ODIVELAS ALARGA APOIO ALIMENTAR A ESTUDANTES

0

A Câmara Municipal de Odivelas alargou o apoio alimentar gratuito a alunos dos diferentes estabelecimentos de ensino do concelho.

O acesso gratuito a refeições dos alunos do concelho de Odivelas foi alargado aos beneficiários do escalão B da ação social escolar. Esta medida poderá, ainda, após avaliação, abranger famílias que não estão incluídas em nenhum escalão de apoio.

Segundo um comunicado da edilidade, esta decisão foi tomada «atendendo à situação atual do país, e face à necessidade da prestação de apoios alimentares a crianças e alunos beneficiários do escalão A da ação social escolar dos estabelecimentos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico da rede pública do Concelho durante a suspensão das atividades letivas».

A Câmara Municipal de Odivelas – conforme realça o comunicado – «iniciou a 17 de março de 2020 o fornecimento de refeições em regime de take-away (almoços e lanches)».

Mas, considerando o prolongamento do Estado de Emergência e as consequentes dificuldades económicas que elevam a dificuldade de gestão do orçamento familiar, a autarquia decidiu passar também a apoiar, nos mesmos moldes, os alunos beneficiários do Escalão B.

A câmara de Odivelas explica que, para as restantes famílias que não estejam incluídas em nenhum escalão de apoio e que se debatam atualmente com «dificuldades financeiras por questão de desemprego e/ou perda de rendimentos, deverão efetuar o pedido de apoio alimentar para o(s) seu(s) educando(s) junto do Agrupamento de Escolas para que, após análise e aprovação, o mesmo possa ser atribuído de forma gratuita, desde que a carência seja devidamente comprovada».





Por outro lado, e considerando «que as necessidades poderão não passar apenas pela carência alimentar, a edilidade informa ainda que «todas as famílias que venham a ser apoiadas por esta via serão, obrigatoriamente, encaminhadas para atendimento social integrado». Assim, e após aprovação, as marcações das refeições devem ser feitas na sede do Agrupamento de Escolas, via telefone, e levantadas nos estabelecimentos de ensino estipulados para o efeito.

Para ter acesso a esta medida, os interessados devem consultar a listagem dos estabelecimentos de ensino para levantamento das refeições escolares em https://cutt.ly/sth1nxg<https://cutt.ly/sth1nxg><https://cutt.ly/sth1nxg>, podendo ainda contactar para esclarecimento de eventuais dúvidas sobre esta medida: sase.refeitorios@cm-odivelas.pt. Contacto telefónico: 924294694

Escreva aqui o seu comentário...