COSTA DA CAPARICA É A VENCEDORA DAS MARCHAS POPULARES DE ALMADA

A Marcha da Costa da Caparica é a grande vencedora das Marchas Populares de Almada 2023, cujos desfiles aconteceram na noite de 23 para 24 de junho, na Avenida António Gomes, na Cova da Piedade, e na noite deste sábado, dia 1 de julho, no Complexo Municipal dos Desportos, no Feijó. Em segundo lugar ficou a Marcha da Capa Rica e em terceiro o Centro Comunitário do PIA II.

Esta marcha apresentou o tema ‘Nem Seria de Outra Maneira’. A Costa já se vestiu de Marinheiros, foi Fadista e Rainha de Arraiais. Nesta noite de São João, celebrou o amor ao mar e às suas gentes. Ao mesmo tempo, a Costa da Caparica prestou ainda uma pequena homenagem a Luís Morais (Coimbra), antigo ensaiador desta marcha, falecido em 2022. Contudo, para além das Marchas de Almada, colaborou também com algumas marchas lisboetas.

Os padrinhos da Marcha da Costa da Caparica foram os atores Patrícia Ribeiro e Filipe Salgueiro. Por sua vez, o ensaiador e coreógrafo foi Rúben Coutinho e a coordenadora Cristiana Câmara. Os arcos foram de Américo Grova e os trajes de Ana Marques. A marcha inédita apresentada foi ‘Viva a Costa da Caparica’, de Joana e Carlos Dionísio. Contudo, a segunda marcha, exclusiva para o pavilhão, foi ‘Porquê’, com letra de Ângelo Ramos e música de Januário Ventura.

Categorias Especiais

Por outro lado, a Marcha do Centro Comunitário do PIA II arrecadou o prémio de Melhor Desfile na Avenida. Já a Costa da Caparica, venceu também os prémios Melhor Figurino, Melhor Musicalidade, e Melhor Letra, a par com a Marcha da Capa Rica. No entanto, esta última também arrecadou o prémio Melhor Coreografia. A Melhor Cenografia foi entregue à Marcha da Trafaria.

Outras marchas

O pódio ficou completo com as Marchas da Capa Rica e Centro Comunitário Pia II, que ficaram em segundo e terceiro lugares na classificação geral, respectivamente. Por outro lado, antes das oito marchas a concurso desfilarem, apresentaram-se ainda no Complexo Municipal dos Desportos três marchas extraconcurso. Foram elas: a Marcha da Associação Rumo ao Futuro, a Trafa-Rica, Marcha Popular Infantil do Projeto Age em Rede Clds 4g, e ainda “Os Costinhas”.

A última apresentou o tema ‘Brincadeiras de Criança’. O objetivo é trazer, para o espetáculo, as brincadeiras do antigamente, numa era onde reinam os videojogos e o mundo digital e tecnológico. Assim, os ‘Costinhas’ brincam ao São João, de fisga na mão. Os padrinhos foram a psicóloga Patrícia Gonçalves e o administrativo Ricardo Quinzana. As ensaiadoras e coreógrafas foram Maria José Ribeiro e Maura Guerreiro, tendo a primeira também sido coordenadora da marcha.

A concepção e execução dos arcos é de Mário Farinha e os trajes são de Adelaide Marques e Mónica Marques. Esta marcha apresentou uma marcha inédita, ‘Brincadeiras de Criança’, da autoria de Ângelo Ramos. O segundo tema foi ‘Orgulhosamente Costinha’, de Ângelo Ramos (letra e música). A segunda marcha extraconcurso a desfilar foi a da Trafa-Rica, a Marcha Popular Infantil do Projeto Age em Rede Clds 4g. Este projeto trabalha nos territórios da Trafaria, Costa de Caparica, Charneca de Caparica e Sobreda.

Era nestas localidades, que, no passado, se instalavam as feiras populares. A Trafa-Rica recorda assim estes momentos tão esperados pelas comunidades. Os padrinhos foram Cláudia Pereira, Assistente Social na Câmara Municipal de Loures, e Miguel Graça, professor de dança. Já Fátima Pinto foi a ensaiadora e coreógrafa da marcha, que contou ainda com a coordenação de Andreia Salgueiro.

Os arcos e os trajes ficaram a cargo da equipa do projeto, em conjunto com Teresa Capitão, que confeccionou as roupas. Ao mesmo tempo, a Trafa-Rica apresentou a marcha ‘Trafa-Rica, Feira de Verão’, com letra de Andreia Salgueiro e Bruno Henriques, com letra cedida pelo Centro Comunitário Pia II.

Cinco elementos no júri

Todas as marchas levam 40 marchantes (20 pares). Na Avenida e no pavilhão, desfilaram sobre a Grande Marcha de Almada que, em 2023, tem o tema ‘O Santo Desceu do Trono’. O júri da edição deste ano é composto por: Joana Pitanga (cenografia); Inês Coimbra (coreografia); Arminda Moisés Coelho (figurinos); João Afonso (música) e Bruno Frazão (letra).

Desta forma, foi este coletivo que apreciou cada uma das marchas na sua globalidade. Por fim, pode ver ou rever os vídeos das exibições das Marchas de Almada na página de Facebook ‘Olhar Almada‘ e as imagens desta noite especial no Instagram ‘Marchas Populares de Almada‘.

Classificação Final:

1º Marcha da Costa da Caparica
2º Marcha da Capa Rica
3º Marcha do Centro Comunitário do PIA II
4º Marcha da Charneca
5º Marcha da Trafaria
6º Marcha da Cova da Piedade – SFUAP
7º Marcha do Beira Mar de Almada
8º Marcha do Pragal

Foto de capa: Raquel França | CMA

Grande Marcha de Almada 2023

Composição música e letra – FF e Flávio Gil

Arranjos, Pautas e Partituras para os músicos de cada instrumento- Valter Rolo e Lino Guerreiro

Produção estúdio – Valter Rolo e Lino Guerreiro

Gravação voz – Anabela

 

Quer comentar a notícia que leu?