ALMADA LANÇOU PLANO ‘ALMADA TERRITÓRIO INTELIGENTE’

A Câmara Municipal de Almada (CMA) lançou, recentemente, o plano de ação ‘Almada Território Inteligente’, no qual assume o compromisso de cumprir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

O Munícipio de Almada assumiu, recentemente, o compromisso de cumprir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Desta forma, a autarquia lança o plano de ação ‘Almada Território Inteligente’, no sentido de cumprir metas de sustentabilidade até 2030. Assim, a Câmara Municipal de Almada (CMA) adopta este plano como um roteiro a seguir, com metas de sustentabilidade e de desenvolvimento, dentro das dimensões social, ambiental e económica.

No mesmo sentido, a CMA pretende ainda recolher e analisar dados, fortalecer parcerias e juntar a comunidade para ajudar a concretizar estes objetivos. Por sua vez, alguns dos projetos identificados pela autarquia passam pela gestão inteligente de resíduos; rede de recolha de dados abertos ou um programa de literacia digital. De igual modo, a CMA perspetiva ainda trabalhar no projeto Almada Solidária, juntamente com as empresas com responsabilidade social e ambiental, bem como outras inseridas no âmbito do plano ‘Almada Território Inteligente’.

Até ao momento, a Câmara de Almada tem vindo a desenvolver vários trabalhos através do Observatório do Território de Almada, com o mesmo objetivo de crescer sustentavelmente até 2030. No âmbito do novo plano, a CMA adequou os 17 ODS e as suas 169 metas à realidade do concelho. Por outro lado, o munícipio está ainda a trabalhar na produção do Relatório Voluntário Local (VLR). Ou seja, o seu objetivo é apresentar o progresso na implementação da Agenda 2030 e no cumprimento dos 17 ODS.

Envolver empresas e investigadores

Este relatório integra ainda um grupo de trabalho inserido na Associação Nacional de Municípios Portugueses (Sessão ODS), juntamente com mais cinco concelhos. Aqui, a autarquia de Almada assume o compromisso de criar um LAB ODS e a envolver entidades de investigação e inovação nacionais e internacionais. Algumas delas são, por exemplo, a CESOP-Rede Local e a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT- NOVA).

Por fim, recorde-se que a CMA aderiu ao Programa das Nações Unidas para os Povoamentos Humanos (UN-Habitat). Para tal, a presidente da autarquia, Inês de Medeiros, subscreveu uma Carta de Compromisso, efetuando ainda uma candidatura à certificação Silver de Cidade ODS. Por sua vez, a autarquia vai ainda lançar, no início de 2024, o site ‘Almada Território Inteligente’. O seu propósito é permitir que a população em geral possa acompanhar todas as iniciativas e projetos associados a este plano.

Quer comentar a notícia que leu?