Oeiras homenageou mulheres do concelho

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) assinalou, esta sexta-feira, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, com um encontro no Templo da Poesia. Este encontro incluiu uma iniciativa dedicada a mulheres que querem iniciar o seu próprio negócio, mas também uma conversa entre mulheres que se destacaram pelo seu trabalho no concelho de Oeiras.

Na última sexta-feira, 8 de março, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) assinalou o Dia Internacional da Mulher com um evento gratuito, no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas. Assim, a autarquia promoveu a iniciativa ‘Jornada da Empreendedora’. O objetivo foi a partilha de experiências, conhecimento e histórias de sucesso e era destinado às mulheres com vontade de iniciar um negócio próprio. Em paralelo, houve ainda o encontro ‘Mulheres que Fazem a Diferença’.

Este pretende destacar mulheres que fizeram parte da história do concelho de Oeiras, e contou com a participação da vereadora com o pelouro da Igualdade de Género, Filipa Laborinho. Ao Olhar Oeiras, a autarca salientou que esta iniciativa teve como objetivo “destacar as mulheres que trabalham na nossa comunidade” e dar-lhes “visibilidade”. “O que pretende é destacar um caminho que já foi feito, com a conquista de direitos”. Por outro lado, pretende-se “também chamar a atenção que ainda há muito para fazer”. No caso do concelho de Oeiras, a autarquia promove a igualdade de género “em várias dimensões”.

Autarquia está a desenvolver Plano para a Igualdade

Ou seja, “promove, do ponto de vista interno, um conjunto de políticas que permitem que os funcionários tenham todos os apoios necessários”. Já do ponto de vista “externo”, a CMO está a trabalhar num novo Plano Municipal para a Igualdade. Este irá definir os “caminhos e aquilo que é necessário fazer para estimular” a igualdade entre homens e mulheres. Este plano, frisou ainda Filipa Laborinho, está atualmente em fase final. Deverá ficar concluído “entre dois a três meses”, para depois ser submetido e aprovado pelos órgãos municipais.

O encontro ‘Mulheres que Fazem a Diferença’ contou ainda com o lançamento de uma campanha, que será divulgada nos canais oficiais da Câmara Municipal de Oeiras durante o mês de março. Esta campanha contou com o apoio dos presidentes das juntas e uniões de freguesia de todo o concelho de Oeiras, no sentido de identificar as personalidades que se destacaram pelo seu trabalho em prol dos outros. No discurso de abertura do evento, Filipa Laborinho lembrou que “o Dia da Mulher precisa de continuar a ser assinalado”, porque lembra-nos o caminho que fizemos até aqui, mas também porque recorda que ainda há muito a fazer”.

“Este ano, nos 50 anos do 25 de Abril, quisemos destacar as mulheres que, pela sua dedicação aos outros, são agentes de coesão social”. “Cada um de nós pode fazer a diferença”, prosseguiu. A vereadora lembrou também “as dificuldades que as mulheres enfrentaram ao longo do tempo e que ainda hoje têm de enfrentar”. Sobre a campanha, a vereadora referiu que estes “discursos mostram um caminho de conquista de direitos” e que procurou ser abrangente.

Iniciativa incluiu ainda uma conversa

“É uma campanha de e para mulheres, mas também para os homens verem o que é a nossa força”, concluiu Filipa Laborinho. Ao mesmo tempo, a campanha pretende ainda “incentivar outras mulheres a percorrer o mesmo caminho e a atirarem-se de frente aos desafios”. Algumas das homenageadas nesta campanha são Aline Bettencourt, voluntária, ou Catarina Oliveira, Diretora Geral da Ajude (Associação Juvenil para o Desenvolvimento). Alexandra Tavares de Moura, antiga deputada da Assembleia da República que exerceu vários cargos públicos no concelho de Oeiras, também foi outra das agraciadas, assim como outras personalidades.

Algumas destas homenageadas estiveram presentes numa conversa, moderada pela jornalista Rita Lúcio Martins. Assim, participaram Alexandra Silva, Coordenadora de Projetos da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Aline Bettencourt, voluntária, e Catarina Oliveira. Igualmente, também participaram Cecília Minascurta, Presidente da Associação de Imigrantes Mundo Feliz, Sandra Borges, Presidente da Direção da Associação Moinho em Movimento, bem como Vanuza Silva, Coordenadora do Núcleo de Policiamento de Proximidade e de Segurança Urbana, da Polícia Municipal de Oeiras.


Quer comentar a notícia que leu?