Terça-feira, Setembro 27, 2022

Últimas

AMADORA PROMOVE DIVERSAS INICIATIVAS PARA CELEBRAR OS 43 ANOS

No próximo domingo, dia 11 de setembro, celebram-se os 43 anos de elevação a cidade do concelho da Amadora. Para comemorar a data, a autarquia vai dinamizar um conjunto de atividades, durante todo o dia.

AMADORA VOLTA A RECEBER O MAIOR FESTIVAL DE BANDA DESENHADA EM PORTUGAL

Entre os dias 20 a 30 de outubro de 2022, o maior Festival de Banda Desenhada em Portugal volta à cidade da Amadora, com 13 exposições, de autores nacionais e internacionais. A 33ª edição do certame foi apresentada esta quinta-feira, dia 8 de setembro, e contará com diversas novidades.

PEDRO ABRUNHOSA NAS FESTAS DA AMADORA

A propósito da comemoração dos 43 anos da cidade da Amadora, a autarquia está a promover o evento 'Amadora em Festa', entre os dias 8 a 18 de setembro. No próximo sábado, dia 10, Pedro Abrunhosa vai cantar os seus êxitos no Palco Cidade, no Parque Central.

FESTA DO LIVRO NA AMADORA COMEÇA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

A 7.ª edição da Festa do Livro arranca já no próximo dia 8 de setembro, quinta-feira, e estende-se até dia 11 setembro, sábado. O evento, que decorre na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, vai contar ainda com a presença de diversos autores e ainda a exposição 'Diário de uma Quarentena em Risco' e a entrega do Prémio Literário Orlando Gonçalves, entre outras atividades.

A 33ª EDIÇÃO DA AMADORA BD REALIZA – SE ENTRE OS DIAS 20 A 30 DE OUTUBRO

De 20 a 30 de outubro, o Amadora BD, considerado o maior Festival de Banda Desenhada em Portugal, volta à Amadora em três localizações distintas da cidade. Para já, estão abertas as inscrições para a Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português, e que decorrem até dia 15 de setembro.

ENTRADA EM VIGOR DA CARRIS METROPOLITANA A NORTE DE LISBOA ADIADA PARA JANEIRO

O início do funcionamento da Carris Metropolitana nos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras, Sintra, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira foi adiado para o dia 1 de janeiro de 2023. No entanto, na Margem Sul do Tejo, o início do serviço continua marcado para 1 de julho.

CÂMARA DA AMADORA RECEBE SELO DE INCLUSÃO

A Câmara Municipal da Amadora recebeu, esta semana, o Selo de Inclusão, cujo objetivo é promover vínculos entre jovens em situação de migração, refugiados ou requerentes de asilo e os jovens da União Europeia, através de atividades criativas e culturais que promovam a inclusão social.

AMADORA COMEMORA 48º ANIVERSÁRIO DE ABRIL COM VASTO PROGRAMA CULTURAL

A comemoração do 48º aniversário do 25 de Abril é vista como «muito importante» para a maioria dos habitantes do concelho da Amadora, onde a importância da celebração desta efeméride é particularmente valorizada. Por isso, a autarquia vai celebrar a data anos com um vasto programa lúdico/cultural.

AMADORA

ÚLTIMAS EDIÇÕES

AMADORA COMEMORA DIA NACIONAL DOS MOINHOS COM «VELAS AO VENTO»

Este ano, moleiros e entusiastas de todo o país, vão colocar simbolicamente os moinhos em funcionamento, para dizer presente e mostrar a força viva deste Património! A Amadora, que em tempos integrava a cintura moageira de Lisboa, vai promover a, 7 abril, a Oficina “Ao sabor do vento” e, no dia 9 abril, realiza visitas orientadas ao Núcleo Museológico do Moinho do Penedo.

CARLOS MOEDAS DEFENDE TRANSPORTES GRATUITOS NO LANÇAMENTO DA CARRIS METROPOLITANA

A única empresa de transportes por autocarro na grande Lisboa vai entrar em funcionamento a 1 de junho e vai servir 18 municípios. “Carris Metropolitana” é o nome da nova operadora, que terá cerca de 820 linhas rodoviárias, nos 18 municípios da área metropolitana da capital. Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, quer transportes gratuitos para menores de 23 anos e maiores de 65, em todos os concelhos da AML.

GRANDE FESTA DA FAMILIA EM ALGÉS CELEBRA DIA DA ÁGUA

Os SIMAS de Oeiras e Amadora vão celebrar o Dia Mundial da Água com um evento dedicado às famílias, no sábado, 26 de março, em Algés, no Parque Urbano de Miraflores, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade do uso eficiente da água.

CORAÇÃO AMARELO COMBATE SOLIDÃO NA AMADORA

No próximo dia 21 de março, pelas 15h00, realiza-se no Auditório Rogério Rodrigues, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, a apresentação da Comissão Instaladora da Associação Coração Amarelo da Amadora, que pretende contribuir para a diminuição do isolamento e solidão da população idosa do concelho da Amadora.

AMADORA INCENTIVA ALUNOS A PROSSEGUIR OS ESTUDOS

Os constrangimentos económicos das famílias que tem impedido o acesso e continuidade no sistema de ensino, nos níveis médio e superior levou a Câmara da Amadora a tomar um conjunto de medidas de apoio a alunos do município a prosseguir estudos. Entre elas, está a atribuição de bolsas de estudo.

VENDA NOVA VAI TER RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Uma residência universitária vai nascer na Amadora, foi decidido pelo executivo municipal da Amadora que, hoje, aprovou o protocolo que vai assinar com o ISCTE e a Universidade Nova de Lisboa para construção desse equipamento.

DEATH CAFÉ EM ALFRAGIDE: UM ESPAÇO DE REFLEXÃO E PARTILHA SOBRE A MORTE

No âmbito do projeto Amadora Cidade Compassiva, realiza-se, amanhã, dia 17 de fevereiro (quinta-feira), no Espaço Alfragide, entre as 15h30 e as 17hh00, mais um Death Café, promovido pela Cooperativa LinQUE, uma iniciativa de partilha e reflexão em torno da temática da morte e dos cuidados paliativos.

AMADORA APOSTA NA CULTURA NA BEDETECA E BIBLIOTECA MUNCIPAL PITEIRA SANTOS

A aposta cultural da Câmara da Amadora vai ao encontro dos interesses dos diferentes públicos e grupos etários, existindo na cidade vários equipamentos municipais que, juntos, proporcionam uma oferta cultural de qualidade. São os casos da Bedeteca e da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos que retomaram a sua programação.

AMADORA COMBATE VIOLÊNCIA E DEFENDE CIDADE COMPASSIVA

No âmbito da prevenção e combate à violência em contexto familiar, a Câmara da Amadora vai ter um Serviço de Atendimento Especializado a Vitimas da Violência, em que garante atendimento e acompanhamento social a pessoas vítimas de violência doméstica. Por outro lado, amanhã realiza-se um workshop, intitulado “Cuidar e Cuidar-se ComPaixão”.

FEVEREIRO É MÊS DE RASTREIO À SIDA E TUBERCULOSE NA AMADORA

A partir de amanhã (1 de fevereiro) e até ao dia 28 de fevereiro vão ser realizadas no concelho da Amadora várias ações de rastreio ao VIH, VHB, VHC e sífilis, que pretendem acabar com o estigma e a discriminação, possibilitar o acesso à prevenção, aos serviços de apoio, aos cuidados de saúde e aos tratamentos para o VIH e SIDA e a tuberculose

RASTREIO DE CANCRO DA MAMA NA AMADORA

A Câmara Municipal da Amadora, em parceria com a Administração Regional de Saúde, vai realizar a partir do dia 25 de janeiro Rastreio do Cancro da Mama a todas as mulheres do concelho, com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos de idade.

JÁ AÍ ESTÃO OS JOGOS JUVENIS ESCOLARES DA AMADORA

Uma prova de Corta-Mato marca o inicio, no próximo dia 19 de janeiro, da 34.ª dos Jogos Juvenis Escolares da Amadora 2022. Iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, os jogos preveem a realização de provas de andebol, basquetebol, voleibol, boccia inclusivo, futebol e atletismo de pista.

SÃO SILVESTRE DA AMADORA ADIADA PARA FEVEREIRO

A corrida São Silvestre da Amadora, prevista para 31 de dezembro, foi adiada para 26 de fevereiro de 2022, devido às restrições impostas pelo Governo no combate à pandemia de covid-19.

AMADORA REDUZ IMPOSTOS

A Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa, vai reduzir os impostos municipais em 2022, como medida de apoio às empresas e famílias, num contexto de perda de rendimentos, devido à Covid-19, e também para reforçar a coesão social e territorial do concelho.

SÃO SILVESTRE REGRESSA ÀS RUAS DA AMADORA

A São Silvestre mais antiga de Portugal Continental vai voltar a animar o último dia do ano as ruas da Amadora. Após um ano de interregno motivado pela pandemia Covid-19, a São Silvestre da Amadora regressa a 31 de dezembro de 2021, com a corrida de 10 km e a corrida das crianças (nascidas entre 2008 e 2016).

BANDA DESENHADA SENSIBILIZA CONTRA A COVID NA AMADORA

A Câmara Municipal da Amadora lançou a 2.ª fase da Campanha de Sensibilização contra a Covid-19, contando com o apoio de diversos autores de banda desenhada, através da criação de ilustrações originais de banda desenhada.

Outras Notícias