NOVO LIVRO DE VASCO CALLIXTO APRESENTADO HOJE EM LISBOA

0

O novo livro de Vasco Callixto, intitulado «Escritos sobre a Viagem de Magalhães-Elcano» é apresentado hoje, 3ª feira, no Palácio da Independência pelo escritor e jornalista Jorge Morais.

O escritor Vasco Callixto, decano do Jornalismo de Viagens em Portugal, lança esta terça-feira, dia 27, em Lisboa o seu mais recente livro: “Escritos sobre a Viagem Magalhães-Elcano”, uma valiosa compilação de textos de imprensa com base nas digressões literárias do autor por Portugal e Espanha e que tiveram como mote a memória deste tão importante feito que foi a Primeira Volta ao Mundo.

A apresentação da obra, que decorre a partir das 18 horas no Salão Nobre do Palácio da Independência, junto à Igreja de São Domingos, na Baixa de Lisboa, está a cargo do jornalista e escritor Jorge de Morais que, nas últimas décadas, se tem afirmado como autor de brilhantes ensaios historiográficos, baseados em sólidas pesquisas de fontes, sem nunca sacrificar o rigor da investigação. A entrada é livre.

Esta nova obra de Vasco Callixto ganha especial actualidade, agora que os Governos de Portugal e Espanha assinalam os 500 anos da Primeira Viagem de Circum-navegação, protagonizada por Fernão de Magalhães e Juan Sebastian Elcano no século XVI. No seu habitual estilo, que combina riqueza de informação com elegância de escrita, Vasco Callixto faz-nos reviver uma grandiosa aventura histórica através dos sinais que dela hoje encontramos no Mundo.

Com prefácio de Ana Prosérpio (directora dos Serviços Culturais da SHIP / Sociedade História da Independência de Portugal e investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e posfácio de José Ribeiro e Castro, presidente da SHIP, a obra do Comendador Vasco Callixto revisita alguns dos locais (como Sanlúcar de Barrameda, Sabrosa ou Getaria) intimamente ligados à epopeia que constituiu a Primeira Viagem de Circum-navegação, realizada pelos dois navegadores entre 1519 e 1522.

Autor de mais de meia centena de livros publicados no último meio século, a grande maioria sobre as suas viagens pelos cinco continentes, mas também sobre o historial do automóvel, dos meios de transporte e da aviação em Portugal, o Comendador Vasco Callixto mantém há décadas assídua colaboração na imprensa, daí resultando a publicação de mais de quatro milhares de artigos nos principais jornais e revistas do nosso país.




A Sociedade Histórica da Independência de Portugal distinguiu-o como Sócio de Mérito e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (seu leitor confesso desde a juventude), conferiu-lhe recentemente o Grau de Comendador da Ordem de Mérito. Nascido na Amadora a 12 de janeiro de 1925, descendente de alentejanos naturais de Serpa (seu avô, o jornalista e político Carlos Callixto, foi um dos fundadores do Automóvel Club de Portugal e da União Velocipédica Portuguesa), o Comendador Vasco Callixto está presente no “Dicionário Cronológico de Autores Portugueses”.

Quer comentar a notícia que leu?