JUNTAS DE FREGUESIA DE LISBOA UNIDAS CONTRA SUSPENSÃO DE CARREIRAS DE BAIRRO

Mais duas Juntas de Freguesia de Lisboa, a da Ajuda e da Misericórdia, estão indignadas com a atitude unilateral da Carris de suspender as carreiras de bairro e optar pelo horário não escolar, até 14 de janeiro. Contudo, a Carris mantem a sua posição de voltar ao normal no dia 15 de janeiro.

À semelhança da maioria das Juntas de Freguesia de Lisboa, a da Ajuda e da Misericórdia tomaram conhecimento, pela Comunicação Social, que as Carreiras de Bairro estão suspensas pela Carris.

em comunicado, a Junta de Freguesia da Ajuda, após ter tomado conhecimento pela comunicação social da suspensão da carreira de bairro, contactou a Carris, tendo sido informada que a Carreira de Bairro (76B) será suspensa entre os dias 10 e 14 de janeiro, devido ao elevado número de funcionários que estão obrigados a cumprir confinamento.

Por seu turno, a Junta de Freguesia da Misericórdia lamenta que, «na semana em que foi anunciado pela Carris, que a partir de 10 de janeiro, e por um prazo previsto de seis meses, o Elevador da Bica estará imobilizado devido a obras de conservação e restauro da “Casa do Ascensor da Bica”», tenha sido «confrontada pela notícia da suspensão da Carreira de Bairro 22B e do reforço do E28, de 10 a 14 de janeiro».

Do ponto de vista desta junta, «numa semana em que as nossas crianças regressam às aulas, vemos com algum espanto a suspensão destes dois serviços da CARRIS, uma vez que os mesmos seriam a única alternativa à desativação do Elevador da Bica», sendo por isso incompreensível que «o anúncio desta suspensão tenha sido conhecido através da comunicação social e pelas redes sociais, tanto da CARRIS, como da Câmara Municipal de Lisboa».

Em momento algum, salienta o comunicado, «esta Junta foi contactada pelas referidas entidades sobre a suspensão do serviço. Se tivesse havido articulação com a Junta de Freguesia, teria sido explicado que a carreira 22B serve o Centro de Saúde da Ribeira Nova e que é um importante meio de transporte para a população idosa. Teria sido ainda explicado que o reforço do E28 é um importante meio de transporte numa zona fustigada pelo turismo e que é utilizado pelos alunos do Liceu Passos Manuel e pela população para se deslocar às compras ou para os seus empregos».




Para colmatar este problema, a Junta de Freguesia da Misericórdia informa que, a partir de 11 de janeiro, irá garantir, o circuito da Carreira de Bairro 22B, com uma viatura do Serviço Porta-a-Porta. Esta viatura irá parar nas paragens da referida carreira e tentará cumprir os mesmos horários.

Entretanto, segundo fontes contatadas por Olhares de Lisboa, é previsível que, nas próximas horas, mais Juntas de Freguesia, designadamente Lumiar, Beato e Carnide, entre outras, se venham a insurgir contra esta medida da Carris.

CARRIS retoma serviços no sábado

No entanto, apesar da contestação que tem sofrido por parte das Juntas de Freguesia de Lisboa, a Carris reafirma, em comunicado, que «como anunciado no passado dia 7 de Janeiro, e fruto da conjuntura que atualmente vivemos em termos de pandemia COVID-19, foram implementados ajustes de serviço a ocorrerem durante a presente semana», retomando a partir de sábado, dia 15 de Janeiro, o seu serviço a 100%.

Assim, sábado, 15 de janeiro, vão ser repostas todas as carreiras de bairro que foram suspensas e segunda-feira, 17 de janeiro, ocorre a reposição dos horários de Dia Útil de Inverno em todas as carreiras da Carris e a reposição do reforço da carreira 28E com autocarros Mini.

Quer comentar a notícia que leu?