ESCOLA DE S. JOÃO DO ESTORIL INAUGURA «O CANAS»

A Escola Básica Hortênsia Diogo Correia, em são João do Estoril, tem um novo espaço exterior de recreio para os seus alunos: “O Canas”, porque «brincar é essencial» para o desenvolvimento integral das crianças. Projeto idealizado pelos pais das crianças, este novo espaço implicou um investimento de 200 mil euros.

«Alargar o conceito de ambiente educativo para além da sala de aula» é a premissa do novo espaço exterior da Escola Básica Hortência Diogo Correia – o “Canas”, em S. João do Estoril que será inaugurado quinta-feira, 21 de janeiro.

Ideia original da Associação de Pais e Encarregados de Educação da escola, este novo espaço exterior humanizado e naturalizado, que implicou um investimento superior a 200 mil euros, contou com o apoio na sua conceção do Professor Carlos Neto, Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana.

Para Frederico Pinho de Almeida, vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais, esta era uma obra essencial para que um terreno baldio coberto de canas, se transformasse numa oportunidade educativa lúdica e de aprendizagem, que tanto servisse de recreio como de sala de aula ao “ar livre”.

Este espaço, como refere o professor Carlos Neto, «permite encontrar os espaços adequados à permeabilidade do risco e ao envolvimento do corpo, promovendo cérebros mais ativos e por isso mais capazes de desenvolverem competências ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes».

Após um processo participado, com alunos, docentes, funcionários, sob a coordenação do especialista, foi possível desenhar um “espaço exterior” à medida dos sonhos desta comunidade educativa, tendo em conta que brincar é essencial para o desenvolvimento da criança.





Quer comentar a notícia que leu?