Arte no feminino comemora 10º aniversário da fusão da Universidade de Lisboa

Nos dez anos da fusão da Universidade de Lisboa, a arte apresenta-se no feminino. Para integrar a exposição foram escolhidas dez artistas, umas emergentes, outras consagradas, que cobrem diferentes manifestações das artes plásticas e que, nalgum momento da sua vida, tiveram uma ligação à Universidade de Lisboa.

A exposição “Arte no Feminino” – 10 Anos, 10 Artistas, é uma das muitas iniciativas que integram o programa de comemorações dos 10 anos da ULisboa. A inauguração da exposição tem lugar no dia 8 de março, às 18h, na Reitoria da Universidade de Lisboa. A presença das mulheres nas artes plásticas tem uma história longa, rica, diversificada e de crescente afirmação societal, embora muitas vezes tenham enfrentado desafios e discriminações diversas ao longo do tempo.

O principal pretexto para realização de uma exposição mobilizadora de artistas femininas surgiu, naturalmente, associado à celebração do Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março. Esta efeméride foi instituída em 1975 pelas Nações Unidas. O seu objetivo é evocar e celebrar os direitos e conquistas da Mulher e o seu papel ativo e fundamental na História e na Sociedade. Tendo em vista a seleção das 10 artistas, assumiram-se diversos pressupostos. Ou seja, terem, em algum momento da sua vida, ligação com a ULisboa ou universidades precedentes (estudantes, professoras/investigadoras ou técnicas).

Contudo, pretende-se ainda que estas tenham, se possível, alguma diversidade de unidades orgânicas, para assim fazer jus à ideia da Fusão. Igualmente, pretende-se cobrir diferentes manifestações das artes plásticas e juntar artistas mais experientes e consagradas com artistas mais jovens e emergentes». São elas: Ana Bonifácio, Ana Lima-Netto, Ana Margarida Matos, e Ângela Ferreira. Também estão presentes Isabel Sabino, Mariana Castro, Marta Soares, Paula Rego, Vanessa Barragão e Virgínia Fróis. Inaugura a 8 de Março, às 18.00, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

As mulheres e o trabalho

Por outro lado, para assinalar o Dia Internacional das Mulheres, e inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego – CITE, está a organizar a Conferência “As Mulheres e o Trabalho – 50 Anos de Liberdade e de Luta pela Igualdade”. Esta conta com o apoio do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Por fim, esta conferência pretende debater o papel da Mulher no mercado de trabalho, antes e depois do 25 de Abril. Pretende-se também fomentar a partilha de testemunhos, experiências e conhecimento, sem deixar de fazer uma reflexão quanto ao futuro e os desafios que ainda nos esperam.

Quer comentar a notícia que leu?