LOURES FINANCIA MOVIMENTO ASSOCIATIVO

0

Câmara de Loures aprovou um financiamento de mais de 580 mil euros de apoios ao movimento associativo e cede instalações à Liga dos Amigos da Minas de São Domingos

A Câmara de Loures aprovou um contrato programa de desenvolvimento desportivo, no âmbito do programa Mais Desporto em Loures e do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo (RMAA), bem como a transferência de apoio financeiro às entidades concelhias. A proposta prevê a transferência de quase 209 mil euros para 51 entidades do movimento associativo concelhio que desenvolvem a sua prática desportiva regular, formal e informal no território e que se candidataram ao programa Mais Desporto em Loures, para a época desportiva 2019/2020.

Esta é a primeira edição deste programa, que reformula dois antigos programas municipais (Desporto Mais e Mais Formação) e tem como objetivo fomentar a prática desportiva regular, enquadrada pelo tecido associativo do concelho de Loures, nomeadamente, ao nível da formação e iniciação desportiva, da participação feminina e da prática das pessoas com deficiência, potenciando a inclusão e o apoio na formação desportiva. A proposta a agora aprovada pelo executivo municipal vai permitir antecipar a transferência de apoio ao movimento associativo, minimizando o impacto causado pela pandemia COVID-19 e garantindo a sobrevivência das associações.

Por seu turno, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, a proposta prevê a atribuição de apoio financeiro às entidades que se candidataram ao RMAA, através de várias linhas de apoio: atividade regular; aquisição de equipamentos, viaturas e de material desportivo; obras de manutenção e conservação; e eventos especiais.

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, «trata-se de antecipar um processo de decisão, que permite a transferência de verbas para o movimento associativo, evitando que este desapareça». O valor total da transferência, superior a 228 500 euros, refere-se as atividades que já foram desenvolvidas na época passada.

Apoio a atividades culturais

Segundo um comunicado da edilidade, foram também aprovadas as minutas dos acordos de colaboração a celebrar entre o Município de Loures e os agentes culturais do concelho, nomeadamente, grupos corais, bandas filarmónicas, escolas de música, fanfarras, grupos de danças e cantares, orquestras ligeiras e grupos de teatro amadores e profissionais. Estes assumem um papel relevante na vida e na identidade do concelho, proporcionando espaços de formação e divulgação de cultura, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações.

A atribuição de subsídios às associações, relativos à atividade de 2020, será superior a 144 mil euros.


Cedência de instalações aos Amigos da Mina de São Domingos

Na mesma reunião, a Câmara Municipal de Loures aprovou também a celebração de um contrato de cedência de instalações à Liga dos Amigos da Mina de São Domingos.

A utilização do imóvel municipal, situado na Rua António Ferreira, em Sacavém, e cedido, gratuitamente, pelo período de cinco anos, destina-se à prática da atividade desenvolvida pela Liga dos Amigos da Mina de São Domingos, uma associação com uma forte integração na cidade de Sacavém, congregando igualmente associados de outros locais, particularmente com origem no Alentejo e em especial na Mina de São Domingos.

Da sua atividade destacam-se o Grupo Coral, a organização da Semana Alentejana, ou a dinamização do projeto “Oficina de Cante Alentejano – Já Cá Cante”, em parceria com a Câmara Municipal de Loures e o Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro.

Escreva aqui o seu comentário...