LISBOA VAI CELEBRAR 49 ANOS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS COM CONCERTO DE VITORINO

Espetáculo vai ainda contar com poesia

Esta segunda-feira, dia 24 de abril, Lisboa vai celebrar os 49 anos da Revolução dos Cravos com um concerto de Vitorino e outros artistas. O espetáculo está marcado para as 22h00, no Terreiro do Paço.

Este concerto que vai celebrar a Revolução dos Cravos vai ter mais de 20 canções, interpretadas por Vitorino e outros convidados. O espetáculo está inserido nas Festas de Abril, promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC, e tem como título ‘Abril em Flor’.

O evento reúne temas de autores como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira ou Sérgio Godinho. Alguns dos artistas que se irão juntar a Vitorino são Mafalda Veiga, Márcia, Luís Trigacheiro, Zeca Medeiros e as Cantadeiras e Cantadores do Redondo.

Espetáculo vai ainda contar com poesia

Por outro lado, através de gravações em vídeo, Aldina Duarte, Capicua, Carlão e Tim irão declamar a poesia de Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner, Jonas Negalha e Ruy Belo. Já Sérgio Costa, Rui Alves, Carlos Salomé, Paulo Jorge Ferreira, Daniel Neto e Guilherme Duque, dirigidos por Tomás Pimentel, serão os músicos que acompanharão os artistas convidados.

António Jorge Gonçalves é o autor da cenografia dinâmica que vai estar presente em todo o espetáculo. Neste sentido, esta irá projetar no palco vários desenhos ao vivo, criados a partir de uma seleção de fotografias.

No entanto, no final do espetáculo haverá uma sessão de fogo de artifício, por volta da meia-noite. O objetivo é celebrar a entrada no dia em que se comemoram os 49 anos da Revolução dos Cravos e da Liberdade.

Memórias de Abril em destaque

Por outro lado, o ateliê OCUBO vai exibir um espetáculo de videomapping que pretende evocar algumas Memórias de Abril. Desta forma, e durante 11 minutos o público poderá fazer uma viagem por alguns dos acontecimentos que marcaram o antes e o depois da Revolução dos Cravos, mas também os principais episódios de 25 de Abril de 1974.

Para além deste espetáculo, o público pode ainda experimentar, até ao final do mês, outras propostas culturais, no âmbito das Festas de Abril. Algumas sugestões desta iniciativa são música, exposições, teatro, cinema, entre outros.

Quer comentar a notícia que leu?