São 15 dias de concertos, tasquinhas, teatro e muito mais nas Festas de Oeiras’19, que ontem começaram. Até 16 de junho, todos os caminhos vão dar ao jardim municipal de Oeiras.
A abrir as festas, houve a atuação dos Calema, no Jardim Municipal de Oeiras. Mas há muito mais para ver e ouvir. Hoje, 1 de junho, é Dia da Criança e também há concerto da Mariza.
Os mais pequenos, além dos carrosséis e divertimentos na feira, podem assistir ao MÓ – Festival de Marionetas de Oeiras, que volta «para mais uma festa com espetáculos de marionetas de companhias profissionais nacionais, do Norte e Sul do país e, ainda, de companhias internacionais».
A quarta edição do Mó, de acesso gratuito para toda a família, terá o maior número de espetáculos, hoje e amanhã, no centro histórico de Oeiras e no recinto da feira, depois de ontem ter passado pelas escolas públicas do concelho.
Entre os nomes da música que vão passar pelos palcos das Festas de Oeiras’19, além dos Calema e Mariza, «aparecem» Pedro Abrunhosa, Valas, David Carreira, Carolina Deslandes, Djodje, João Pedro Pais, Tiago Nacarato, Miguel Araújo, Matias Damásio e os Xutos e Pontapés.
O concerto de encerramento está programado para a noite de 15 de junho, na Praia de Santo Amaro de Oeiras, com a atuação de Gabriel O Pensador, mas as festas só terminam, após as 00:30 de domingo, com um espetáculo Piromusical e Multimédia.
A feira das Festas de Oeiras decorrerá entre as 17:00 e as 24:00 nos dias úteis e entre as 15:00 e as 24:00 aos sábados, domingos e feriados, no Jardim Municipal de Oeiras.


O festival apresenta diversos espetáculos de marionetas em diferentes técnicas, nomeadamente de manipulação direta, de fios, de luva e teatro objetos.
Desporto em destaque
O desporto também continua a ter destaque especial no programa das festas e, como é habitual, o Marginal à Noite (15 de junho) e, amanhã, o Mexa-se na Marginal vão encher a avenida junto à orla marítima de aficionados pelo movimento.
Para os apreciadores de provas automobilísticas realiza-se o Oeiras Eco Rally, com arranque no dia do município, 07 de junho, decorrendo até dia 09.
Segundo a autarquia, a iniciativa apresenta-se com uma imagem renovada, sob o mote «Festas de Oeiras – Uma Festa que Gira à Volta de Todos Nós», simbolizando «o movimento e dinamismo do concelho».