Reunir as famílias e amigos é o grande objetivo do «Madeiro de Oeiras» que vai «arder», durante nove horas, no Jardim Municipal de Oeiras, no próximo dia 4 de janeiro. Mas Oeiras também se prepara para receber com fogo-de-artificio 2020.A Câmara Municipal de Oeiras anunciou que o grande «Madeiro de Oeiras» vai acontecer no dia 4 de janeiro, entre as 14 e as 23 horas. Segundo o comunicado do município, «depois do sucesso da primeira edição, na qual participaram mais de 3.000 pessoas (três vezes mais do que o previsto), a fogueira do Madeiro de Reis de Oeiras vai ser ainda maior e, por isso, vai acender-se no Jardim Municipal de Oeiras».

Este evento, que pretende reunir a família e amigos, promete combinar entretenimento e tradição. De facto, além de poder ver e aquecer-se na fogueira gigante, tem a oportunidade de almoçar ou fazer um lanche numa das bancas de bebidas e comidas para venda, podendo escolher entre o porco no espeto, enchidos e castanhas assadas ou ainda saborear o tradicional Bolo-Rei.

A tradição do Madeiro de Reis tem origem nas celebrações do solstício de inverno. Começava por ter a madeira recolhida pelos rapazes da terra. Era levada então até o centro da aldeia onde uma enorme fogueira era acesa desde a véspera do Natal até o Dia de Reis. As pessoas reuniam-se para dançar e cantar à volta da fogueira.

O comunicado da edilidade adianta que o estacionamento no Jardim Municipal de Oeiras está condicionado até ao dia 26 de dezembro e encerrado entre o dia 27 de dezembro e 8 de janeiro.

Fogo-de-artifício na chegada de 2020

Por outro lado, a chegada do ano 2020 vai ser celebrada pelo Município de Oeiras com um espetáculo de fogo-de-artifício, que será lançado, às 24:00 do dia 31 de dezembro, do Terrapleno de Algés, em frente ao Aquário Vasco da Gama (junto ao recinto onde está a decorrer a Capital do Natal).

A população pode assistir a este espetáculo pirotécnico na ciclovia ali existente, junto ao Aquário Vasco da Gama ou no jardim de Algés.

Refira-se que também a Oeiras Viva vai fazer a festa do Réveillon 2019/2020 com fogo-de-artifício, na Marina de Oeiras, sendo que, a par da restauração, haverá animação musical, com a atuação do DJ Sérgio Tavares, a partir das 23:00.

Descarregue e leia no seu computador ou equipamento móvel a edição impressa Jornal Olhares de Carnaxide e Queijas | Dezembro

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.