MOEDAS É O NOVO VICE-PRESIDENTE DA UNIÃO DAS CIDADES IBERO-AMERICANA

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, foi eleito, esta semana, como o novo vice-presidente da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI). O autarca irá gerir esta organização até 2025, juntamente com os presidentes de Madrid, José Luís Almeida, e de São Paulo, Ricardo Nunes.

O edil lisboeta foi eleito como vice-presidente da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI) durante a XX Assembleia Geral desta entidade, que teve lugar em São Paulo, no Brasil, e onde estiveram presentes 18 cidades de 15 países. A UCCI foi fundada em 1982, e é composta por 29 cidades, oriundas de todos os países ibéricos, da América Latina e do Caribe.

Durante este encontro, e para além de eleger os novos quadros diretivos, esta entidade definiu ainda questões estratégicas para o biénio 2024/2025. Nos próximos dois anos, pretende-se desenvolver um espaço de diálogo entre os representantes dos países da América Latina e da Península Ibérica, de forma a que, em conjunto, possam definir “desafios, necessidades e objetivos comuns de suas gestões no contexto global”, explica a CML em nota de imprensa.

Por sua vez, Carlos Moedas apresentou uma proposta de se definir 2024 como o ano da língua portuguesa no espaço das capitais ibero-americanas. Esta tem como objetivo potenciar a língua portuguesa a nível global, juntamente com o castelhano. Ao mesmo tempo, esta ideia foi igualmente defendida pelos representantes das cidades brasileiras de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Esta ideia foi aprovada por unanimidade. Assim, 2024 será o ano de promoção da língua portuguesa na área abrangida pelas cidades da UCCI. Por fim, o presidente da autarquia lisboeta irá gerir esta organização juntamente com os seus congéneres de Madrid, José Luís Almeida, e de São Paulo, Ricardo Nunes.

Quer comentar a notícia que leu?