A NOVA VIDA DA ZONA RIBEIRINHA DE LOURES NA NOVA EDIÇÃO DO OLHAR LOURES

A nova edição do Olhar Loures, já disponível para download, conta tudo sobre o Futuro Parque Verde Papa Francisco, e que irá devolver à população a frente ribeirinha. Este é um dos projetos do legado deixado pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que permitiu também a requalificação do Parque Tejo/Trancão. Outros destaques são ainda a alteração do traçado da futura Linha Violeta, que terá o seu término junto ao LouresShopping e os investimentos da Câmara Municipal de Loures (CML) na área da educação, entre outros.

A JMJ trouxe, no início de agosto, cerca de um milhão e meio de pessoas até ao Parque Tejo/Trancão. Um mês depois do fim do evento, é agora altura de olhar para o futuro. Nesse sentido, a CML já começou as obras para construir o Parque Verde Papa Francisco, que vai devolver à população a frente ribeirinha há muito reivindicada. Este é um dos assuntos que poderá conhecer em pormenor na nova edição de Olhar Loures, juntamente com as habituais condecorações municipais, que aconteceram no Dia do Munícipio, a 26 de julho.

Aqui, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Leão, fez um balanço daquilo que tem vindo a ser feito pela autarquia. Neste sentido, destacou alguns projetos que já foram postos em marcha, como o caso do programa ‘Habitação Justa’, entre outros. Por outro lado, abordou ainda a continuidade dos apoios às famílias e jovens do concelho, e outras medidas que quer continuar a pôr em prática neste mandato. Neste sentido, o edil prometeu que “os próximos anos serão de execução de obras fundamentais, há muito adiadas pelos últimos oito anos de governação”.

Investimentos na Educação em destaque

Outro destaque desta edição é ainda os investimentos realizados pela Câmara Municipal na área da Educação, neste novo ano letivo que agora arranca. Desta forma, a edilidade vai investir perto de 500 mil euros nesta matéria. Aqui, cerca de 120 mil euros destinam-se ao apoio à aquisição de material escolar às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo da rede pública e solidária.

Já 314 mil euros estão destinados à oferta dos livros de fichas aos alunos do 1.º ciclo. Por outro lado, a CML vai continuar a financiar, no próximo ano letivo, as refeições escolares aos alunos dos escalões A e B. Assim, estão garantidos o pequeno-almoço, almoço e lanche, de acordo com as normas do Serviço de Apoio à Família.

Freguesia de Bucelas em destaque

Para outubro, está prevista a realização de mais uma edição da Festa do Vinho e das Vindimas, em Bucelas. Neste sentido, o Olhar Loures esteve à conversa com o presidente da Junta de Freguesia, Hélio Santos. O autarca revela que quer continuar a promover a marca ‘Bucelas Capital do Arinto’ e a estar próximo das populações. Contudo, outros objetivos passam ainda por continuar a apostar no Enoturismo, melhorar o espaço público e captar mais jovens.

Ainda nesta freguesia, damos também a conhecer o Museu do Vinho e da Vinha. Este é um espaço inaugurado em 2013, e que se dedica à história e à arte de fazer vinho. Por fim, damos ainda a conhecer o Grupo Musical e Recreativo da Bemposta (GMRB) e a Casa do Povo de Bucelas. Estas são duas associações locais que ajudam a manter o dinamismo na freguesia.

No entanto, outro dos destaques desta edição passa também pela alteração do traçado previsto para a futura Linha Violeta do Metro de Lisboa. Neste sentido, esta terá menos estações e contará com o seu terminal junto ao LouresShopping, na Urbanização do Infantado. Esta decisão surge após as reivindicações dos moradores do Infantado, que temem perder lugares de estacionamento e zonas de sombra.


Descarregue e leia a edição impressa OLHAR LOURES - Setembro 2023 no seu computador ou equipamento móvel

Quer comentar a notícia que leu?