitude unilateral da Carris de suspender as carreiras de bairro e optar pelo horário não escolar, até 14 de janeiro. Contudo, a Carris mantem a sua posição de voltar ao normal no dia 15 de janeiro.

MARCHAS POPULARES E ARRAIAIS VÃO VOLTAR EM 2022

A Câmara de Lisboa quer que este ano festas da cidade se realizem com marchas populares, porque elas «são o ponto alto» das festividades e, portanto, muito brevemente, a autarquia irá «avançar com todos os procedimentos relativos às marchas populares», revelou o vereador Diogo Moura, responsável pelo pelouro da Cultura.

JUNTAS CONTRA SUSPENSÃO DE CARREIRAS DE BAIRRO DA CARRIS

Apesar de compreenderem os motivos evocados pela Carris, aumento do número de casos Covid entre os seus trabalhadores, algumas juntas de Freguesia de Lisboa estão «agastadas» com a decisão unilateral da transportadora rodoviária de suspender as carreiras de bairro e de retomar o horário das férias escolares, lembrando que o ensino presencial já começou.

COVID OBRIGA CARRIS A AJUSTAR OFERTA DE 10 A 14 DE JANEIRO

O prolongamento parcial das medidas de contenção decretadas pelo Governo, nomeadamente o teletrabalho obrigatório, e ao previsto incremento de casos positivos, a CARRIS vai realizar um ajuste na oferta, estimando que, durante a próxima semana, se registem alguns impactos na atividade e fluxos da região de Lisboa.

COVID PERTURBA RECOLHA DE LIXO EM LISBOA

A Câmara Municipal de Lisboa emitiu hoje, quinta feira, um comunicado dando conta de que muitos trabalhadores se encontram positivos para a doença causando «perturbações na recolha de resíduos», salientado que os serviços de recolha de resíduos não são exceção.

LISBOA

ORÇAMENTO PARA LISBOA QUER TRANSPORTES GRATUITOS E DESCONTOS NA EMEL

Transportes gratuitos, descontos na EMEL, unicórnios e plano de saúde para idosos, são algumas das medidas prometidas por Carlos Moedas, contidas na proposta de orçamento, hoje apresentada por Anacoreta Correia, vice-presidente da Câmara de Lisboa, e que ainda tem de ser aprovada na Câmara e na Assembleia Municipal. Entretanto, para o BE, «este é um orçamento com medidas contraditórias e que não enfrenta os grandes problemas da cidade».

POSTOS DE TESTAGEM DE LISBOA REABREM NA 2ª FEIRA

Os 11 postos móveis da Câmara Municipal de Lisboa reabrem esta segunda-feira. O plano municipal de testagem prevê que os testes, que são gratuitos, estejam disponíveis para residentes e não residentes, sendo possível a cada pessoa fazer um teste a cada três dias.

LISBOA REFORÇA EQUIPAS DE TESTAGEM A PENSAR NO ANO NOVO

Portugal voltou a alcançar dois novos máximos de testagem diária à covid-19 na quinta-feira e na sexta-feira, com a realização de 620 mil testes realizados, adianta o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge. Situação que levou a Câmara de Lisboa a reforçar, a partir de hoje, 27 de dezembro, as equipas de testagem.

LISBOA VAI CONTINUAR A ASSEGURAR TESTES GRATUITOS

O presidente da Câmara de Lisboa, em resposta a várias questões suscitadas pelo Bloco de Esquerda, garantiu que a autarquia continuará a assegurar testes gratuitos à covid-19 nas farmácias, mas o Governo terá de assumir o pagamento dos quatro primeiros testes.

CARRIS E METRO ALTERAM SERVIÇOS DURANTE ÉPOCA FESTIVA

A Carris vai fazer alterações de serviço entre os dias 24 de dezembro e 7 de janeiro e o Metropolitano de Lisboa vai fechar mais cedo na noite de Natal face à redução da procura, informaram as empresas.

LISBOA AUMENTA DEVOLUÇÃO DE IRS AOS MUNÍCIPES

A Câmara de Lisboa aprovou o aumento da devolução de IRS aos munícipes para os 3%. Um aumento de meio ponto percentual que será incluído no orçamento da autarquia para 2022 e terá aplicação já no próximo ano. Com esta decisão deixam de entrar nos cofres camarários cerca de sete milhões de euros.

LISBOA ENCERRA CENTROS DE ACOLHIMENTO DE SEM-ABRIGO

Dois centros de acolhimento de emergência de sem-abrigo que abriram durante a pandemia em Lisboa vão ser encerrados., revelou o presidente da Câmara, Carlos Moedas, defendendo «soluções mais pequenas para acolhimento de quem dorme na rua». Hoje, a vereadora Laurinda Alves garantiu que as pessoas que aí estavam instaladas estão a ser «acompanhadas e reencaminhadas».

LISBOA ANUNCIOU HOJE TESTES GRATUITOS DE 3 EM 3 DIA

A Câmara Municipal de Lisboa reforçou a oferta da testagem até ao final do ano, com o objetivo de conter a pandemia. Assim, segundo anunciou a autarquia nas redes sociais, «cada pessoa poderá fazer um teste a cada três dias» e estes «continuam a estar disponíveis para residentes e não residentes».

ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE CASA JASMIM EXPULSA PELO ATLÉTICO RECREATIVO DA AJUDA

Amanhã, 2ª feira, a partir das 8 horas, a Associação Casa Jasmim (entidade de solidariedade social) vai ser despejada das instalações que usufrui no Clube Atlético e Recreativo do Caramão da Ajuda por decisão da atual direção do centenário Clube da Ajuda. A Junta de Freguesia da Ajuda vai promover, também, amanhã à tarde, um encontro com um responsável da Câmara de Lisboa, para tentar encontrar uma solução.

MINISTRO DO AMBIENTE QUER ADJUDICAR MAIS OBRAS NO METRO DE LISBOA

O ministro do Ambiente prevê consignar o próximo troço da obra da linha circular do Metropolitano de Lisboa em janeiro, tendo garantido, por outro lado, que os moradores que estão a ser prejudicados pelas obras da linha circular do Metropolitano de Lisboa, das linhas amarela e verde com a ligação entre o Rato e Cais do Sodré, vão ser indemnizados.

LISBOA TEM TRÊS NOVOS POSTOS DE TESTAGEM

Além da abertura de três novos postos de testagem a partir de hoje, quinta-feira, 16 de dezembro, a Câmara de Lisboa vai alargar o período de funcionamento dos mesmos no início da próxima semana, em 20 de dezembro, passando a funcionar também das 20:00 às 24:00.

LISBOA COM NOVO SERVIÇO DE RECOLHA DE ELECTRODOMÉSTICOS USADOS

A recolha de grandes eletrodomésticos para reciclagem porta-a-porta foi alargada a 13 freguesias de Lisboa. «Estejam na cozinha ou na garagem, nós levamo-los para reciclagem» é o mote deste novo projeto, disponibilizado pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a associação Electrão.

LISBOA CANCELA FOGO DE ARTIFÍCIO NA PASSAGEM DO ANO

Após ter cancelado os festejos na rua, devido à situação pandémica, a Câmara de Lisboa decidiu cancelar, também, os espetáculos de fogo de artifício da passagem de ano, informou hoje a autarquia.

OBRAS NA LINHA CIRCULAR DO METRO OBRIGA A REALOJAMENTOS NA ZONA DE SANTOS

Os proprietários de três prédios na zona de Santos, que vão ser «ocupados temporariamente pelo Metropolitano de Lisboa», devido ao projeto da linha circular, já assinaram acordo com a empresa, estando 20 à espera de o fazer, envolvendo uma indemnização de 125 mil euros.

PRÉMIOS QUARTIN GRAÇA FORTALECEM RELAÇÕES CIENTÍFICAS ENTRE AMÉRICA LATINA E LISBOA

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas participou na entrega do Prémio Científico Casa América Latina. São três as categorias distinguidas anualmente para as melhores teses de doutoramento realizadas em Portugal e na América Latina: Ciências Sociais e Humanas, Ciências Económicas e Empresariais e Tecnologia e Ciências Naturais.

AVENIDA DA LIBERDADE COM NÍVEIS PERIGOSOS DE POLUIÇÃO

A Av. da Liberdade, em Lisboa, voltou a ter níveis perigosos de poluição do ar. A associação ZERO apela às cidades portuguesas para criarem zonas de emissões zero e zonas de emissões reduzidas. Lembrando que as zonas de emissões reduzidas proliferam na Europa e mostram-se claramente eficazes na redução da poluição e das emissões de dióxido de carbono

Outras Notícias