OEIRAS APRESENTOU NOVO SERVIÇO DE ‘TUC TUC’

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) apresentou, no âmbito da Semana da Mobilidade, o ‘Oeiras Vai e Volta’, um novo serviço de ‘tuc tuc’, que liga o parque de estacionamento dos Navegantes e o centro histórico de Paço de Arcos. Para o futuro, pretende-se replicar este serviço ao Parque dos Poetas e à baixa de Algés.

Este novo serviço, garantido por dois veículos ‘tuc tuc’, 100% elétricos, funciona todos os dias, das 11h00 às 16h00 e das 18h00 às 23h00. O objetivo do ‘Oeiras Vai e Volta’ será “tirar os carros da rua”, conforme disse o presidente da CMO, Isaltino Morais, durante a apresentação do serviço, assegurado pela empresa municipal Parques Tejo. Desta forma, os utilizadores poderão deixar o seu carro no parque de estacionamento dos Navegantes e seguir, nestes veículos, para o centro histórico de Paço de Arcos, onde existem vários estabelecimentos de comércio local.

Estes veículos irão realizar várias viagens por dia, mas podem ser solicitados por telefone, tanto pelos estabelecimentos, tanto pelos munícipes. Para Isaltino Morais, este serviço vai igualmente ajudar “a sensibilizar as pessoas para a necessidade de usar menos o automóvel e usar mais os transportes públicos”. Contudo, o autarca sublinhou que este será “um projeto experimental”. Caso a adesão seja positiva, haverá um reforço do serviço. “Se houver adesão, temos condições para ampliar”, reforçou. Por outro lado, o autarca lembrou que é igualmente necessário “olhar para o todo e o impacto destas decisões nos serviços prestados”.

Projeto será alargado ao Parque dos Poetas e a Algés

Para breve, a Câmara de Oeiras prevê estendê-lo, ainda este ano, para o Parque dos Poetas e para a baixa de Algés. “Com esta forma de deslocação, amiga do ambiente, pretendemos desimpedir os centros históricos dos automóveis e deixá-los mais disponíveis para a população”, sublinhou Isaltino Morais. Nesta primeira fase, o serviço conta com um veículo de cinco lugares e outro de oito lugares, num investimento na ordem dos 49 mil euros. Com a expansão do serviço para o Parque dos Poetas e a baixa de Algés, prevê-se a aquisição de mais três veículos.

No total, o investimento deverá chegar aos 100 mil euros, acrescentou o presidente da empresa, Rui Rei. “O novo serviço marca uma forma diferente de oferecer esta mobilidade à freguesia de Paço de Arcos”, prosseguiu o responsável, reforçando que, desta forma, será possível retirar mais carros do centro histórico da vila e “criar melhores condições para que os cidadãos possam vir ao comércio local”. No Parque dos Poetas, o serviço terá o nome de ‘Voltas e Versos’ e será garantido através de um ‘golf buggy’, possibilitando assim visitas guiadas e o usufruto do ambiente daquele espaço.

Semana da Mobilidade termina domingo

O lançamento deste novo serviço está inserido na Semana Europeia da Mobilidade, que a CMO está a promover até ao próximo domingo. Ainda neste âmbito, recorde-se que, esta segunda, a autarquia marcou presença na apresentação dos novos veículos elétricos comprados pela Viação Alvorada. Para esta quarta, está previsto o lançamento de uma nova aplicação móvel, intitulada Oeiras Move, que vai apresentar todos os serviços de mobilidade existentes em Oeiras.

Por fim, até ao final da semana estão previstas mais atividades, tais como visitas aos quatro novos parques de estacionamento do concelho, e ainda a inauguração da Ciclovia da Medrosa, no domingo, às 11h00, junto à Estação da CP de Oeiras. Esta nova ciclovia vai ligar a estação ferroviária de Oeiras à Praia da Torre, e pretende promover a mobilidade suave e sustentável. Nesta inauguração, haverá 50 bicicletas para os convidados e munícipes que estiverem presentes.

Combater as alterações climáticas

Ainda na mesma apresentação, o edil de Oeiras reforçou que “todos devemos fazer o melhor esforço para reduzir as emissões de gases e combater as alterações climáticas”. Neste sentido, Isaltino Morais salientou a importância deste novo serviço para ajudar a contribuir para este objetivo, lembrando ainda que a CMO “tem uma estratégia ao nível da mobilidade”, e, com ela, espera “cumprir as metas” de descarbonização dentro “de 10 a 20 anos”. Por fim, o autarca agradeceu ainda à Parques Tejo pela iniciativa, lembrando ainda o “upgrade” que tem tido nos últimos tempos.


“Temos de estar preparados para a diversidade”, reforçou Isaltino Morais, acrescentando que, estas mudanças “contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A mudança de atitude tem muito a ver com a sensibilização que fazemos”, referiu o edil. “A Parques Tejo está sintonizada com a vontade da Câmara Municipal dar o melhor aos cidadãos”, concluiu Isaltino Morais, acrescentando que a autarquia está igualmente empenhada em prestar “uma melhor qualidade e ter cidadãos orgulhosos de viver em Oeiras”.

Quer comentar a notícia que leu?