fbpx
Domingo, Fevereiro 5, 2023

Últimas

MAIS VIDEOVIGILÂNCIA E CASAS PARA AGENTES DA PSP NA AMADORA

A Câmara Municipal da Amadora assinou, na última sexta-feira, dia 20 de janeiro, o protocolo com o Ministério da Administração Interna (MAI) e com a Polícia de Segurança Pública (PSP), no sentido de ceder três lotes de terreno que vão permitir a construção de casas de coabitação social para os agentes deslocados da sua residência habitual, e ainda para reforçar os meios de videovigilância existentes no concelho.

ESPAÇO PÚBLICO É O TEMA DA NOVA EDIÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA AMADORA

A Câmara Municipal da Amadora vai lançar a 14.ª edição do Orçamento Participativo (OP), que terá o seu enfoque nas necessidades do Espaço Público. Esta iniciativa arranca com a apresentação de propostas, entre os dias 1 a 28 fevereiro, sendo que a votação nas mesmas decorrerá em maio.

MARIANA MACHADO E MIGUEL MARQUES VENCERAM A SÃO SILVESTRE DA AMADORA

O último dia de 2022 trouxe à Amadora a 47ª edição da São Silvestre, organizada pela autarquia e pelo Desportivo Operário Rangel, e contou com mais de 2500 atletas inscritos na corrida de 10 quilómetros, registando assim um novo recorde de participações.

EN 250 NA MINA DE ÁGUA COM CONDICIONAMENTOS DEVIDO AO MAU TEMPO

A circulação no concelho da Amadora está a funcionar sem quaisquer constrangimentos, explicou ao Olhares de Lisboa o gabinete de comunicação da autarquia. No entanto, e para já, apenas se encontra condicionada a EN250, na Mina de Água, devido a aluimento de terras.

CÂMARA DA AMADORA HOMENAGEOU OS MELHORES ALUNOS DOS 9º E 12º ANOS

A Câmara Municipal da Amadora, distinguiu, esta sexta-feira, dia 21 de outubro, os melhores alunos dos 9º e 12º anos do município. A cerimónia teve lugar no Ski Skate Amadora Park, Núcleo Central do 33.º Amadora BD, que está a decorrer até ao próximo dia 30 de outubro.

UM FIM-DE-SEMANA DIFERENTE NA AMADORA

Banda desenhada, conversas à roda do pão, dança e exposições são algumas das nossas sugestões para o fim de semana na Amadora. Porque não queremos que perca nada, segue a nossa lista de sugestões e planos do que fazer este fim-de-semana outubro no concelho da Amadora.

NOMEADOS CANDIDATOS AOS PRÉMIOS BANDA DESENHADA DA AMADORA

Já são conhecidos os nomeados da edição 2022 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA). Os vencedores do Amadora BD serão conhecidos no próximo dia 23 de outubro pelas 18h00, no decorrer da 33ª edição do Amadora BD, que se realiza de 20 a 30 de outubro 2022, em 3 localizações distintas da cidade: Ski Skate Amadora Park (Núcleo Central), Galeria Municipal Artur Bual e Bedeteca da Amadora – Biblioteca Fernando Piteira Santos.

AMADORA COM NOVOS CONSELHEIROS PARA A IGUALDADE

A Câmara Municipal da Amadora empossou hoje, no âmbito da comemoração do Dia Municipal para a Igualdade, dois novos conselheiros Municipais para a Igualdade: a atriz Carla Chambel e o jornalista Joaquim Franco.

AMADORA

ÚLTIMAS EDIÇÕES

10º AMADORA FADO COMEÇOU ESTA QUINTA-FEIRA E VAI ATÉ SÁBADO

De 6 a 8 outubro, a 10ª edição do Amadora Fado vai trazer à cidade nomes como Joana Amendoeira, Duarte e Cristina Branco. O evento terá lugar no Cineteatro D. João V e nos Recreios da Amadora.

AVÔ CANTIGAS E SIMAS DE OEIRAS E AMADORA ENSINAM CRIANÇAS A POUPAR ÁGUA

Os SIMAS de Oeiras e Amadora estão a comemorar hoje, 1 de outubro, o Dia Nacional da Água, com uma iniciativa que está a decorrer no Parque Maurício Turma da Mônica, na Amadora, com o objetivo de incentivar mudanças de comportamentos, mobilizar as famílias para promover uma cidadania ativa no domínio da utilização sustentável da água.

AMADORA PROMOVE DIVERSAS INICIATIVAS PARA CELEBRAR OS 43 ANOS

No próximo domingo, dia 11 de setembro, celebram-se os 43 anos de elevação a cidade do concelho da Amadora. Para comemorar a data, a autarquia vai dinamizar um conjunto de atividades, durante todo o dia.

AMADORA VOLTA A RECEBER O MAIOR FESTIVAL DE BANDA DESENHADA EM PORTUGAL

Entre os dias 20 a 30 de outubro de 2022, o maior Festival de Banda Desenhada em Portugal volta à cidade da Amadora, com 13 exposições, de autores nacionais e internacionais. A 33ª edição do certame foi apresentada esta quinta-feira, dia 8 de setembro, e contará com diversas novidades.

PEDRO ABRUNHOSA NAS FESTAS DA AMADORA

A propósito da comemoração dos 43 anos da cidade da Amadora, a autarquia está a promover o evento 'Amadora em Festa', entre os dias 8 a 18 de setembro. No próximo sábado, dia 10, Pedro Abrunhosa vai cantar os seus êxitos no Palco Cidade, no Parque Central.

FESTA DO LIVRO NA AMADORA COMEÇA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

A 7.ª edição da Festa do Livro arranca já no próximo dia 8 de setembro, quinta-feira, e estende-se até dia 11 setembro, sábado. O evento, que decorre na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, vai contar ainda com a presença de diversos autores e ainda a exposição 'Diário de uma Quarentena em Risco' e a entrega do Prémio Literário Orlando Gonçalves, entre outras atividades.

A 33ª EDIÇÃO DA AMADORA BD REALIZA – SE ENTRE OS DIAS 20 A 30 DE OUTUBRO

De 20 a 30 de outubro, o Amadora BD, considerado o maior Festival de Banda Desenhada em Portugal, volta à Amadora em três localizações distintas da cidade. Para já, estão abertas as inscrições para a Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português, e que decorrem até dia 15 de setembro.

ENTRADA EM VIGOR DA CARRIS METROPOLITANA A NORTE DE LISBOA ADIADA PARA JANEIRO

O início do funcionamento da Carris Metropolitana nos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras, Sintra, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira foi adiado para o dia 1 de janeiro de 2023. No entanto, na Margem Sul do Tejo, o início do serviço continua marcado para 1 de julho.

CÂMARA DA AMADORA RECEBE SELO DE INCLUSÃO

A Câmara Municipal da Amadora recebeu, esta semana, o Selo de Inclusão, cujo objetivo é promover vínculos entre jovens em situação de migração, refugiados ou requerentes de asilo e os jovens da União Europeia, através de atividades criativas e culturais que promovam a inclusão social.

AMADORA COMEMORA 48º ANIVERSÁRIO DE ABRIL COM VASTO PROGRAMA CULTURAL

A comemoração do 48º aniversário do 25 de Abril é vista como «muito importante» para a maioria dos habitantes do concelho da Amadora, onde a importância da celebração desta efeméride é particularmente valorizada. Por isso, a autarquia vai celebrar a data anos com um vasto programa lúdico/cultural.

AMADORA COMEMORA DIA NACIONAL DOS MOINHOS COM «VELAS AO VENTO»

Este ano, moleiros e entusiastas de todo o país, vão colocar simbolicamente os moinhos em funcionamento, para dizer presente e mostrar a força viva deste Património! A Amadora, que em tempos integrava a cintura moageira de Lisboa, vai promover a, 7 abril, a Oficina “Ao sabor do vento” e, no dia 9 abril, realiza visitas orientadas ao Núcleo Museológico do Moinho do Penedo.

CARLOS MOEDAS DEFENDE TRANSPORTES GRATUITOS NO LANÇAMENTO DA CARRIS METROPOLITANA

A única empresa de transportes por autocarro na grande Lisboa vai entrar em funcionamento a 1 de junho e vai servir 18 municípios. “Carris Metropolitana” é o nome da nova operadora, que terá cerca de 820 linhas rodoviárias, nos 18 municípios da área metropolitana da capital. Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, quer transportes gratuitos para menores de 23 anos e maiores de 65, em todos os concelhos da AML.

GRANDE FESTA DA FAMILIA EM ALGÉS CELEBRA DIA DA ÁGUA

Os SIMAS de Oeiras e Amadora vão celebrar o Dia Mundial da Água com um evento dedicado às famílias, no sábado, 26 de março, em Algés, no Parque Urbano de Miraflores, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade do uso eficiente da água.

CORAÇÃO AMARELO COMBATE SOLIDÃO NA AMADORA

No próximo dia 21 de março, pelas 15h00, realiza-se no Auditório Rogério Rodrigues, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, a apresentação da Comissão Instaladora da Associação Coração Amarelo da Amadora, que pretende contribuir para a diminuição do isolamento e solidão da população idosa do concelho da Amadora.

AMADORA INCENTIVA ALUNOS A PROSSEGUIR OS ESTUDOS

Os constrangimentos económicos das famílias que tem impedido o acesso e continuidade no sistema de ensino, nos níveis médio e superior levou a Câmara da Amadora a tomar um conjunto de medidas de apoio a alunos do município a prosseguir estudos. Entre elas, está a atribuição de bolsas de estudo.

VENDA NOVA VAI TER RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Uma residência universitária vai nascer na Amadora, foi decidido pelo executivo municipal da Amadora que, hoje, aprovou o protocolo que vai assinar com o ISCTE e a Universidade Nova de Lisboa para construção desse equipamento.

Outras Notícias