ALUNOS DE LISBOA E PARIS JUNTAM-SE PARA CRIAR EXPOSIÇÃO NO JARDIM DE SANTOS

No âmbito da Temporada Portugal-França, que se realiza em simultâneo nos dois países até 31 de outubro de 2022, a cidade de Paris lançou a Lisboa o desafio de juntar alunos de duas escolas de artes, uma de cada cidade, numa exposição que ilustra e celebra os laços entre as duas capitais.

Esta iniciativa, promovida pelas autarquias de Lisboa e Paris, apresenta, desde esta sexta-feira, dia 2 de setembro, e até dia 30, nas grades do Jardim Nuno Álvares (Jardim de Santos), os trabalhos de alunos de duas escolas de artes, o IADE (Lisboa) e a École Professionnelle Supérieure d’Arts Graphiques de la Ville de Paris (EPSAA), de Paris.

Segundo Paula Teixeira, Chefe de Divisão de Promoção e Comunicação Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, ao Olhares de Lisboa, o objetivo desta iniciativa retratar a perspetiva “das duas escolas sobre as duas cidades”, através de símbolos icónicos de cada uma, tais como a Torre Eiffel ou o Moulin Rouge, no caso de Paris, ou as sardinhas e os elétricos, no caso de Lisboa.

A proposta, explica a mesma, partiu da autarquia parisiense, sendo que depois foi feito um concurso em cada uma das duas escolas para escolher os melhores desenhos. No caso do IADE, participaram todos os alunos do primeiro ano do curso de Ilustração, tendo sido escolhidos 12 desenhos. No total, esta exposição conta com 24 trabalhos, escolhidos por um júri composto por elementos de ambas as cidades.

A inauguração desta exposição decorreu na segunda-feira, dia 5, nas grades do Jardim Villemin (no 10ème arrondissement), em Paris, e decorre, tal como na edição portuguesa, até 30 de setembro.

Através destes trabalhos, pretende-se celebrar o Acordo de Amizade que une Lisboa e Paris desde 1998, cidades que partilham os princípios de liberdade, solidariedade, abertura e tolerância. Ainda de acordo com Paula Teixeira, “esta iniciativa mostra uma perspetiva interessante daquilo que cada aluno vê em cada cidade, para além de ser, em muitos casos, a primeira exposição destes jovens”.


Quer comentar a notícia que leu?