Segunda-feira, Dezembro 5, 2022

Últimas

JÁ FORAM INAUGURADAS AS ILUMINAÇÕES DE NATAL EM LISBOA

Nesta segunda-feira, dia 5 de dezembro, a Câmara Municipal de Lisboa inaugurou as tradicionais iluminações natalícias, mais tarde em relação ao habitual devido à necessidade de poupança energética.

IMPÉRIO E ANTICOLONIALISMO EM DESTAQUE NO PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

No âmbito do Prémio Amílcar Cabral, promovido pela EGEAC e Instituto de História Contemporânea (IHC), realiza-se esta terça-feira, dia 6 de dezembro, no Padrão dos Descobrimentos, o encontro “Império, Anticolonialismo e História Contemporânea”.

ESTA SEGUNDA-FEIRA ACENDEM AS LUZES DE NATAL EM LISBOA

A partir desta segunda-feira, dia 5 de dezembro, vão entrar em funcionamento as tradicionais luzes natalícias em Lisboa, que este ano são ligadas mais tarde em relação ao habitual devido à poupança energética.

JÁ PODE USAR O SEU PASSE CULTURA NOS EQUIPAMENTOS GERIDOS PELA EGEAC

Entrou em vigor esta quinta-feira, dia 1 de dezembro, o Passe Cultura, que dá acesso aos monumentos, museus, teatros e cinema geridos pela EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

COMEÇA ESTA SEXTA-FEIRA A PROGRAMAÇÃO DE NATAL PROMOVIDA PELA EGEAC

Esta sexta-feira, dia 2 de dezembro, arranca a programação da iniciativa 'Natal em Lisboa', que decorre em toda a cidade até ao dia 18 de dezembro. A Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos recebe a primeira iniciativa, o concerto 'Magnificat em Talha Dourada' de Eurico Carrapatoso, às 21h30.

NO DIA DA RESTAURAÇÃO, CARLOS MOEDAS FALA NO FUTURO DE LISBOA

O Presidente da República saudou esta quinta-feira o Dia da Restauração, "em que valorosos guerreiros nos deram livre a Nação", considerando-o um dia importante e significativo da História de Portugal...

AVENIDA DA LIBERDADE VOLTA A RECEBER DESFILE DE BANDAS FILARMÓNICAS

Esta quinta-feira, dia 1 de dezembro, a Avenida da Liberdade volta a receber, a partir das 15h00, junto à Estátua dos Combatentes da Grande Guerra, o tradicional Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, integrado nas comemorações do 1.º de dezembro, de forma a celebrar a Restauração da Independência em Portugal. Ao mesmo tempo, haverá ainda Cerimónias Militares a decorrer no Palácio da Independência.

SIRENES AVISAM LISBOETAS PARA PERIGO DE TSUNAMI

A Câmara de Lisboa apresentou ontem o Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami no Estuário do Tejo, com a instalação de sirenes na Praça do Império e na Ribeira das Naus e a definição de percursos de evacuação. A faixa ribeirinha de Lisboa encontra-se exposta aos efeitos de um tsunami, em especial a zona entre Belém e Santa Apolónia, onde o índice de perigosidade de inundação por tsunami é “extremo”.

LISBOA

LISBOA VOLTA A ESPALHAR A MAGIA DO NATAL PELA CIDADE

Os concertos natalícios regressam à capital com o programa Natal em Lisboa, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC. Este ano haverá mais concertos em igrejas e ainda vários espetáculos em diferentes salas e um novo ciclo de cinema infantil.

ESTE FIM DE SEMANA, HÁ FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA NO ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA

A Feira do Livro de Fotografia de Lisboa está de regresso ao Arquivo Municipal Fotográfico, neste fim de semana, entre os dias 25 a 27 de novembro, após dois anos de interregno. Nesta iniciativa, poderá encontrar exposições, vendas, e ainda debates em torno do livro de fotografia e das diferentes formas que este pode assumir.

FEIRA DE NATAL REGRESSA À CASA DO ARTISTA

A Casa do Artista vai voltar a promover mais uma edição da Feira de Natal, na Galeria Raul Solnado, cuja receita reverte em exclusivo para esta instituição. O evento, que se realiza pela segunda vez, tem início já no próximo sábado, dia 26 de novembro, e vai até 11 de dezembro.  Aqui, poderá encontrar à venda artigos novos e usados, como roupas, artigos de decoração, livros, obras de arte e muito mais, e que foram doados por artistas, associados, anónimos e de diversas marcas, a preços simbólicos.

JUNTA DO AREEIRO REVELA PROJETOS FUTUROS PARA A FREGUESIA, MAS ADMITE QUE A INFLAÇÃO VAI TRAZER ALGUNS DESAFIOS À GESTÃO

O presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, Fernando Braamcamp, ouvido pelo Olhares de Lisboa, faz um balanço positivo do primeiro ano desde que foi reeleito, em 2021, e ao mesmo tempo, revela alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos na freguesia, tais como a criação de um espaço de co-working para nómadas digitais, ou a ideia para a criação de um TrotiParque, para reduzir o número de trotinetas espalhadas pela cidade. No entanto, o autarca admite que a situação financeira da junta não é a mais favorável e teme os efeitos da inflação.

AUTARQUIA DE LISBOA FORMALIZOU COLABORAÇÃO COM  FARMÁCIAS PARA DAR INÍCIO AO PLANO DE SAÚDE 65+

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) celebrou, esta segunda-feira, dia 21 de novembro, um protocolo de parceria com as duas associações que representam os proprietários das farmácias, de modo a implementar o Plano de Saúde 65+, já a partir do início do próximo ano.

CÂMARA DE LISBOA DEFINIU OBJETIVOS PARA A CARTA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO

Na terceira reunião do Conselho Municipal de Habitação de 2022, que decorreu esta sexta-feira, dia 18 de novembro, a vereadora com o pelouro da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Filipa Roseta, revelou que o combate à pobreza energética será um dos principais objetivos da primeira Carta Municipal de Habitação.

CATHERINE MORISSEAU ATUA ESTE DOMINGO NO JARDIM DA PARADA

Hoje, dia 20 de novembro, Catherine Morisseau leva o seu piano itinerante até ao Coreto do Jardim da Parada, em Campo de Ourique, pelas 10h30. O concerto é uma iniciativa do Movimento Salvar o Jardim ...

DAVIDE AMADO FAZ BALANÇO DO PRIMEIRO ANO DE MANDATO E DIZ QUE LISBOA “ESTÁ ESTAGNADA”

O presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, Davide Amado, fez um balanço do primeiro ano após a sua reeleição para o cargo, em 2021. O autarca, que cumpre agora o último mandato à frente dos destinos da Junta de Alcântara, diz que a descentralização de competências trouxe benefícios, mas considera que a Câmara de Lisboa deve rever os valores atribuídos às freguesias e pede que Carlos Moedas resolva os problemas da cidade, que está “estagnada há um ano”.

AUTARQUIA DE LISBOA APROVOU DIMINUIÇÃO DOS CUSTOS DAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

No âmbito do conjunto de medidas aprovadas pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e que têm como objetivo o combate à inflação, o Executivo aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade, a redução da comparticipação a suportar pelas famílias no que toca à frequência das Atividades de Animação e Apoio à Família e da Componente de Apoio à Família, durante o presente ano letivo (2022/2023).

ESPAÇO JÚLIA GANHA NOVA VALÊNCIA

O Espaço Júlia, situado na Alameda de Santo António dos Capuchos, junto ao Hospital, já tem, desde esta terça-feira, dia 15 de novembro, um espaço imediato de apoio e retaguarda para as vítimas de violência doméstica na cidade de Lisboa, e que funciona 365 dias por ano, 24 horas por dia.

ORÇAMENTO PARA 2023 DA CÂMARA DE LISBOA PREVÊ REFORÇO NAS ÁREAS DA CULTURA, AÇÃO SOCIAL E MOBILIDADE

Foi apresentado, esta terça-feira, dia 15 de novembro, o Orçamento Municipal da Câmara de Lisboa para 2023, nos Paços do Concelho. Para o próximo ano, a autarquia contará com um orçamento de 1.305 milhões de euros, mais 137 milhões do que em 2022, sendo que as áreas com maior reforço de investimento serão a Ação Social, Cultura e Mobilidade. O documento será em breve apreciado e discutido em reunião de Câmara e Assembleia Municipal.

MANUEL ALVES CARGALEIRO RECEBE MEDALHA DE HONRA DA CIDADE DE LISBOA

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, entregou esta segunda-feira, dia 14 de novembro, a Medalha de Honra da Cidade ao pintor e ceramista Manuel Alves Cargaleiro, de 95 anos, e autor de centenas de obras expostas em Portugal, França e Itália.

150 CARROS CLÁSSICOS VÃO DESFILAR EM LISBOA NO PRÓXIMO DOMINGO

Lisboa vai receber, no próximo domingo, dia 13 de novembro, a 7ª Parada de Automóveis Antigos da Cidade de Lisboa. Pelas 10h00, cerca de 150 carros clássicos que marcaram gerações, vão fazer um desfile desde o Palácio da Justiça até à Avenida da Liberdade, onde vão ficar expostos até às 16h00.

CÂMARA DE LISBOA APROVA BICICLETAS GIRA GRÁTIS PARA JOVENS E + DE 65 COM PASSE NAVEGANTE

Foi aprovada esta quarta-feira, dia 9 de novembro, em reunião do executivo da Câmara de Lisboa, a gratuitidade das bicicletas Gira para jovens até aos 23 anos e pessoas com mais de 65 anos, e que tenham o passe Navegante ativo. A medida irá arrancar no primeiro trimestre de 2023 e deverá ser estendida a todos os portadores do Navegante.

89ª EDIÇÃO DAS MARCHAS DE LISBOA VAI TER COMO TEMA O PARQUE MAYER

O Parque Mayer é o tema das Marchas Populares em 2023, anunciou esta sexta-feira, dia 11 de novembro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, durante a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores da edição de 2022. Ao mesmo tempo, o autarca anunciou ainda um reforço de 10 mil euros no valor que é atribuído às coletividades organizadoras de cada marcha.

JÁ ESTÁ AÍ MAIS UMA EDIÇÃO DO OLHARES DE LISBOA

A edição número 17 do Olhares de Lisboa vai mostrar-lhe tudo sobre a freguesia das Avenidas Novas, que celebrou recentemente o 9ºaniversário. Esteja atento à sua caixa de correio e ao comércio local nos próximos dias para garantir o seu exemplar.

Outras Notícias

%d bloggers like this: