Maçonaria ‘mostra-se’ na Casa do Alentejo

O Salão do Livro Maçónico está de volta para uma 2ª edição, nos próximos dias 16 e 17 de março, no Salão Nobre da Casa do Alentejo, situado na Rua de Santo Antão, nº 89, em Lisboa. A realização do Salão do Livro Maçónico, que se realizou pela primeira vez em Portugal em maio de 2017, “é praticada há décadas em outros países, como a França”, disponibilizando, para além de livros relacionados com a história, os ritos e o pensamento da Maçonaria.

Volvidos sete anos relativamente à primeira edição do Salão do Livro Maçónico em Portugal, que decorreu na Câmara de Comércio e Indústria, na rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa, onde foi instalada uma réplica de um templo maçónico, segundo o rito escocês antigo, que é o mais seguido em todo o mundo, o Instituto Maçónico de Portugal anunciou a realização do II Salão do Livro Maçónico. O evento ligado à Maçonaria terá lugar nos dias 16 e 17 de março de 2024, no Salão Nobre da Casa do Alentejo, na rua de Santo Antão nº 58 em Lisboa.

Este é um evento maçónico público. Haverá oito conferências, que contarão com a presença de José Milhazes, Vasco Lourenço, Adelino Maltez, José Manuel Anes, Roger Dachez, Carlos Otero, Jean Iozia Marietti e Brenno Ambrosini. No encontro, vai realizar-se um workshop sobre o “Jornalismo e a Maçonaria. O programa conta, ainda, com divulgação da literatura maçónica através das editoras especializadas e lançamento de livros (“A Maçonaria Simbólica Portuguesa” e “ABC da Maçonaria”).

Igualmente, haverá ainda uma exposição de pintura; esculturas em pedra; presença de organizações de solidariedade social apoiadas por Obediências Maçónicas portuguesas; e apresentação de um Templo Maçónico construído para o Salão do Livro Maçónico.

1ª edição foi há sete anos

Estarão presentes representações de Obediências Maçónicas portuguesas e estrangeiras, com destaque para o Grande Oriente de França (a maior Obediência Maçónica Liberal do Mundo). Passados sete anos da 1ª edição do Salão do Livro Maçónico em Portugal, que foi um enorme sucesso de afluência, o objetivo mantém-se nesta 2ª edição, que é a de pretender abrir as portas da Maçonaria à Sociedade.

Assim, pretende-se desconstruir a ideia de ser uma organização secreta com fins obscuros, diluindo essa imagem. A ideia é mostrar que a Maçonaria é uma Organização Iniciática, de evolução intelectual/espiritual numa perspetiva adogmática e com fins filantrópicos, defendendo Princípios e Valores da Dignidade Humana e da Liberdade Absoluta de Consciência”, sublinha a organização.

Sete mil maçónicos em Portugal

Segundo responsáveis do Instituto Maçónico: “este é um evento cultural positivo da Maçonaria, que é uma ordem iniciática de homens e mulheres de princípios éticos e humanos, que nós defendemos, e que nada tem a ver com trocas de favores ou pressões”.

Em Portugal, segundo o responsável existem “cerca de 7.000 maçónicos”. Estes estão agregados em outras obediências. Algumas são a Grande Loja Simbólica da Lusitânia, a Grande Loja Legal de Portugal, ou o Grande Oriente Lusitano (GOL), que fazem parte da organização do salão. O GOL participa no salão através do Museu Maçónico.


Quer comentar a notícia que leu?