Carnaxide e Queijas continua na senda do progresso

Há nova edição impressa do Olhares de Carnaxide e Queijas, disponível antecipadamente em formato digital. Neste número contamos tudo sobre a vida social, cultural e comercial da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.

Das intervenções de reabilitação do mercado de Carnaxide e do Centro Civico até ao anúncio de Isaltino Morais que vão ser entregues as primeiras habitações construídas, no âmbito do PPR, no Alto da Montanha, em Carnaxide, são alguns dos temas que pode ler na nova edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas.

Nesta edição, contamos tudo sobre a forte aposta da União de Freguesias nos investimentos, a realizarem-se brevemente. Estes vão promover a melhoria da qualidade de vida dos residentes, através da ativação e fortalecimento da sua capacidade para ação conjunta, partindo das suas experiências e da sua visão da realidade, numa lógica de participação e ‘empowerment’, designadamente no campo da saúde (nova clinica de hemodiálise e reabertura da clinica dentária da Família Global).

Dia da Mulher

No mês em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, Olhares de Carnaxide e Queijas, associando-se às celebrações efetuadas pela Câmara Municipal de Oeiras e pela União de Freguesias, não podia deixar passar em claro essa efeméride. A data foi criada para comemorar e honrar as realizações das mulheres, aumentar a sensibilização para as disparidades de género e a discriminação, bem como promover o apoio global às mulheres.

De acordo com Inigo Pereira, as pessoas podem inspirar outras para ajudar a criar um mundo inclusivo, procurando a inclusão das mulheres e partilhando conhecimentos. E, é com esse espirito de cooperação e partilha, que Inigo Pereira, em entrevista a Olhares de Carnaxide e Queijas, realçou que a União de Freguesias vai manter a aposta na melhoria do espaço público, na dinamização de iniciativas culturais e vai manter os apoios sociais, apelando à participação coletiva, que garanta uma maior adequação dos projetos e soluções que venham a ser desenhados, em resposta aos desafios expressos pelas comunidades.

Manter parcerias

Do ponto de vista do presidente da união de freguesias, o território vai continuar a assegurar a colaboração eficiente de todos os agentes, meios e recursos da comunidade, numa perspetiva integrada, reforçando a plataforma de parcerias existente entre as entidades que localmente desenvolvem a sua intervenção. Tudo em prol da melhoria da qualidade de vida dos residentes e das pessoas que aí trabalham.

Aliás as parcerias existentes nas áreas de saúde, de apoio às famílias mais carenciadas e na área do desporto, são demonstrativas das “ambições” de Inigo Pereira para a sua União de Freguesias que, este ano, tem um orçamento a rondar os dois milhões de euros.

Apesar de se situar numa freguesia diferente (Algés), a recente assinatura de um contrato entre a Câmara Municipal de Oeiras e o Administração do Porto de Lisboa, para a gestão partilhada da frente ribeirinha, vai ter repercussões na vida social e cultural de Carnaxide e Queijas, permitindo às populações usufruírem, num futuro próximo, de uma renovada e reabilitada praia de Algés.


Descarregue e leia a edição impressa Jornal Olhares de Carnaxide e Queijas nº 20 no seu computador ou equipamento móvel

Quer comentar a notícia que leu?