Pela primeira vez, duas praias de Oeiras tem Bandeira Azul. E, para celebrar, houve uma cerimónia do hastear no Dia do Ambiente, 5 de junho, na Praia de Santo Amaro de Oeiras e a revelação de Isaltino Morais que vai «recuperar a praia de Algés».
«Oeiras é o único município da Costa do Sol com praias distinguidas com a bandeira azul» referiu o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acrescentando que estas são «as praias com bandeira azul mais perto de Lisboa».
De facto, pela primeira vez, as praias da Torre e de Santo Amaro têm o galardão que representa qualidade da água «excelente», areais limpos, bons equipamentos e acessibilidades. É uma distinção inédita na história do concelho e que, há uma ou duas décadas poucos acreditariam nela dada a poluição das águas.
Agora, depois do concelho ter conquistado este galardão, o presidente da Câmara Oeiras revela que se vão iniciar os trabalhos de recuperação da «velhinha» praia de Algés, adiantando que «as praias de Oeiras ainda vão ser das melhores praias do país».
Em pleno areal da praia de Santo Amaro, o presidente da Câmara de Oeiras disse que espera que daqui a dois ou três anos, as praias de Paço de Arcos e Caxias também tenham a distinção.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade atribuído anualmente a zonas que cumpram uma série de critérios, como qualidade da água, segurança, serviços, equipamentos e informação.