LOURES JÁ TEM UM CENTRO DIGITAL

A Câmara Municipal de Loures inaugurou, esta sexta-feira, dia 21 de outubro, o primeiro centro digital do concelho, na Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS). A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Filipe Campolargo, da vice-presidente da autarquia de Loures, Sónia Paixão, e dos vereadores Nelson Batista, Vasco Touguinha e Paula Magalhães.

O objetivo deste centro ‘Eu Sou Digital’ é dar capacitação nesta área a pessoas com mais de 45 anos, que queiram dar os primeiros passos na Internet. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loures, e que decorre no âmbito do programa nacional ‘Eu Sou Digital’. Sónia Paixão destacou, na apresentação do projeto, o empenho das equipas municipais afetas a este novo centro, que vem ajudar “na transformação digital que o Governo quer para o nosso país”.

Para a vice-presidente da Câmara de Loures, “as autarquias locais podem ser uma ignição importantíssima neste processo de transformação”, e revelou que este centro inaugurado nesta sexta-feira será o primeiro de 12 que serão instalados em todo o concelho de Loures. “Acreditamos que este é o caminho”, salientou a autarca, explicando que um dos objetivos da Câmara de Loures é fazer com que “ninguém fique de fora” das questões ligadas ao uso da internet, mas também noutras áreas.

Neste centro ‘Eu Sou Digital’, cada um dos formandos terá um mentor que o vai ensinar a navegar e pesquisar na internet, assim como aceder ao email e às redes sociais. Sónia Paixão destacou ainda que este “é um projeto intergeracional”, onde haverá uma “partilha de informação de conhecimento entre os mais novos e os menos novos”, e espera que ele seja replicado, não só no concelho, mas também no resto do país. A vice-presidente da autarquia de Loures reforçou ainda “o compromisso” desta Câmara em contribuir para “um país mais digital” e ir ao encontro do objetivo do Governo em que todos sejam nativos digitais.

Já para Mário Campolargo, este novo espaço vai dar a possibilidade aos mais info-excluídos em “serem ajudados pelos jovens e por aqueles que já são nativos digitais”, e aproveitou para saudar a Câmara de Loures pela iniciativa, que é pioneira a nível nacional.





Antes desta inauguração, o Secretário de Estado, juntamente com Sónia Paixão e outros elementos do executivo municipal, marcaram presença numa iniciativa na Escola António Carvalho Figueiredo, e que contou com a presença de 30 jovens e 30 seniores da Academia dos Saberes. O objetivo desta ação, inserida no Mês das Competências Digitais, foi a troca de experiências e a capacitação intergeracional.

“É de facto hoje muito gratificante por mim inaugurar este centro no mesmo dia em que as escolas em todo o país se abrem para receber os menos jovens e para que os alunos sejam eles os professores e os mentores dos menos jovens”, salientou Mário Campolargo, que teve ainda “a oportunidade de verificar a alegria com que os jovens e os menos jovens colaboram neste processo”.

O Secretário de Estado reforçou ainda a importância das entidades locais que contribuem para este centro ‘Eu Sou Digital’, e que dão “uma dimensão humana” ao projeto, “não deixando nenhuma franja da população para trás”. Mário Campolargo falou ainda da “força interior das pessoas em partilharem experiências e quererem verdadeiramente dar o salto para o digital” que teve a oportunidade de testemunhar durante a visita a este novo centro em Loures.

“Não há nenhum país que se possa considerar verdadeiramente digital se deixar alguém para trás”, considera o Secretário de Estado, acrescentando que a literacia digital deve ser um “compromisso de todos”, ou seja, das autarquias, do Governo, da população, da associações e coletividades locais, entre outros.

“Só assim é que Portugal poderá ser conhecido como um país digital que pode vir a promover ainda mais o crescimento económico o crescimento social”, finalizou Mário Campolargo. O próximo Centro Digital de Loures será inaugurado em Sacavém, na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em data a ser anunciada brevemente.

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?