BERNARDINO SOARES VISITA CENTRO SOCIAL EM LOURES E DÁ DINHEIRO A INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE

0

Bernardino Soares visita, amanhã, um centro social em Santo António dos Cavaleiros, Loures, que dá apoio alimentar a mil pessoas. Esta visita, ocorre após a Câmara ter decidido antecipar os pagamentos a 54 instituições de solidariedade social do concelho.

Loures antecipou o pagamento a instituições de solidariedade social do concelho e, no dia em que aprovou essa decisão, deliberou também entregar desinfetante às sete corporações de bombeiros do concelho, para as quais também já tinha antecipado transferência de verbas, referentes a abril e maio.

Uma das instituições apoiadas é o Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que presta apoio alimentar a mais de 1000 pessoas, e que amanhã, quinta-feira, dia 7 de maio, vai ser visitado pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

Esta visita, segundo um comunicado da edilidade, «decorre do apoio financeiro extraordinário e fornecimento de bens alimentares que a Câmara Municipal de Loures está a atribuir a 23 instituições de carácter social do  concelho que prestam apoio a mais de 6000 pessoas carenciados, através de ajuda alimentar, com refeições confecionadas (cantina) e/ou bens alimentares (cabaz), face ao aumento exponencial do número de famílias que procuram ajuda  em consequência da crise socioeconómica provocada pela pandemia CoVid-19, num investimento que já ultrapassou os 500 mil euros».

Por outro lado, a Câmara Municipal de Loures recorda que antecipou o pagamento às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que submeteram candidatura ao Regulamento Municipal de Apoio às Instituições Sociais (RMAIS), no valor de 150 mil euros.

Esta deliberação da Câmara de Loures é demonstrativa que, a «solidariedade não é propriedade de nenhum tipo de credo, nem é ‘doutrinável’ por nenhuma cartilha. É um património comum que necessita de ser apoiado em momentos como os que se estão a viver», com muitas instituições a debaterem-se com graves problemas de tesouraria.





E, por isso, dada a necessidade «urgente de dinheiro» de muitas dessas entidades, a autarquia presidida por Bernardino Soares, concedeu apoio às 54 instituições que apresentaram candidatura referente às tipologias de «Apoio ao Funcionamento» e «Apoio à Atividade de Regular».

Associações apoiadas:

Associação de Apoio aos Profissionais do Hospital de Santa Maria; Associação “O Saltarico”

Associação Beneficente de Ajuda; Associação Cantinho da Pequenada; Associação Cantinho das Crianças do Prior Velho; Associação Comunitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Sacavém; Associação de Moradores de Santo António dos Cavaleiros; Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Bobadela; Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Unhos; Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Santo Antão do Tojal; Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de São Julião do Tojal; Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Zambujal; Associação do Centro de Dia da Terceira Idade da Freguesia de Unhos; Associação Dr. João dos Santos; Associação Infanta D. Mafalda, Lar Infanta D. Maria

Associação Luiz Pereira da Motta; Associação para a Mudança e Representação Transcultural

Associação Pomba da Paz; Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Camarate; Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pinheiro de Loures; Associação Vida Cristã Filadélfia; Casa de Repouso dos Motoristas de Portugal e Profissões Afins; Casa do Gaiato de Lisboa; Casa do Professor de Loures; Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros; Centro Popular Infantil “Nascer do Sol”; Centro Social de Sacavém; Centro Social e Paroquial da Bobadela; Centro Social e Paroquial de Moscavide; Centro Social e Paroquial de São Pedro de Lousa; Centro Social e Paroquial Nuno Álvares Pereira de Santiago de Camarate; Centro Social e Paroquial São Saturnino de Fanhões; Centro Social Nossa Senhora das Graças; Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Apelação; Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia do Prior Velho; Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Moscavide; Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Santa Iria de Azóia; Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de São João da Talha; Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Vale Figueira; Conselho Português para os Refugiados – Espaço A Criança; Cooperativa de Solidariedade Social “Os Amigos de Sempre”, CRL; CREACIL – Cooperativa Reabilitação Educação Animação Comunidade Integrada do Concelho de Loures; CREVIDE – Creche Popular de Moscavide; Desafio Jovem (Teen Challlenge) Portugal; Fundação da Obra de Nossa Senhora da Purificação; Instituição de Apoio Social da Freguesia de Bucelas; Jardim de Infância Nossa Senhora dos Anjos; Jardim de Infância O Nosso Mundo; NUCLISOL – Jean Piaget. Associação para o Desenvolvimento da Criança, a Integração e a Solidariedade; PROSAUDESC – Associação de Promotores de Saúde Ambiente e Desenvolvimento Sociocultural; Refood 4 Good – Associação; Santa Casa da Misericórdia de Loures; Santa Casa da Misericórdia de Moscavide; e START SOCIAL – Cooperativa Sócio-Educativa para o Desenvolvimento Comunitário, CRL.

Entregue desinfetante a bombeiros

Por outro lado, o Município de Loures aprovou, também, a entrega de desinfetante às sete corporações de bombeiros do concelho, no âmbito das medidas de apoio ao combate à pandemia de Covid-19.

Segundo um comunicado da edilidade, foram cerca de 25 litros de hipoclorito para cada uma das corporações de bombeiros, cuja finalidade é ser utilizado para higienizar materiais e equipamentos de proteção individual.

Esta medida – refere o comunicado – vem complementar as que foram já implementadas nos últimos meses, como é o caso da antecipação da transferência de verbas, referentes a abril e maio, bem como a distribuição de equipamentos de proteção individual e a disponibilização de apoio psicológico a todos os operacionais.

Escreva aqui o seu comentário...