Cáritas de Lisboa e Clínicas Persona uniram-se para promover a autoestima e a saúde

A Cáritas Diocesana de Lisboa juntou-se às Clínicas Persona, para ajudar a melhorar a imagem e a saúde de pessoas sem condições financeiras para o fazer. A primeira pessoa escolhida foi Fernanda Teixeira, de 60 anos, que vai submetida a um processo de emagrecimento, que lhe vai permitir ganhar mais qualidade de vida.

Fernanda Teixeira, 60 anos, foi a primeira mulher referenciada pela Cáritas Diocesana de Lisboa para receber, gratuitamente, um tratamento de emagrecimento que lhe vai permitir ganhar mais autoestima e qualidade de vida. “Esta ação deve-se ao facto de queremos dar a conhecer a clínica e podermos ajudar as pessoas que estão necessitadas”, afirmou ao Olhares de Lisboa a responsável pelas Clínicas Persona, Glória Morgado. “Queremos continuar com mais ações, dentro do âmbito social”, acrescentou ainda a responsável. Já as próximas ações neste âmbito, serão nas Clínicas Persona da Portela e de Setúbal.

A escolhida vai ser submitida a um tratamento de emagrecimento, juntamente com um plano alimentar. A este, juntam-se mais dois tratamentos para combater a gordura localizada e a flacidez. Os procedimentos irão ter lugar na Clínica Persona do Marquês de Pombal, na Avenida Joaquim Augusto de Aguiar. No total, a Persona conta com oito clínicas em todo o país, das quais três estão localizadas na zona de Lisboa (Marquês, Portela e Setúbal). “Isto não é só estética, é saúde”, frisou Glória Morgado. Para a mesma, “o facto de termos peso a mais é prejudicial à nossa saúde”. “Claro que também há a questão estética, porque quando perdemos peso, o corpo muda, há flacidez e muitas outras coisas que têm de ser trabalhadas”, disse ainda.

Parcerias são muito importantes para a Cáritas

Para Glória Morgado, este tipo de ações “é bastante importante porque estamos a falar de senhoras que tiveram um problema na vida e têm a auto-estima em baixo. São pessoas tristes, que não se sentem muito bem com elas próprias”. Já para Ana Catarina Calado, coordenadora da Cáritas Diocesana de Lisboa, esta iniciativa surgiu através de um contacto da Persona, “que lançou este desafio de propôr uma pessoa que pudesse beneficiar deste tratamento, ao abrigo da responsabilidade social das Clínicas Persona”. A indicação de Fernanda Teixeira para a realização do tratamento deu-se porque ela “está dentro do perfil que a clínica tinha referenciado”. Contudo, frisa, também “sentimos que ela poderia vir a beneficiar do tratamento, não só a nível estético, mas também a nível de saúde”.

Esta parceria da Cáritas com a Persona é recente. Para Ana Catarina Calado, esta união é uma “possibilidade de conseguirmos uma parceria que possa ser de ganho mutúo para ambas as entidades. Por isso, é sempre importante para nós que existam empresas que se queiram juntar e ajudar-nos a prosseguir a nossa intervenção”. A Cáritas Diocesana de Lisboa atua em 285 comunidades, “todas com muitas necessidades”, prosseguiu a coordenadora. Por sua vez, Fernanda Teixeira considera estar “muito feliz” por realizar este procedimento. “Já fiz muitas dietas sem sucesso, e quando surgiu a oportunidade de participar neste programa, fiquei super feliz e agradecida”, disse ao Olhares de Lisboa. “Espero cumprir tudo à regra”, prosseguiu a mulher, de 60 anos, que trabalha como administrativa.

Perder peso

“O meu objetivo é perder peso”, conta ainda, sublinhando que o excesso de peso traz “problemas na coluna, nas pernas, que me doem quando estou muito tempo em pé”. “A pessoa transportar-se com menos 15 quilos faz toda a diferença em tudo, no aspeto e na saúde. Por isso, estou aqui com muito gosto”, concluiu Fernanda. “Sinto-me super lisonjeada por ter sido a seleccionada e fazer este trabalho em conjunto com a Persona, de forma gratuita, e que, de outra forma, não teria possibilidade de o fazer”, rematou.

Águeda Costa, coordenadora técnica da Persona e uma das profissionais que irá dar seguimento ao tratamento de Fernanda Teixeira, explicou ainda que esta irá fazer um tratamento que “se chama Dermologia, que vai auxiliar bastante no processo de emagrecimento”. A Dermologia é uma massagem mecânica (ou seja, com recurso a máquinas) que promove “a drenagem linfática”. Desta forma, é possível “auxiliar muito o tratamento da celulite e da retenção de líquidos”. Igualmente, também ajuda na “modelagem do corpo”.

Por fim, outro dos tratamentos que Fernanda Teixeira irá realizar passa ainda pelo TFA. Este atua na gordura localizada e na flacidez. “São dois tratamentos combinados e intercalados, com 10 sessões cada um”, prosseguiu ainda a massagista. O TFA é também uma massagem mecânica. A diferença deste para a Dermologia, é que possui um sistema infravermelhos, que possibilita que os tecidos fiquem mais maleáveis, para que seja mais fácil “fazer a lipólise”.


Quer comentar a notícia que leu?