EQUIPAS PORTUGUESAS EM DESTAQUE EM CAMPEONATO EUROPEU DE VELA

Cascais 6M European Championship - Day 5 © neuza aires pereira

Terminou este sábado, dia 10 de setembro, o Campeonato Europeu da classe 6 metros, da modalidade de Vela, que esteve a ser disputado em Cascais desde a passada terça-feira, dia 6. As equipas dos olímpicos Patrick Monteiro de Barros (Open) e Hugo Rocha (Clássicos) subiram ao pódio.

No total, em quatro dias de prova, foram realizadas oito regatas para cada uma das divisões, “Classic” e “Open”, embarcações construídas antes e depois de 1975, respetivamente.

Para os clássicos, os títulos de campeão e vice-campeão da Europa já tinham ficado decididos na sexta-feira, sendo que o barco espanhol Bribón 500, que ganhou os últimos dois campeonatos europeus, foi novamente o vencedor, com 10 pontos, seguido dos romenos Essentia, com 17 pontos, que contavam com o velejador olímpico português Hugo Rocha a bordo. No terceiro lugar, classificou-se a equipa espanhola Titia, que ganhou a regata do último dia, terminando com 20 pontos.

Nos “Open”, três barcos disputaram a derradeira etapa do campeonato: o português Seljm, ficou em 3º; o Momo foi o vencedor, e o barco inglês Scoundrel One, que terminou em 7º lugar.

Com estes resultados, os suíços Momo, que já se tinham sagrado campeões do mundo este ano, conquistaram agora o título europeu, com 18 pontos.  A equipa Seljm, tripulada pelos olímpicos Patrick Monteiro de Barros, Álvaro Marinho e Nuno Barreto, a que se juntaram Henrique Anjos e João Matos Rosa, terminou em segundo lugar, com os mesmos pontos do vencedor, enquanto o último lugar do pódio foi para Scoundrel One, de John Harald Orneberg, tripulado pelos portugueses Vasco Pereira, Diogo Cayolla – velejador olímpico, Diogo Barros, Tiago Morais e Moritz Spitzauer.

Fotos: © neuza aires pereira





Quer comentar a notícia que leu?