REGIÕES EUROPEIAS DISCUTEM DESENVOLVIMENTO EM LISBOA

O presidente da Área Metropolitana de Lisboa e, também presidente da Câmara de Lisboa, preside hoje, 1 de julho, a um seminário europeu sobre desenvolvimento sustentável territorial e processos de adaptação às alterações climáticas.

A sessão de abertura da Metrex Lisbon e-Conference vai estar a cargo de Fernando Medina, presidente da Área Metropolitana de Lisboa, e de Nicola Schelling, presidente da Metrex. Esta conferência vai decorrer a partir de Lisboa, via online, entre os dias 1 e 3 de julho, vai abordar questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável territorial e os processos de adaptação às alterações climáticas e as estratégias metropolitanas para a mobilidade.

A apresentação da estratégia seguida pela Área Metropolitana de Lisboa, através do desenvolvimento do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas e do vasto trabalho desenvolvido no âmbito da mobilidade e transportes, serão o ponto de partida da discussão, que marcam as agendas de todas as regiões da europa. De referir que este encontro conta com a participação de cerca de 50 regiões e áreas metropolitanas europeias, incluindo as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

O programa terá ainda dois momentos culturais, que estarão a cargo da Orquestra Geração, projeto de intervenção social através da prática orquestral que é apoiado pela Área Metropolitana de Lisboa, e da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentará Barco Negro, um excerto da coreografia, AmarAmália, uma homenagem a Amália Rodrigues. As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas no seguinte endereço: https://www.eurometrex.org/events/metrex-lisbon-e-conference/

A Metrex foi fundada em 1996, na Conferencia de Regiões Metropolitanas, em Glasgow, com o objetivo de promover ferramentas de apoio a uma gestão metropolitana eficiente. Reúne-se duas vezes por ano, e promove uma grande conferência, de dois em dois anos.

Esta iniciativa, que conta com o apoio da Comissão Europeia, item ainda, como parceiros, instituições europeias, centros de investigação, organizações governamentais e outras redes.





A iniciativa conta ainda com a presença de Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa, e de Filipe Ferreira, secretário metropolitano, e participantes provenientes de Amesterdão, Helsínquia, Lisboa, Lyon, Nuremberga, País Basco, Paris e Porto.

 

Quer comentar a notícia que leu?