LOURES DÁ ALMOÇO A ALUNOS CARENCIADOS E ANUNCIA ESTABELECIMENTOS ABERTOS

0

Entre as várias medidas tomadas para conter o contágio por Covid-19, a Câmara de Loures lançou uma plataforma de serviços e bens essenciais que se encontram abertos em cada freguesia do concelho e alargou a entrega de refeições aos alunos do escalão B.
A Câmara de Loures alargou o fornecimento de almoço aos alunos do escalão B da Ação Social Escolar da rede pública de jardins de infância e do 1.º ciclo do concelho. Esta medida vem complementar o apoio que já se encontra em funcionamento, em 14 escolas do concelho, para os alunos do escalão A da Ação Social Escolar, alunos com necessidades educacionais especiais e filhos dos profissionais de serviços essenciais.
Com este alargamento ao escalão B – cujas refeições são gratuitas, para estes níveis de educação e ensino, por opção da Autarquia desde 2019 -, ficam com acesso ao fornecimento de refeições mais de 50% dos alunos do concelho de Loures.
Assim, em articulação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, este apoio alimentar é extensivo aos alunos do 2.º e 3.º ciclos e do secundário, «cujos alunos do escalão B destes níveis de ensino poderão aceder a estas refeições através do pagamento das mesmas conformes determinações da DGEstE», estando garantido que a disponibilização dos almoços vai manter-se durante o período das férias escolares.
As refeições vão continuar a ser entregues na sede do agrupamento ou, em alternativa, em outra escola indicada pelo agrupamento, e serão servidas em regime de takeaway, em descartáveis individuais para serem consumidas em casa.
Segundo um comunicado da Câmara de Loures, «mantém-se ainda procedimento, devendo os pais ou encarregados de educação informar as escolas caso pretendam levantar a refeição e indicar em que dias úteis o querem fazer. Esta informação deve ser prestada à sede ou direção dos agrupamentos: Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azoia (Escola Básica 2 3 Santa Iria de Azóia); Agrupamento de Escolas de São João da Talha (Escola Básica n.º 4 de São João Talha); Agrupamento de Escolas da Bobadela (Escola Básica da Bobadela
Bairro Manuel Dinis); Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro (Escola Secundária de Sacavém); Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide (Escola Secundária Arco-Íris);
Agrupamento de Escolas Maria Keil (Escola Básica da Apelação); Agrupamento de Escolas de Camarate – D. Nuno Alvares Pereira (Escola Básica 2,3 Mário Sá Carneiro); Agrupamento de Escolas Catujal-Unhos (Escola Básica de Unhos); Agrupamento de Escolas Luís Sttau Monteiro (Escola Básica 2, 3 Luís Sttau Monteiro); Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado (Escola Básica 2, 3 General Humberto Delgado); Agrupamento de Escolas José Afonso (Escola Básica 2, 3 Maria Veleda); Agrupamento de Escolas João Villaret (Escola Básica 2, 3 João Villaret); Agrupamento de Escolas 4 de outubro (Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo); Escola Secundária de Camarate.
Estabelecimentos abertos
Por outro lado, segundo um comunicado da Câmara Municipal de Loures, já se encontra aberto ao público uma plataforma que permite pesquisar – por freguesia e com georreferenciação – quais os serviços e entidades que disponibilizam bens essenciais em cada freguesia do concelho.
Na Plataforma, informa a Câmara, encontram-se os contactos de bombeiros, esquadras, farmácias, mercearias, minimercados, papelarias, padarias, peixarias, restaurantes, serviços municipais, supermercados e talhos, que estão a funcionar durante o período do Estado de Emergência em vigor, bem como os horários e modos de funcionamento.
Esta plataforma, em permanente atualização, está aberta à participação de mais entidades, empresas ou comerciantes. Por isso, quem pretender participar contacte através do telefone 800 100 176, do email apoiosocialcovid19@cm-loures.pt ou da aplicação Mais Perto de Si, na página inicial do Sítio Municipal.