MELHOR COMUNICAÇÃO ENTRE CIDADÃO E CÂMARA

Melhorar a performance da autarquia de Lisboa na gestão de reclamações e comunicação com os seus munícipes é o intuito do protocolo de colaboração assinado entre a Câmara de Lisboa e o Portal da Queixa.O Portal da Queixa e a Câmara Municipal de Lisboa estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito do projeto de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) desenvolvido pela maior rede social de consumidores de Portugal, e que se destina às entidades de gestão pública. O objetivo é possibilitar aos organismos estatais o acesso gratuito a um conjunto de serviços e condições especiais através da plataforma do Portal da Queixa.

Pedro Lourenço, administrador do Portal da Queixa, realça que o intuito da parceria «é gerar maior celeridade na comunicação entre autarquia e cidadãos, proporcionando uma comunicação efetiva entre os que nos procuram para reportar um problema e os que nos procuram para dar solução ao mesmo.»

Segundo o fundador da maior rede social de consumidores, «o Portal da Queixa, como rede social de consumidores, entende ter o dever cívico de contribuir através do seu alcance junto de um universo muito alargado de utilizadores, para a digitalização da sociedade, no sentido de a capacitar tecnologicamente e torná-la competitiva face a outros países na Europa e resto do mundo».

Por isso, explica, «procuramos criar condições favoráveis para potenciar melhorias contínuas, na relação entre os organismos públicos e os cidadãos, nomeadamente no tratamento e solução de problemas que são apresentados diariamente através da nossa plataforma – Portal da Queixa».

Portanto, para que a comunicação seja «eficaz e que resulte no sucesso da satisfação dos cidadãos face aos serviços prestados», avançaram com a criação do projeto de responsabilidade social do Portal da Queixa, que visa dotar os «organismos públicos, com acesso a ferramentas de gestão de reclamações e comunicação, com vista à melhoria na sua capacidade de resposta e solução das insatisfações apresentadas, sem incrementar custos no erário público».

Protocolos

No âmbito do projeto de Responsabilidade Social desenvolvido, o Portal da Queixa já estabeleceu parcerias com várias entidades públicas: Câmara Municipal de Sesimbra, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Instituto da Mobilidade e dos Transportes.


O Portal da Queixa assume-se como a maior rede social de consumidores do país e alcança uma posição de referência nacional e forte influência em matéria de consumo.

Atualmente, o Portal da Queixa é visitado por mais de três milhões de portugueses que procuram a plataforma para comunicar diretamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas, bem como, compararem marcas com base no Índice de Satisfação disponível ao consumidor.

Mais de 90% dos visitantes do Portal da Queixa, não efetua uma reclamação, mas sim, pesquisa informações sobre uma marca ou serviço antes de procederem à decisão da compra final.