A TÍTULO PÓSTUMO, OEIRAS ENTREGA MEDALHA MUNICIPAL A PEDRO BARROSO

0

Foto de Capa: Arquivo | Oeiras comemora, no próximo domingo, os 261 anos de elevação a concelho entregando casas a jovens e viaturas as forças de segurança e distinguindo individualidades no Dia do Município, nomeadamente o músico/poeta Pedro Barroso, falecido recentemente.

Pela primeira vez sem público devido aos novos tempos de pandemia, os Jardins do Palácio do Marquês de Pombal vão ser o principal palco das comemorações do Dia do Município de Oeiras, com limitação de convidados e manutenção das adequadas distâncias de segurança, de acordo com indicações da Delegada de Saúde de Oeiras.

No dia do Município, a Câmara de Oeiras vai distinguir várias personalidades ligadas a vida cultural, desportiva e económica do concelho.

Assim, segundo a edilidade presidida por Isaltino Morais, na cerimónia, em que se assinalam os 261 anos da elevação de Oeiras a concelho, serão distinguidos cidadãos e instituições que se têm destacado e contribuído para tornar Oeiras num Município de excelência.

Rita Blanco (atriz), Matias Damásio (músico), Pedro Barroso (músico/poeta – a título póstumo), Pedro Moutinho (fadista), Jorge Fernando (guitarrista /fadista), Marcelino Sambé (bailarino), Joaquim Pereira (Federação Portuguesa de Rugby – atleta), Carlos Chainho (jogador/treinador futebol), Pedro Brandão (arbitro natação/1º árbitro português nos Jogos Olímpicos/Direção Federação Natação), Rui Anjos (médico – Hospital Santa Cruz), LG, MOVIELIGHT, PRODRONE, Johnson&Johnson e Samsung são algumas das individualidades e entidades a quem a Câmara Municipal de Oeiras atribui este ano Medalhas de Mérito Municipal, na Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município, nos Jardins  do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.

Além da Sessão Solene, o Dia do Município será comemorado com a entrega de viaturas às forças de segurança do concelho e a serviços municipais, a entrega de fogos e inauguração de dois edifícios no âmbito do programa de Habitação Jovem e dois momentos culturais transmitidos on-line, em direto, da ex-Estação Agronómica Nacional: uma visita guiada à Quinta de Cima pelo Historiador José Meco e um concerto com Camané e Mário Laginha, na Casa da Pesca.





PROGRAMA

As comemorações terão início às 9H00, com o tradicional Hastear das Bandeiras, frente aos Paços do Concelho. Segue-se para os Jardins do Palácio do Marquês de Pombal onde terá lugar, às 10H00, uma Missa Solene e, às 11H00, a Sessão Solene com entrega de condecorações a Cidadãos e Instituições de reconhecido mérito.

Às 12H30, serão atribuídas 26 viaturas a forças de segurança (Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal e Proteção Civil) e a serviços municipais, no parque de estacionamento do Palácio.

À tarde, às 15H00, a Habitação Jovem vai estar em destaque, estando marcada a ENTREGA DE 19 FOGOS (localizados na União de freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, na União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada/Dafundo, na Freguesia de Barcarena e na Freguesia de Porto Salvo), ainda nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal.

A seguir terá lugar a inauguração de dois edifícios no âmbito do programa Habitação Jovem nos Centros Históricos, em duas localidades do concelho: às 16H30, em Leião (Rua das Pedreiras nº 15 e 15ª); e, às 17H00, em Barcarena (Largo de São Sebastião nº 7, 9 e 11), cuja aquisição e reabilitação consiste num investimento municipal de 590.894 €.

O programa comemorativo terminará com dois momentos culturais, com transmissão on-line em direto no Facebook do Município, tendo como palco a ex-Estação Agronómica Nacional, em Oeiras, que está a ser recuperada pelo Município. Aqui terá lugar, às 17H30, uma visita guiada à Quinta de Cima pelo historiador José Meco e, às 19H00, um concerto com Camané e Mário Laginha, em direto da Casa da Pesca.

Escreva aqui o seu comentário...