FESTAS EM HONRA DO SENHOR JESUS DOS NAVEGANTES COMEÇAM SEXTA-FEIRA

A localidade de Paço de Arcos vai receber, entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro, as tradicionais Festas em Honra do Senhor Jesus dos Navegantes. Novamente com uma programação cultural e religiosa, o evento tem entrada gratuita e conta com atividades para todas as idades, sendo promovida pela União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (UFOPAC).

As Festas em Honra do Senhor Jesus dos Navegantes começam já esta sexta-feira, dia 25 de agosto, às 18h00, com uma inauguração no Jardim Municipal de Paço de Arcos, e que vai contar ainda com a atuação da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos. De seguida, haverá uma procissão até à Igreja Paroquial, acompanhada pela Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos.

Aqui, os fiéis terão a oportunidade de prestar homenagem ao Senhor Jesus dos Navegantes, padroeiro de Paço de Arcos. Já no sábado, dia 26, haverá atividades para todas as idades. Desta forma, entre as 16h00 e as 18h00, haverá atividades relacionadas com a Proteção Civil no stand da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos. Ao mesmo tempo, e também no Jardim Municipal, as crianças poderão desfrutar de pinturas faciais, balões e jogos tradicionais.

Pelas 17h00, está marcada a inauguração da Exposição “Retrospectiva dos 27 anos da Associação Paço d’Artes”, no Clube Desportivo de Paço de Arcos (CDPA). Esta estará patente até 3 de setembro. O dia termina com a atuação de Sónia Costa – Tina Turner Show, no palco principal, pelas 22h00.

Missa solene e homenagem ao Patrão Lopes no domingo

No domingo, dia 27 de agosto, a celebração religiosa contará com a tradicional Missa Solene, na Igreja Paroquial, às 11h30. Às 15h30, será prestada uma homenagem ao Patrão Joaquim Lopes, no Jardim de Paço de Arcos. De seguida, terá início uma romaria ao seu túmulo e à campa de D. Leonor Faria Gomes, no Cemitério Municipal de Oeiras. Em simultâneo, no mesmo dia, haverá novamente atividades de Proteção Civil e iniciativas para crianças no Jardim Municipal.

Este dia terminará com uma benção dos barcos e do mar. Por sua vez, esta iniciativa contará com a colaboração dos Pescadores de Paço de Arcos. Ao mesmo tempo, estarão acompanhados pela Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos e pela Banda da G. M. S. D. de Talaíde. Pelas 19h00, haverá ainda um workshop de dança “Chachachá e Tango”, pela Associação Trópico de Dança, junto ao Coreto do Jardim Municipal de Paço de Arcos.

Dança em destaque na oferta cultural

Às 21h30, está marcado o espetáculo musical com Drumond And The Soul Journey, no palco principal. Na segunda-feira, dia 28 de agosto, não haverá iniciativas marcadas. No entanto, a programação retoma na terça, dia 29, com um espetáculo de Dança promovido pela Oeiras Dance Academy, Escola de Dança EVA e Associação Trópico de Dança, no palco principal. No dia seguinte, quarta-feira, Ricardo de Sá subirá ao palco principal pelas 21h30.

Já na quinta-feira, dia 31 de agosto, haverá uma exibição de Karaté com o CEFIDEC, junto ao Coreto do jardim Municipal de Paço de Arcos, às 19h30. Duas horas depois, terá início uma atuação musical com a Banda Jamor, no palco principal. No dia 1 de setembro, sexta-feira, às 19h00 terá início um workshop de “Ritmos Latinos e Africanos”. Esta ficará a cargo da Associação Trópico de Dança, junto ao Coreto do Jardim Municipal de Paço de Arcos. Às 22h00, Clemente vai levar os seus êxitos ao público presente, através de um espetáculo que irá acontecer no palco principal.


Atividades desportivas marcam também esta programação

No sábado, dia 2, terá lugar a 55ª Edição do Troféu Patrão Lopes, às 10h00, no CDPA. Por sua vez, a tarde será preenchida com atividades infantis, workshops, atividades de Protecção Civil, exibições, entre outros, no Jardim Municipal de Paço de Arcos. Às 22h00, Fernando Pereira vai animar o público, através do espetáculo que irá dar no palco principal das festas.

De seguida, à meia noite, terá início um espetáculo de fogo de artifício na Praia Velha de Paço de Arcos. Por fim, o último dia do evento, no dia 3 de setembro, domingo, começará outra vez com a 55ª Edição do Troféu Patrão Lopes, no CDPA, às 10h00. Pelas 11h30, está marcada uma missa de Ação de Graças pelas Festas 2023, na Igreja Paroquial da Sagrada Família.

Pelas 13h00, terá início a entrega dos prémios da 55ª Edição do Troféu Patrão Lopes, nas instalações do Centro Náutico. Entre as 16h00 e as 18h00, haverá outra vez atividades cívicas de Proteção Civil, no stand da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, no Jardim Municipal. Igualmente, o mesmo local irá acolher, entre as 14h30 e as 17h00, diversas atividades infantis. Algumas delas são pinturas faciais, balões, jogos tradicionais, entre outras. Pelas 17h00, está marcado o workshop de dança “Ritmos Latinos e Africanos”, pela Associação Trópico de Dança, junto ao Coreto do Jardim Municipal.

Expetativas em alta

Por fim, a programação terminará com música e as coreografias do Musical “Medley dos Miaus”, pelo Teatro Independente de Oeiras (TIO), às 18h00. Meia hora depois, dar-se-à o encerramento das festas com uma aula aberta de forró, pelo Espaço Baião, no palco principal. Segundo a presidente da UFOPAC, Madalena Castro, ao Olhar Oeiras, a expetativa para estas festas é alta.

“Esperamos que o povo adira e participe. Temos iniciativas para todas as idades”, reforçou a autarca. Por outro lado, a autarca reforça que, este ano, a organização optou por realizar o tradicional espetáculo de fogo de artificio de sábado para domingo “para não afetar” o descanso das pessoas. Recorde-se que, nas edições anteriores, esta iniciativa realizava-se sempre no domingo, no último dia das festas em Honra do Senhor Jesus dos Navegantes.

Por sua vez, para o pároco José Luís Costa, “esta celebração é um momento de união, fé e devoção, em que honramos o nosso guia e protetor”. Por isso, o sacerdote convida toda a população a “renovar a fé e agradecer pelas bençãos recebidas. Que esta festa seja um momento de encontro com Deus e de fortalecimento da nossa comunidade”, acrescenta.

Finalmente, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, expressou ainda o desejo de que “os habitantes e visitantes de Paço de Arcos usufruam plenamente da oferta de eventos, sejam religiosos ou culturais, que estas festividades proporcionam”. Para o edil, as Festas em Honra do Senhor Jesus dos Navegantes “trazem dinâmica a esta vibrante comunidade”.

Outras iniciativas

Ainda de acordo com a presidente Madalena Castro, para setembro está prevista, uma iniciativa de início de ano letivo para os alunos do 1ºano do 1º ciclo. Esta recepção está marcada para o final do mês e contará com o apoio da Câmara de Oeiras. “O objetivo é mostrar às crianças, que vão iniciar uma nova etapa da sua vida, que é importante estudar, e que, daqui para a frente, devem apostar na educação”.

Por fim, e ainda nesta matéria, a autarca sublinha ainda a realização de iniciativas para a terceira idade. Algumas delas são “visitas e passeios, ginástica sénior”, bem como “aulas de informática”, que retomam em setembro.

 

Quer comentar a notícia que leu?