BIBLIOTECA D. DINIS RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE O PRÉMIO SAKHAROV

A Biblioteca D. Dinis, em Odivelas, recebe, até 10 de fevereiro, a exposição ‘Mulheres Laureadas com o Prémio Sakharov’. Esta mostra tem entrada livre e é promovida pela Câmara Municipal de Odivelas (CMO), em parceria com a Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa.

‘Mulheres Laureadas com o Prémio Sakharov’ é o tema da nova exposição que a Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas, vai ter patente até dia 10 de fevereiro. Esta mostra é promovida pela Câmara Municipal de Odivelas (CMO), em parceria com a Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa. Assim, esta exposição, vai mostrar estas mulheres e as suas causas. Poderá ver a exposição, que tem entrada livre, entre terça e sexta, das 9h30 às 18h45, e aos sábados, das 9h30 às 16h45.

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento é o maior tributo prestado pela União Europeia em relação ao trabalho desenvolvido em prol dos direitos humanos. Igualmente, é uma forma de reconhecimento de pessoas, grupos e organizações, tendo sido atribuído pela primeira vez em 1988 a Nelson Mandela e Anatoli Marchenko. Por fim, este galardão tem como objetivo promover a liberdade de expressão, os direitos das minorias, e o respeito pelo direito internacional. Ao mesmo tempo, quer ainda divulgar o aprofundamento da democracia e o primado do Estado de direito.

A Biblioteca Municipal D. Dinis foi inaugurada em 1997. Contudo, para além de Odivelas, conta ainda com polos em Caneças e na Pontinha. Recentemente, foi alvo de obras de requalificação, tendo reaberto ao público a 18 de novembro. Esta intervenção durou dois anos e custou perto de dois milhões de euros, financiados em metade por fundos comunitários. Esta reabilitação incidiu sobretudo na requalificação e renovação do espaço, datado do século XVII. Atualmente, é gerida pela Câmara de Odivelas.

Quer comentar a notícia que leu?