A oitava edição de ‘O Caminho da Inovação’, promovido pela Águas do Tejo Atlântico (AdTA), contou com 526 inscritos, aos quais se juntam os 498 acessos online via streaming.
O Caminho da Inovação 2024, que realizou a sua oitava edição no passado dia 3 de outubro, veio confirmar o sucesso crescente deste encontro que se destina a discutir a inovação no setor da água. Este ano, houve 526 inscrições e 498 acessos online via streaming. Esta edição contou com a presença de 18 oradores reconhecidos nas suas áreas, a nível nacional e internacional, que partilharam com os participantes os seus trabalhos, a sua experiência e a sua visão de futuro para o setor da água.
Nesta iniciativa, marcaram ainda presença 24 expositores, que mostraram projetos inovadores e soluções sustentáveis, dentro de um ambiente adequado e propício para a troca de ideias e networking. A abertura do evento coube a Nuno Brôco, presidente da Águas do Tejo Atlântico (AdTA), que, no âmbito das parcerias sustentáveis referiu que “a Tejo Atlântico tem a ambição de ser um espaço de fomento à inovação, crescimento de iniciativas de valor acrescentado e de desenvolvimento do setor e do território, evidenciando o seu impacto positivo em termos sociais, económicos, na saúde pública e no ambiente”.
Partilha de experiências entre os participantes
Outro dos oradores foi ainda Alejandro Sturniolo, keynote speaker e moderador do painel Parcerias Sustentáveis, que falou sobre o conceito Water Positive, “Sustainable Partnerships on the Path to Innovation” proporcionando um debate participativo de grande relevância. Todos os oradores convidados para este encontro partilharam as suas experiências e insights sobre a importância da colaboração entre diferentes stakeholders por forma a enfrentar os desafios globais do setor da água. Durante a tarde, a Inovação esteve em Destaque com a apresentação de projetos inovadores, com destaque para os quatro casos principais que estão a ser desenvolvidos em parceria com diversas entidades.
Estes projetos destacaram-se pela sua abordagem prática e pelo contributo que podem trazer para uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos. Desta forma, o ‘Caminho da Inovação’ 2024 foi mais uma prova de que a inovação e a colaboração são os determinantes para garantir a sustentabilidade no setor da água, concluindo-se que o futuro depende das soluções que criamos juntos hoje. No final do encontro, houve ainda espaço para a entrega do Grande Prémio relativo à sétima edição do “Desafio à Inovação” que teve como vencedor o “Protótipo para Patente de Inovação de Auto-Limpeza Exterior de Tamisadores Verticais”, desenvolvido por uma equipa da AdTA, sediada na Fábrica de Água de Frielas.