FONTE LUMINOSA RECEBE ANO NOVO CHINÊS

0

No próximo fim-de-semana (9 e 10 de Fevereiro), a comunidade chinesa em Portugal celebra o Ano Novo Chinês. Por isso, escolheram a Fonte Luminosa, em Lisboa, para mostrar a sua cultura e tradições aos portugueses

O Ano Novo Chinês, ou Festa da Primavera, é a festa mais aguardada pela comunidade chinesa, sendo também uma oportunidade para mostrar à população portuguesa e às comunidades estrangeiras a viver em Portugal, os seus costumes e tradições, promovendo laços e dinamizando um diálogo intercultural.

Desta forma, por ocasião do 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Portugal e da celebração do Ano Novo Chinês 2019,  a Companhia Nacional de Ópera de Pequim vem a Lisboa para apresentar o espetáculo “As Guerreiras da Família Yang”; com exibições de associações da comunidade chinesa em Portugal, de grupos portugueses e da Companhia Estudantil de Macau.

Com um calendário distinto do mundo ocidental, a China inicia as celebrações de início do ano novo chinês que leva em consideração as fases da lua e a posição do sol. O ano começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo 15º dia grau de Aquário.

Na China, o ano é relacionado aos 12 animais que, segundo a lenda, teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião e, em agradecimento, foram transformados em signos. Este ano é do porco. Também compõem a lista rato, búfalo, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, dragão, tigre, touro e cachorro.

O ano novo chinês é a festa mais aguardada no país e dura cerca de duas semanas. Há rituais, festas e muita comemoração. Na véspera, os chineses limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, presenteiam os deuses que protegem a casa, preparam as roupas, organizam a empresa e o comércio.






A cor vermelha predomina, pois simboliza a transformação e o movimento e a vida. O amarelo, roxo e o dourado também, pois, segundo as tradições, atraem a riqueza e a prosperidade. Por tradição, os chineses escrevem, neste período, os desejos com tinta preta em tiras de papel vermelho e penduram na porta de entrada.

Para celebrar a entrada no Novo Ano, a Embaixada da China em Portugal, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, e com o apoio de várias instituições chinesas e portuguesas, organiza várias manifestações culturais em Lisboa, nomeadamente na zona da Alameda D. Afonso Henriques.

Programa:

9 fevereiro

Desfile (11h00-12h00 ) entre a Av. Almirante Reis (Igreja dos Anjos) e a Alameda Dom Afonso Henriques (Fonte Luminosa)

Feira tradicional (10h00-17h00) Alameda Dom Afonso Henriques (Fonte Luminosa)

Espetáculo (13h00-16h30) Alameda Dom Afonso Henriques (Fonte Luminosa)

10 de Fevereiro

Feira tradicional (10h00-16h30) Alameda Don Afonso Henriques (Fonte Luminosa)

Espetáculo (14h00-16h30) Alameda Dom Afonso Henriques (Fonte Luminosa)

Escreva aqui o seu comentário...