Pela primeira vez, duas praias de Oeiras tem Bandeira Azul. E, para celebrar, houve uma cerimónia do hastear no Dia do Ambiente, 5 de junho, na Praia de Santo Amaro de Oeiras e a revelação de Isaltino Morais que vai «recuperar a praia de Algés».O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, deu início à cerimónia do hastear da Bandeira Azul. Este ano, foram duas as praias com esta classificação no concelho, a Praia da Torre e a de Santo Amaro. A qualidade da água ou a limpeza das praias contribuíram para este prémio.

«Oeiras é o único município da Costa do Sol com praias distinguidas com a bandeira azul» referiu o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acrescentando que estas são «as praias com bandeira azul mais perto de Lisboa».

De facto, pela primeira vez, as praias da Torre e de Santo Amaro têm o galardão que representa qualidade da água «excelente», areais limpos, bons equipamentos e acessibilidades. É uma distinção inédita na história do concelho e que, há uma ou duas décadas poucos acreditariam nela dada a poluição das águas.

Agora, depois do concelho ter conquistado este galardão, o presidente da Câmara Oeiras revela que se vão iniciar os trabalhos de recuperação da «velhinha» praia de Algés, adiantando que «as praias de Oeiras ainda vão ser das melhores praias do país».

Em pleno areal da praia de Santo Amaro, o presidente da Câmara de Oeiras disse  que espera que daqui a dois ou três anos, as praias de Paço de Arcos e Caxias também tenham a distinção.

Isaltino Morais, que agradeceu a todos os trabalhadores da edilidade que permitiram que este «sonho fosse uma realidade, principalmente àqueles que efetuam os trabalhos de limpeza das praias», garantiu ainda que está a acompanhar o aumento de afluência às praias do concelho com a descida do preço dos passes, em especial em áreas como a limpeza e a segurança destas zonas balneares.

Na mesma praia decorreu também a abertura oficial do Projecto Praia Acessível, que disponibiliza, gratuitamente, cadeiras de praia anfíbias e outros equipamentos de apoio à mobilidade a pessoas com deficiência ou incapacidade.

O Projecto Praia Acessível, cujo objectivo é eliminar barreiras e construir oportunidades de lazer para todos, vai estar, pela primeira vez, disponível no concelho de Oeiras ao longo de toda a época balnear, que decorrerá até 29 de Setembro.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade atribuído anualmente a zonas que cumpram uma série de critérios, como qualidade da água, segurança, serviços, equipamentos e informação.

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.