Quarta-feira, Agosto 5, 2020

Últimas

LISBOA FINANCIA ATÉ 50% COMPRA DE BICICLETAS

A Câmara de Lisboa está a apoiar a aquisição de bicicletas convencionais para todos os residentes, estudantes ou trabalhadores na capital, existindo a possibilidade de financiamento de 50% do valor de aquisição da bicicleta, até ao limite de 100 euros.

CÂMARA DE LISBOA ADIA APOIOS AO FADO E PEDE UNIÃO DAS CASAS DE FADO

Na quinta-feira ia ser votado um protocolo de apoio a casas de fado, no valor de cerca de meio milhão de euros, mas foi adiado. A Câmara de Lisboa está a trabalhar numa «solução mais consensual» depois de casas de fado protestarem sobre os critérios.

CASAS LISBOETAS ONDE SE CANTA O FADO SENTEM-SE EXCLUIDAS NOS APOIOS DA CÂMARA

Artistas e proprietários de casas, onde se canta o fado em Lisboa realizaram, hoje, uma concentração em frente à Câmara de Lisboa em «Defesa do Fado» e do alargamento do protocolo com as Casas Típicas de Fado. Amanhã, vão ser recebidos na autarquia.

ACABOU ESTADO DE CALAMIDADE NA AML E BARES PODEM REABRIR COMO CAFÉS

Hoje, o Conselho de Ministros aprovou novas medidas. As 19 freguesias (nos concelhos de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora e Sintra) vão passar a estar em estado de contingência (em que estava a Área Metropolitana de Lisboa) e os bares podem voltar a ser reabertos.

METRO DE SUPERFÍCIE LIGA OEIRAS, LISBOA E LOURES

Implicando um investimento de 490 milhões de euros, vai ser construído um Metro Ligeiro de Superfície, que ligará ​Lisboa a Oeiras e a Loures, tendo em vista contribuir para a melhoria da mobilidade urbana de uma forma sustentável a nível económico e ambiental.

CÂMARA DE LISBOA GARANTE REFEIÇÕES E DÁ 200 EUROS A ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Além de já ter lançado o concurso para garantir refeições gratuitas a todos os alunos carenciados, desde Jardim de Infância até ao 12º ano, nas escolas de Lisboa, a Câmara de Lisboa aprovou um apoio de 200 euros para alunos com necessidades especiais.

EM 2021, LISBOA VAI TER CASAS PARA TODAS AS «BOLSAS»

Hoje, com a colocação da primeira pedra de um empreendimento de 128 fogos na Avenida das Forças Armadas, arrancou um ciclo da vida de Entrecampos e da capital, onde, dentro de 16 meses, vão existir casas para arrendar a preços acessíveis à maioria das bolsas.

MUSEU MOSTRA «ITINERÁRIO BOTÂNICO» PELOS OLHOS DA PINTORA JOSEFA DE ÓBIDOS

O Museu Nacional de Arte Antiga, no âmbito Lisboa Capital Verde Europeia 2020, apresenta amanhã um «itinerário botânico» com obras do seu acervo, designadamente pinturas do século XVI ao XVIII, como as «Naturezas-mortas» de Josefa de Óbidos.

LISBOA

ÚLTIMAS EDIÇÕES

CENTRO CONTA A HISTÓRIA DO BACALHAU EM LISBOA E MOSTRA RENOVAÇÃO NA FRENTE REIBEIRINHA

Lisboa dispõem, desde hoje, de um Centro Interpretativo da História do Bacalhau. Situado n Terreiro do Paço, o espaço «conta» a saga da pesca do «fiel amigo» nos mares da Terra Nova e, ao mesmo tempo, é o símbolo da renovação da frente ribeirinha do Tejo.

TORRE DO GALO NA AJUDA VAI PARA OBRAS

A Torre do Galo, na Ajuda, vai ser recuperada assim que estiverem concluídas as obras do Palácio da Ajuda, previstas para finais de 2021, revelou o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, no final de uma visita que efetuou a essa freguesia lisboeta.

ENCONTROS DE URBANISMO DISCUTEM EMOÇÕES GERADAS PELO COVID

A terceira sessão do «Encontro de Urbanismo 2020: COVID 19 - Preparar as Cidades para Riscos Globais», que se realiza hoje, a partir das 18 horas, pretende «compreender a cidade a partir das emoções geradas pela pandemia».

OLHAR ALVALADE COM «OLHOS DE VER»

«Olhar Alvalade» com os «olhos» do pós-pandemia e do «amante» do bairro é a meta da Junta de Freguesia que, através da música, rota do petisco e fotografia, vai dar nova vida ao comércio local.

FOTOJORNALISTAS «RETRATAM» LISBOA EM QUARENTENA NO MUSEU DE LISBOA

Quatro fotojornalistas, mestres em olhar o mundo pela lente das suas máquinas fotográficas, são os autores das fotos que vão estar patentes na exposição de fotografia sobre a cidade em quarentena, no Museu da Cidade, a partir de 23 de julho.

URBANISTAS REUNEM-SE PARA «FALAR» DE LISBOA PÓS-COVID-19

O Encontro de Urbanismo 2020 quer «Preparar as Cidades para Riscos Globais», designadamente pandemias. Assim, a 2.ª Sessão, a ser transmitida online, segunda-feira, às 18 horas, vai «dar» “Lições do Passado: Prosperar Após Crises de Saúde Pública”.

MAIS DE 36 MIL ALUNOS LISBOETAS VÃO BENEFICIAR DE REFEIÇÕES GRATUITAS

São mais de 36 mil crianças e jovens, alunos do 2º e 3º ciclo e secundário, que vão beneficiar de refeições gratuitas «fornecidas» pela Câmara Municipal de Lisboa e que implica um investimento de 2,5 milhões de euros.

LISBOA COM MAIS 400 ESPLANADAS E RUAS PEDONAIS

Respeitando o distanciamento físico dos peões, foram autorizadas o alargamento de mais 400 esplanadas, incluindo 57 que ocupam espaços de estacionamento. Desta forma, Lisboa está a mudar, havendo mais ruas pedonais, passeios e ciclovias.

LISBOA CELEBRA REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820

O Museu de Lisboa vai celebrar o bicentenário da Revolução Liberal, iniciada por tropas aquarteladas no Porto e que, rapidamente, alastrou a Lisboa, onde, 50 anos depois, foi inaugurada a estátua ao rei D. Pedro IV, fundador da monarquia constitucional.

CÂMARA DE LISBOA JÁ TEM 177 PROPRIETÁRIOS INTERESSADOS EM ALUGAR CASAS

A primeira «ronda» ao mercado do Programa Renda Acessível já tem 177 candidaturas de proprietários interessados em alugar casas à Câmara para esta, por sua vez, as subarrendar, a preços acessíveis, nas 24 freguesias lisboetas.

URBANISTAS DEBATEM CIDADE EM TEMPOS DE COVID

Hoje, segunda-feira, vai realizar-se um Encontro de Urbanismo 2020, que irá debruçar-se sobre o tema «COVID 19 - Preparar as Cidades para Riscos Globais», o que irá permitir criar «um manual de utilizador da cidade em tempo de pandemia».

COMERCIANTES QUEREM BAIRRO ALTO PEDONAL

Apenas 40 dos 570 estabelecimentos comerciais do Bairro Alto, em Lisboa, estiveram presentes na reunião da Associação de Comerciantes para discutirem o futuro deste típico bairro, onde agora faltam os clientes a consumirem e a passear pelas ruas e vielas.

TÚNEL DA «ESPERANÇA» ENTRE ALGÉS E A TRAFARIA

A construção de uma terceira travessia do Tejo, entre Algés e a Trafaria, voltou a ser uma das prioridades da agenda política de autarcas das Câmaras de Oeiras e Almada. A ideia de ligar os dois concelhos é vital «para o desenvolvimento da AML».

LISBOA INAUGURA MAIS UM JARDIM HISTÓRICO NA BIBLIOTECA NACIONAL

Lisboa inaugurou ontem o novo Parque Verde da Biblioteca Nacional de Portugal. Com 5,5 hectares de zonas de estadia e de lazer, o novo jardim está integrado no programa de «Lisboa Capital Verde Europeia» que, mensalmente, vai abrir um espaço verde.

CGD «ENTREGA» JARDIM À CÂMARA DE LISBOA

A CGD «entregou» ontem, segunda-feira, à Câmara de Lisboa o Jardim da Caixa, situado na Av. João XXI, no âmbito do programa de abertura ao público de diversos espaços verdes e de lazer, no ano em que Lisboa exibe o galardão de Capital Verde Europeia.

DURANTE UM ANO – LISBOA VAI HOMENAGEAR AMÁLIA RODRIGUES

«A Amália Rodrigues é uma das maiores figuras da cultura portuguesa, uma personalidade ímpar», afirmou o presidente da Câmara de Lisboa, na apresentação das celebrações do centenário de Amália que começam no dia 1 de julho, prolongando-se por 2021.

Outras Notícias

%d bloggers like this: