ESTA QUARTA-FEIRA, HÁ EXPOSIÇÕES E ENCONTROS EM TODA A CIDADE

Nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, há novamente diversas iniciativas a decorrer um pouco por toda a cidade. Os grandes destaques são os encontros e as exposições que se realizam em algumas freguesias de Lisboa. Conheça as nossas sugestões e saiba onde poderá passar o seu tempo livre, a custo zero.

Na freguesia de Alcântara, esta quarta-feira, dia 12 de Outubro, haverá um encontro informal, destinado a jovens entre os 15 e os 25 anos, e que serão incentivados a propôr e a discutir as suas ideias para melhorar a freguesia. O encontro está marcado para as 17h00, no edíficio da Junta de Freguesia de Alcântara.

Já na Livraria Barata, na freguesia do Areeiro, haverá mais uma sessão da iniciativa ‘Instantes de Cultura’, onde se irá conhecer melhor D. João V, com o professor Jorge Sousa Gomes. A palestra começa às 15h00, destina-se a maiores de 12 anos e tem entrada livre, sujeito à lotação da sala.

Em Campo de Ourique, vai haver mais uma sessão do Fórum Campo de Ourique 2030, desta vez com o tema ‘Cultura e Envelhecimento Ativo’. A palestra tem entrada livre e realiza-se no auditório da Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa às 18h30. Já na freguesia de Campolide, o mercado regressa à Praça de Campolide, entre as 10h00 e as 18h00. A iniciativa Mercado no Bairro conta com o apoio da Junta de Freguesia de Campolide e tem entrada gratuita, sendo que, nesta iniciativa, poderá encontrar roupas, livros, plantas, gastronomia, entre outros.

Na freguesia de Carnide, nesta quarta-feira, destaque ainda para a VII Feira de Emprego, que terá lugar no Centro Cultural de Carnide, entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00. Esta iniciativa inclui, para além da presença de diversas empresas, palestras e workshops ligados à temática da empregabilidade. A entrada é livre, mas carece de uma inscrição prévia, que é feita através dos contactos 96 833 0581 ou gip@aneme.pt.

Na Estrela, a propósito da iniciativa ‘Outubro Rosa’, que se celebra no mês de outubro, poderá realizar o seu rastreio gratuito do cancro da mama na Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), no Centro de Saúde da Lapa, até ao dia 28 de outubro. O rastreio está aberto a todas as mulheres entre os 50 e os 69 anos e está disponível de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00, e das 14h00 às 17h30.

No Parque das Nações, há nova edição da iniciativa ‘Chá com Livros’, desta vez com a editora, escritora, poetisa e letrista portuguesa Maria do Rosário Pedreira, no Esplanando, às 19h00, com entrada livre. A conversa será moderada por António Fernandes de Oliveira, advogado, leitor e ouvinte assíduo de fado vadio na juventude.

Maria do Rosário Pedreira é autora de vários trabalhos de ficção, poesia, crónicas e literatura juvenil, sendo que já foi distinguida com alguns prémios literários. Ao mesmo tempo, foi também autora de várias letras de músicas cantadas por artistas como Carlos do Carmo, António Zambujo, Aldina Duarte, Ana Moura ou Salvador Sobral.

Ainda na mesma freguesia, poderá ver, até ao próximo sábado, dia 15 de outubro, a exposição Cidades do Futuro, no Hotel Vip Arts. Esta mostra foi realizada pela comunidade de artistas do Parque das Nações Park.Arte e inclui trabalhos de pintura, escultura e fotografia, contando ainda com a participação das crianças do 2.º ano da Escola Básica e Integrada Vasco de Gama.

Na freguesia da Ajuda, está patente, até dia 11 de novembro, no Mercado da Ajuda, uma exposição sobre o mês da prevenção dos maus-tratos na infância. Esta mostra tem entrada gratuita e pode ser vista entre as 10h30 e as 11h30, de terça a sexta-feira. Ainda na Ajuda, destaque também para a realização da Semana Cultural nos Cemitérios no Cemitério da Ajuda, onde, pelas 14h30, poderá conhecer o espaço, com Ema Câmara, e ainda conhecer ‘A Casa Portuguesa nos Cemitérios de Lisboa’, através de uma palestra virtual com Gisela Monteiro, às 18h00.


Por outro lado, se é apreciador de arte, poderá ver, até à próxima segunda-feira, dia 17 de outubro, a exposição ‘Recordar Nagashima’, no Espaço Santa Catarina, na freguesia da Misericórdia. Minoru Nagashima foi o pintor conhecido por fazer os seus quadros a óleo no Jardim do Príncipe Real ou em São Pedro de Alcântara, no final dos anos 90. A entrada na exposição é gratuita e pode ser vista de segunda a sexta, das 14h00 às 20h00.

No âmbito das comemorações do Mês do Idoso e em parceria com o Projeto Radar, a Junta de Freguesia dos Olivais está a promover a iniciativa ‘Cruzeiro no Rio Tejo’, com o objetivo de dinamizar o convívio sénior e combater o isolamento. As inscrições estão abertas e decorrem até à próxima sexta-feira, dia 14 de outubro, na sede da Junta de Freguesia, entre as 9h30 e as 17h00. O Cruzeiro realiza-se no dia 21 de outubro, entre as 9h30 às 13h00, e está aberto para reformados a partir dos 55 anos. A participação no passeio, que inclui deslocação até à Doca do Espanhol, em Alcântara, é gratuita.

 

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?