REFEIÇÕES HALAL FAZEM PARTE DA EMENTA DOS REFEITÓRIOS DAS ESCOLAS DE ODIVELAS

A partir de amanhã, 28 de janeiro, será incluída, na ementa de almoço, a opção Halal nos refeitórios escolares dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública do concelho de Odivelas.

O presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, vai estar amanhã, sexta-feira, na Escola Básica D. Dinis, em Odivelas, pelas 11h30, para saborear as delicias da alimentação halal que, a partir do dia 28 de janeiro, fazem parte da ementa dos refeitórios escolares do concelho de Odivelas.

Este projeto pioneiro foi implementado no início deste ano letivo, através de uma parceria com o Instituto Halal de Portugal (IHP), nas refeições do pequeno-almoço e do lanche, alargando-se agora ao almoço. A refeição de carne Halal será confecionada por uma empresa externa certificada pelo IHP e entregue, em unidoses ultracongeladas, pronta a comer. Os restantes componentes, assim como os pratos de peixe, serão preparados nas cozinhas das escolas, com base nos produtos aprovados por este instituto.

Esta ação, que tem como objetivo o fortalecimento da alimentação escolar como elemento cultural e meio de integração das várias comunidades estrangeiras existentes no município, conta ainda com o contributo da Comunidade Islâmica de Odivelas.

Os alimentos Halal são referentes a alimentação que os muçulmanos podem ou não comer e beber segundo a lei Islâmica da xaria. Este critério especifica como os alimentos podem ser consumidos e como devem ser preparados. As fontes para determinar se uma comida ou bebida são autorizadas no islão são o Alcorão, as tradições do profeta (hadith) e as formulações dos juristas. Algumas das interdições alimentares do islão coincidem com as da lei judaica.

As carnes proibidas pelo islão são as de porco, das aves rapaces (de rapina), do cão, da serpente, do macaco. O consumo de animais com garras, como leões e ursos, é proibido, bem como de animais considerados repulsivos (baratas, moscas etc.). O sangue dos animais não deve ser consumido. Em relação aos peixes, todos os que possuem escamas são permitidos, bem como o camarão.





Quer comentar a notícia que leu?