OEIRAS DESAFIA ESTUDANTES A CRIAREM PROJETOS INOVADORES PARA O CONCELHO

0

A Câmara de Oeiras está decidida em encontrar projetos inovadores para desenvolvimento local e, por isso, lançou um programa de Cooperação Técnica e Científica com as faculdades, desafiando os estudantes a contribuírem para a criação de um território mais inteligente e sustentável.

Oeiras alargou, até 15 de junho, o prazo para as candidaturas ao Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município e as Instituições de Ensino Superior.  Desta forma, o município, presidido por Isaltino Morais, pretende estimular a criatividade dos alunos do Ensino Superior, incentivando-os a candidatarem-se a este programa, com projetos inovadores e que apresentem soluções para áreas prioritárias definidas pelo Município.

Este desafio lançado pela autarquia com a criação do Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município e as Instituições de Ensino Superior tem como objetivo premiar, através da atribuição de bolsa, o desenvolvimento e a dinamização de projetos inovadores com base em dados referentes ao território, fomentando a sua análise e reutilização.

Os projetos devem contribuir para dar resposta a problemáticas de uma das seguintes temáticas: adaptação às alterações climáticas; eficiência energética na iluminação pública; ambiente construído, prática de atividade física e oferta desportiva qualificada; gestão de resíduos urbanos; a utilização dos Dados LIDAR/Laser Scan – que desafios?

Bolsa de 5 mil euros

Segundo uma nota emitida pela Câmara de Oeiras, o Programa de Cooperação Técnica e Científica prevê a atribuição de duas bolsas, no valor de cinco mil euros cada uma, aos dois candidatos que apresentem as ideias mais inovadoras.





Estas bolsas serão atribuídas para apoiar o desenvolvimento dos trabalhos vencedores ao longo do ano letivo de 2021/2022.

As candidaturas estão abertas até 15 de junho de 2021. Os interessados devem escolher uma das temáticas desta edição, ver se os dados que necessitam existem e estão disponíveis para cedência e candidatar-se, submetendo uma proposta do projeto que pretendem desenvolver através de formulário próprio, online, disponível em https://programacooperacao.oeirasvalley.com/, onde é possível consultar mais informação.

O Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de Ensino Superior pretende sustentar-se numa visão estratégica de evolução do conhecimento, da economia, da coesão social e da sustentabilidade, na mesma linha da estratégia de desenvolvimento territorial do Município.

Insere-se no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025, que tem como objetivo a constituição e projeção de Oeiras como centro internacional de ciência e inovação, com uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território, em três grandes esferas: 1) educação e sociedade; 2) inovação; 3) internacionalização.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here