EM CASCAIS RESÍDUOS VÃO “DE CASA PARA O ECOPONTO”

0

Os mercados municipais de Cascais tem sido o palco escolhido pela autarquia para realizar ações de sensibilização para práticas e comportamentos ambientalmente mais sustentáveis. Assim, a partir de 18 de dezembro, vai regressar a Campanha “De Casa para o Ecoponto”, prevendo-se a distribuição de 10.500 sacos para a separação de resíduos domésticos.

A campanha de sensibilização De Casa para o Ecoponto, volta à rua no dia 18 de dezembro, no mercado de Tires em Cascais, para incentivar «práticas e comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, sobretudo no que toca à separação de resíduos, sua colocação no ecoponto e posterior reciclagem», informa a Câmara Municipal de Cascais, que revela, por outro lado, que esta campanha tem como instrumento principal a distribuição gratuita de 10.500 conjuntos de sacos de separação de resíduos domésticos.

Os conjuntos de 3 ecobags são oferecidos aos munícipes de Cascais, envoltos num estojo de cartão com informação sobre como fazer a separação dos materiais e um apelo à participação de todos.

O estojo inclui ainda um guia destacável com os materiais que devem ser colocados em cada saco amarelo, azul e verde e que deve ser colocado à vista na cozinha dos munícipes. A ideia é que os materiais sigam De Casa para o Ecoponto, sem vestígios de contaminação.

A campanha conta ainda com um inquérito em suporte digital, ao qual se pode aceder a partir de um QRCODE, e que permite testar os conhecimentos sobre a separação e reciclagem de resíduos.

Segundo uma nota da autarquia, a ação de sensibilização De Casa para o Ecoponto e a distribuição de ecopontos domésticos decorre nos mercados do Concelho de Cascais, desde 13 de outubro e regressa, agora, no final do ano para incentivar a melhoria das taxas de separação e reciclagem.


Financiada pela Sociedade Ponto Verde, esta campanha está integrada pela Cascais Ambiente, uma marca dos serviços prestados pela EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, E.M., S.A., cujo capital social é detido na sua totalidade pelo Município de Cascais, e que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável do concelho de Cascais e melhoria da qualidade de vida dos seus residentes e visitantes.

Para além dos serviços de limpeza urbana e recolha de resíduos com que iniciou a sua atividade, a Cascais Ambiente é também responsável pela gestão de espaços públicos verdes urbanos, de jogo e recreio do concelho, gestão dos recursos naturais e da orla costeira. O seu trabalho inclui ainda a promoção e realização de atividades destinadas à preservação, qualificação e valorização do ambiente, à educação ambiental e ao con

Quer comentar a notícia que leu?