Lisboa vai ser palco de uma das maiores reuniões de antigos Chefes de Estado e de ex-Primeiros Ministros, oriundos de 65 países, para debaterem problemas relacionados a educação no Mundo.

Assim, o antigo presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, é o anfitrião desta reunião do Club de Madrid que, pela primeira vez, se reúne em Lisboa, nos próximos dias 16 e 17 de Outubro.

O Club de Madrid é uma organização independente, sem fins lucrativos, onde têm assento 64 ex-chefes de Estado e 39 antigos primeiros-ministros de 65 países, incluindo os portugueses Jorge Sampaio e Durão Barroso. A reunião de Lisboa tem como tema a Educação para Sociedades Compartilhadas.

O Club de Madrid é o maior fórum mundial de antigos Chefes de Estado e de Governo e têm, entre os seus principais objetivos, o fortalecimento das instituições democráticas e o aconselhamento sobre a resolução de conflitos políticos em duas áreas fundamentais: liderança democrática e governança, e resposta a crises e a situações pós-crise.

O Club de Madrid trabalha em conjunto com governos, organizações intergovernamentais, órgãos da sociedade civil, académicos e representantes do mundo dos negócios, incentivando o diálogo a fim de promover a mudança social e política.

O Club de Madrid trabalha na busca de métodos eficazes para prestar assessoria técnica e recomendações para os governos nacionais de transição, visando tomar medidas para estabelecer a democracia. Desta forma, o diálogo direto (entre pares) com os atuais líderes dos países e a capacidade dos membros de entregar a mensagem certa no tempo certo são dois dos principais recursos do Club de Madrid.

Os membros do Clube de Madrid são apoiados por uma rede de especialistas de renome internacional que trabalham em conjunto para oferecer assistência sobre uma série de questões sobre reformas democráticas.

About The Author

Related Posts

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.