OEIRAS ASSINALA 100º ANIVERSÁRIO DE JOÃO PAULO II

0

No ano em que se celebra o primeiro centenário do nascimento do Papa João Paulo II e o 25.º aniversário da Encíclica «Evangelium Vitae» (25 de março), a Câmara de Oeiras vai promover a leitura de uma peça de teatro da autoria deste Papa, santificado em 2014.

O 100º aniversário do nascimento do Papa João Paulo II vai ser celebrado, hoje, em Oeiras através da leitura de uma peça de teatro, de sua autoria, dirigida por Celso Cleto e que conta com a participação de vários atores bem conhecidos do público português, nomeadamente Ruy de Carvalho, Sofia Alves, João de Carvalho, Diana Marquês Guerra, Diogo Lopes, Ana Catarina Afonso, Rita Cleto, Heitor Lourenço e Helena Veloso. A direção é de Celso Cleto.

A leitura desta peça, intitulada “A Loja do Ourives”, vai ser realizada à porta fechada, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, mas bem perto do público, já que será apresentada segunda-feira, 18 de maio, às 21 horas, em direto, no Facebook do Município de Oeiras.

É, desta forma, que Oeiras vai celebrar o nascimento desta personalidade, não só pela sua dimensão humana, mas também pelo trabalho e coragem deste Papa ligado ao teatro.

Esta iniciativa é coapresentada pelo Município de Oeiras e o Teatro Dramax de Oeiras que, assim, pretendem homenagear um homem que, à semelhança do padre do livro «As sandálias do Pescador» era oriundo de um país do Leste e que foi nomeado Papa.

João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX, tendo tido um papel fundamental no fim do regime político na Polónia e conseguiu melhorar as relações da Igreja Católica com o judaísmo, Islão, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana.

Apesar de ter sido criticado por estar contra a contracepção e à ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e sua reforma das missas, foi um dos líderes religiosos que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado.

Em 2 de abril de 2005, morreu devido à sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado «Venerável» pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI e proclamado Beato em 1 de maio de 2011, pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro no Vaticano.





Em 27 de abril de 2014, numa cerimónia inédita presidida pelo Papa Francisco, e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, foi declarado Santo juntamente com o Papa João XXIII. A sua festa litúrgica celebra-se no dia 22 de outubro.

Escreva aqui o seu comentário...