BAIRRO LUTA PELA CASA VAI SER REQUALIFICADO

0

O bairro Luta Pela Casa, em Carnaxide, vai ser requalificado. A Câmara de Oeiras atribuiu um subsídio, superior a 343 mil euros, à Comissão de Moradores para obras de requalificação das 100 casas, construídas nos anos 80, do século passado.

Situado no limite Noroeste de Carnaxide, o bairro «Luta pela Casa» é um exemplo real de integração de um equipamento de habitação social na malha edificada e consolidada de uma localidade e, por isso, com o objetivo de preservar o território e de qualificar os espaços residenciais, nomeadamente os Bairros de Génese Social Municipal, a Câmara de Oeiras vai apoiar financeiramente as obras de reabilitação do Bairro Luta pela Casa, em Carnaxide.

Assim, foi aprovado pelo executivo municipal a atribuição de uma comparticipação financeira, no montante de 343.450,60 euros, à Associação de Moradores do Bairro Luta pela Casa, responsável pela administração e manutenção do património associativo e por resolver todos os problemas de gestão efetiva do Bairro ou fazê-los resolver pela administração pública, quando da competência desta.

Esta intervenção, segundo a Câmara, incluirá a impermeabilização e pintura das fachadas deste Bairro, que foi construído nos finais dos anos setenta e década de oitenta, do qual o Município de Oeiras ainda é senhorio, em parte.

Exemplo real de integração na malha edificada de Carnaxide, a requalificação deste Bairro vai contribuir, salienta a autarquia, «para o objetivo municipal de uniformização do território ao nível da conservação do edificado e melhorar a imagem do Bairro e a sua qualidade de vida e habitabilidade».

O projecto teve origem na associação de moradores A Luta Pela Casa, em julho de 1975, iniciando a obra em maio de 1977, no âmbito do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), serviço SAAL/Lisboa e Centro/Sul.





Foto: Arquivo OCQ

Escreva aqui o seu comentário...